12961
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Estudo do Léxico

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estudo do Léxico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.

Context
Envie, via Whatsapp, uma foto antiga da cidade onde moram, com a legenda seguindo o seguinte modelo: (nome da cidade, #TBT) São Paulo #TBT.

Pergunte aos alunos se TBT é uma abreviação ou sigla, e se eles sabem o que significa. Depois que algumas respostas surgirem, peça para que pesquisem e postem a diferença entre abreviação e sigla. Apresente o objetivo da lição.

Input (momento síncrono)
Envie, via Whatsapp, a folha de atividades do slide de input, pelo menos, 2 dias antes deste momento. Solicite que vejam o significado e oriente que tenham esta folha em mãos para o momento síncrono.

Momento síncrono: reveja com os alunos os acronyms da folha de atividades, e esclareça alguma dúvida quanto ao significado.
Para prepará-los para o vídeo, você pode utilizar algumas perguntas que estão no slide de output, por exemplo:
- Do you like using acronyms?
- How often do you use them?

Trabalhe com os alunos a atividade de vídeo, de acordo com as instruções do input.
Ao final, confira os resultados e oriente-os para o output.

Output
Peça aos alunos para postarem uma foto com, pelo menos, dois acronyms. A postagem pode ser no Whatsapp, Instagram ou Blog da escola. Pode ser foto pessoal, de algum lugar, objeto etc. desde que seja algo significativo e justificado pelo acronym. Em seguida, eles precisam justificar a escolha com o seguinte comentário:

“In this picture I used ____________ because _____________ .” (motive-os a dizerem o por quê das escolhas daqueles acronyms).
“I think (don´t think) it's ok to use them in any situation because ___________.” (aqui, oriente-os para que dêem a própria opinião, pedindo para que escolham se acham ou não que é tudo bem fazer o uso dela e justifiquem)

Não haverá a necessidade de usar o slide do output com as perguntas, pois elas já terão sido trabalhadas ao longo da lição.

Feedback (aula síncrona)
Tempo sugerido: 5 minutos
Projete o slide de feedback.
Comente sobre os posts, peça ao grupo para que comentem quais gostaram e acharam criativos.
Termine este momento usando emojis em seu chat do Zoom ou Google Meet, e já use os emojis como gancho para aproveitar este momento, realizando o Context da aula seguinte.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que perguntem à família o que acham da linguagem digital por meio de acrônimos ou siglas. Pergunte se conhecem algum utilizado em nosso contexto. Sugestões: A.C., (antes de Cristo) D.C. (depois de Cristo), BBB (Big Brother Brasil), CEF (Caixa Econômica Federal), cc (carbon copy, nos e-mails).

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_01UND06

(EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas