Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda parte da aula sobre fake news. Na primeira, visa-se a discussão sobre o que seja esse tipo de notícias e como detectar. Nesta segunda parte, a intenção é fazer com que o aluno pratique um pouco esses conceitos.
Preparação para a aula: Peça que os alunos leiam o texto que fala sobre como identificar possíveis fake news. Ele já foi lido e discutido na primeira parte da aula (aula 5), mas caso você não a tenha feito, ele está disponível aqui.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em analisar, baseados em alguns critérios discutidos, algumas notícias que podem ou não ser falsas.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Mostrar a foto para os alunos e levá-los a perceber o absurdo da citação e da autoria da mesma. Fazer perguntas como:
- In a first moment, whose quote is this? (Resposta: Abraham Lincoln)
- What is the quote criticizing? (Resposta: It is criticizing the fact that people believe everything on the internet. OR People don’t check the source of information on the internet.)
- Was this quote really made by Abraham Lincoln? (Resposta: No, because at that time, there was not Internet.)
Perguntar se eles lembram de alguma outra citação relacionada a pessoas que nitidamente não poderiam ser as autoras.
4. Do you remember any other quote assigned to a false author? (Resposta pessoal)
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: rever algumas orientações para detectar a autenticidade de notícias na internet através do texto já estudado anteriormente.
Expectativa: deixar claro para os alunos a importância de validar uma informação antes de compartilhá-la.
Orientações: se os alunos ainda não tiverem o texto que orienta sobre as fake news (disponível no plano 05 desta unidade), distribua-o para que possam fazer a leitura. Texto está disponível aqui. Peça para que leiam e resolvam problemas de vocabulário, se houver: “Let's read the text and check your understanding about it. If you have questions about vocabulary, ask me and I will help you.”
Output
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6 ,7 e 8 ).
Propósito: levar os alunos a analisarem a validade das informações veiculadas.
Expectativa: os alunos devem analisar as imagens baseados na leitura e em uma rápida discussão sobre como fundamentarão seus argumentos sobre a autenticidade das notícias.
Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e mostre os slides 5, 6 e 7. Caso não tenha como projetar ou se achar que a imagem ficará difícil de ser lida, distribua os slides impressos como handouts com as imagens. O mais importante aqui não é a leitura de toda a notícia, mas o título e a imagem em si.. Explicar que eles verão pares de notícias que podem ou não ser falsas e que terão que analisar os motivos de suas escolhas (slides 5, 6 e 7). You will see now some pieces of news. Get in pairs, read the news and together decide whether they are fake or not and justify your opinion.
Eles farão, em duplas, essa discussão sobre a validade das informações baseados no texto lido e um rápido registro escrito no próprio caderno ou numa folha (não será necessário entregar) para poderem depois compartilhar suas impressões. Peça que eles usem algumas expressões para demonstrar suas opiniões . Tanto o texto como as expressões estão disponíveis em handouts aqui. Controle o tempo dessa atividade e monitore as duplas resolvendo possíveis dúvidas.
Depois faça uma rápida contagem no quadro de quais notícias eles perceberam como falsas ou verdadeiras. Coloque o número das notícias (1, 2 e 3 ) na lousa. Which news is fake or real in your opinion? Após terem um resultado, peça que comentem rapidamente suas considerações. Nem todos deverão falar, peça que cada par ou trio comente uma das notícias e explique suas considerações. So, tell us your opinion. What do you think about news #1? Why?
Para finalizar, divulgue o resultado e o que deveriam ter se atentado para conseguir identificar a notícia falsa. What aspects from the text did you consider in order to identify the fake news? (10 minutos)
Output
Tempo sugerido: Continuação do output.
Propósito: levar os alunos a analisarem a validade das informações veiculadas.
Expectativa: os alunos devem analisar as imagens baseados na leitura e em uma rápida discussão sobre como basearão seus argumentos sobre a autenticidade das notícias.
Orientações: este slide é a continuação dos procedimentos do slide 5.
Output
Tempo sugerido: Continuação do output.
Propósito: levar os alunos a analisarem a validade das informações veiculadas.
Expectativa: os alunos devem analisar as imagens baseados na leitura e em uma rápida discussão sobre como basearão seus argumentos sobre a autenticidade das notícias.
Orientações: este slide é a continuação dos procedimentos do slide 5.
Output
Tempo sugerido: Continuação do output..
Propósito: levar os alunos a analisarem algumas notícias e sua autenticidade.
Expectativa: fazer com que os alunos possam entender e se expressar no sentido de dar suas opiniões sobre o que leram e analisaram. Não há a expectativa de que eles digam a frase inteira, mas que demonstrem, através de palavras-chave, a compreensão do que leram.
Orientações: depois de terem debatido, explique as respostas dos slides 5, 6 e 7 que seguem. Os alunos deverão usar partes dessas respostas. As informações a que eles deverão ter se atentado estão em negrito.
SLIDE 5 - Obama did not ban the national anthem during sporting events. It’s important when assessing the validity of a story you see online to look at the source closely. At first glance, the story here appears to be from the credible news organization ABC News, but the details indicate otherwise. If a logo seems “off,” or a web address has extra letters tacked on to the “.com,” you’re probably looking at something from a non-credible source.
SLIDE 6 - Always check your sources. Infowars.com has a history of touting conspiracy theories, while The Guardian is known for journalism, having won a Pulitzer Prize for public service.
SLIDE 7 - Justin Bieber is not being considered as ambassador to the US. Burrard Street Journal is not a mainstream media outlet. Trustworthy accounts tend to be recognizable, have tens of thousands of followers and are verified by Twitter with a blue check mark in the profile.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: checar o entendimento dos alunos com relação à aula
Expectativa: organizar os saberes ativados durante as aulas.
Orientações: repasse com eles os tópicos do slide e faça comentários pertinentes sobre as conclusões.