12964
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Propaganda

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Propaganda

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto


Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Ferramentas de apresentação: Prezi, PowerPoint, Google Slide.
- Murais para exposição de trabalhos como Padlet ou Flipgrid.

Context
Diga aos alunos que esta é a última de três aulas sobre recursos de persuasão. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles serão apresentados a linguagem persuasiva utilizada em propagandas.

Para antecipar o tópico da aula, compartilhe as propagandas (disponível aqui) do input. Peça aos alunos que identifiquem quais recursos persuasivos foram utilizados para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado.

Input
Em um encontro síncrono, mostre à turma o slide (disponível aqui) de context e siga as instruções para introduzir o assunto da aula. Em seguida, siga as instruções dos slides de input e conduza a discussão sobre as propagandas apresentadas. Você pode dividir a turma em dois grupos e pedir que cada um analise uma propaganda ou a primeira, deixando que o restante da turma conduza a análise da segunda. Deixe que os alunos respondam livremente sobre as anotações feitas.

Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Antes de iniciar, leia os guidelines (disponível aqui) para entender a atividade. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe as rubricas de qualidade (disponível aqui) e as propagandas (disponível aqui) que deverão analisar. Siga as instruções do slide para que os alunos dêem opiniões. Eles podem utilizar ferramentas como o PowerPoint, Prezi ou Google Slide.

Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e sobre o que aprenderam no processo.

Convite às famílias
Os familiares podem ajudar a qualificar as propagandas de acordo com a tabela apresentada. Peça aos alunos para anotarem as opiniões dos familiares e compartilharem com a turma em murais como o Flipgrid e o Padlet.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING9_04UND03

(EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas