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Plano de aula - Condutibilidade elétrica

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Condutibilidade elétrica

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para melhor compreensão do fenômeno que será investigado, leia o material de apoio.

Materiais necessários para a aula: para cada pequeno grupo: uma ou duas pilhas de 1,5 V ou 3,0 V; Led’s de 1,5 V ou 3,0 V (podem ser retirados de um pisca-pisca velho); 10 cm de um fio condutor; objetos diversos como papel sulfite, papel alumínio, colher de aço, colher de pau, palito de churrasco, chaves, frutas cítricas, um copo com água. Solicite aos estudantes que escolham objetos que eles queiram testar.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia o título com a turma e identifique as concepções dos estudantes sobre o assunto. Faça questionamentos como:

  • Vocês conhecem alguns condutor elétrico? Qual?
  • Para que são usados?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: organize a turma em pequenos grupos de 3 a 5 estudantes. Entregue a cada grupo uma pilha e uma pequena lâmpada de led. Esta lâmpada deve ser compatível com a tensão oferecida pela pilha. Por exemplo, para uma lâmpada que precisa de 3,0 V deve ser usada uma pilha de 3,0 V ou duas de 1,5V. Essas especificações são suficientes para observar o fenômeno estudado e não colocar em risco os estudantes. Não utilize baterias que fornecem mais de 5 V.

Questione os estudantes como eles podem acender a lâmpada. É bastante provável que solicitem um fio para isso. Entregue 10 cm de um fio condutor, dividido em duas partes de 5 cm cada. Certifique-se que as pontas estão desencapadas). Deixe que os pequenos grupos interajam com os objetos até conseguirem acender a lâmpada.

Caso não seja possível a utilização do material indicado, use a simulação produzida pela BBC, disponivel em http://www.bbc.co.uk/bitesize/ks2/science/physical_processes/circuits_conductors/play/

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: certifique-se que todos os estudantes compreenderam que a pilha só acenderá se o circuito estiver fechado e conectado nos pólos corretos da pilha.

Para saber mais, leia o material de apoio.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: proponha uma brincadeira aos pequenos grupos. Diga que eles deverão devolver o fio condutor e acender a lâmpada com outro material. Apresente algumas opções. Instigue-os a tentar descobrir quais objetos funcionarão como um “fio condutor”. Se necessário, escolha um para exemplificar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: oriente os estudantes a observarem os objetos disponibilizados. Se preferir, pode solicitar que os pequenos grupos escolham objetos pela escola que possam compor o circuito. O objetivo é que o objeto substitua o fio condutor no circuito. Caso a lâmpada acenda, podemos concluir que o objeto utilizado foi um bom condutor, e caso contrário, não. Peça que os pequenos grupos façam uma classificação prévia quanto suas hipóteses sobre a condutibilidade elétrica de cada objeto antes de testados.

Posteriormente ao registro da classificação, entregue os objetos para que os testes possam ser realizados. Oriente-os a classificar de acordo com suas observações.

De modo geral, os metais, frutas cítricas e água da torneira exercerão papéis de bons condutores. Já a madeira, plástico, lã e papel não.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: organize a turma para que cada pequeno grupo possa compartilhar suas observações e justificativas. Oriente-os a responder as questões do slide e confeccionar um cartaz para compartilhar as conclusões com a comunidade escolar.

Conclua a aula destacando as características dos objetos que atuaram como bons condutores e os que atuaram como maus condutores. Caso já tenha realizado a aula sobre condutores térmicos, pode destacar como os bons condutores térmicos também são bons condutores elétricos.

Para saber mais, acesse: http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/fenomenos/condutores/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/condutores-isolantes.htm

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para melhor compreensão do fenômeno que será investigado, leia o material de apoio.

Materiais necessários para a aula: para cada pequeno grupo: uma ou duas pilhas de 1,5 V ou 3,0 V; Led’s de 1,5 V ou 3,0 V (podem ser retirados de um pisca-pisca velho); 10 cm de um fio condutor; objetos diversos como papel sulfite, papel alumínio, colher de aço, colher de pau, palito de churrasco, chaves, frutas cítricas, um copo com água. Solicite aos estudantes que escolham objetos que eles queiram testar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia o título com a turma e identifique as concepções dos estudantes sobre o assunto. Faça questionamentos como:

  • Vocês conhecem alguns condutor elétrico? Qual?
  • Para que são usados?
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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: organize a turma em pequenos grupos de 3 a 5 estudantes. Entregue a cada grupo uma pilha e uma pequena lâmpada de led. Esta lâmpada deve ser compatível com a tensão oferecida pela pilha. Por exemplo, para uma lâmpada que precisa de 3,0 V deve ser usada uma pilha de 3,0 V ou duas de 1,5V. Essas especificações são suficientes para observar o fenômeno estudado e não colocar em risco os estudantes. Não utilize baterias que fornecem mais de 5 V.

Questione os estudantes como eles podem acender a lâmpada. É bastante provável que solicitem um fio para isso. Entregue 10 cm de um fio condutor, dividido em duas partes de 5 cm cada. Certifique-se que as pontas estão desencapadas). Deixe que os pequenos grupos interajam com os objetos até conseguirem acender a lâmpada.

Caso não seja possível a utilização do material indicado, use a simulação produzida pela BBC, disponivel em http://www.bbc.co.uk/bitesize/ks2/science/physical_processes/circuits_conductors/play/

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Orientações: certifique-se que todos os estudantes compreenderam que a pilha só acenderá se o circuito estiver fechado e conectado nos pólos corretos da pilha.

Para saber mais, leia o material de apoio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: proponha uma brincadeira aos pequenos grupos. Diga que eles deverão devolver o fio condutor e acender a lâmpada com outro material. Apresente algumas opções. Instigue-os a tentar descobrir quais objetos funcionarão como um “fio condutor”. Se necessário, escolha um para exemplificar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: oriente os estudantes a observarem os objetos disponibilizados. Se preferir, pode solicitar que os pequenos grupos escolham objetos pela escola que possam compor o circuito. O objetivo é que o objeto substitua o fio condutor no circuito. Caso a lâmpada acenda, podemos concluir que o objeto utilizado foi um bom condutor, e caso contrário, não. Peça que os pequenos grupos façam uma classificação prévia quanto suas hipóteses sobre a condutibilidade elétrica de cada objeto antes de testados.

Posteriormente ao registro da classificação, entregue os objetos para que os testes possam ser realizados. Oriente-os a classificar de acordo com suas observações.

De modo geral, os metais, frutas cítricas e água da torneira exercerão papéis de bons condutores. Já a madeira, plástico, lã e papel não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: organize a turma para que cada pequeno grupo possa compartilhar suas observações e justificativas. Oriente-os a responder as questões do slide e confeccionar um cartaz para compartilhar as conclusões com a comunidade escolar.

Conclua a aula destacando as características dos objetos que atuaram como bons condutores e os que atuaram como maus condutores. Caso já tenha realizado a aula sobre condutores térmicos, pode destacar como os bons condutores térmicos também são bons condutores elétricos.

Para saber mais, acesse: http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/fenomenos/condutores/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/condutores-isolantes.htm

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