12982
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Átomos, elementos químicos e as transformações da matéria

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Átomos, elementos químicos e as transformações da matéria

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Bernardi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem as considerações. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- No que os átomos diferem? Qual a relação entre átomos e as transformações?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Marque uma videochamada pelo Google Meet e explique como a atividade será desenvolvida.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Envie a atividade via Whatsapp:

a) Proponha que eles desenhem modelos estruturais para as seguintes substâncias: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), gás nitrogênio (N2), gás amônia (NH3)  e água (H2O).

b) Peça para eles criarem modelos (desenhos) para que se formem os produtos apresentados abaixo:

1-Formação da água:
2- Formação da amônia:

c) Modelos propostos? Elaborem um esquema para apresentar os modelos e suas aplicações na natureza.

Explique que os alunos podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Compartilhe a imagem e proponha uma conversa para explicar como ocorrem essas transformações.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_01M&E05

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas