12961
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Estudo do Léxico

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estudo do Léxico

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e os gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Entender alguns acronyms
  • Aula 2: Decodificar mensagens que usam emojis
  • Aula 3: Usar acronyms e emojis de modo eficaz

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e as perguntas do output. Ademais, selecione imagens que tenham a ver com os alunos: pode ser sobre a cidade, o bairro, estilos musicais, lugares que frequentam, o que veem na televisão, personalidades que gostam, etc.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What can you see there? (Provavelmente dirão Words).
  • But do you they make sense? (Provavelmente os alunos dirão No). Why not? Why are they different? (Espera-se que os alunos cheguem à ideia de que não são palavras, mas siglas - certamente dirão ‘abreviações’ e neste caso é essencial estar preparado para esclarecer os dois termos. Sigla é um vocábulo formado pelas letras ou sílabas iniciais de uma palavra, por exemplo: ‘Universidade de São Paulo - USP’. Abreviatura é o encurtamento de uma palavra, por exemplo ‘século - séc’.
  • Now look at the words again: are they acronyms or abbreviations? (Espera-se que após a diferenciação das duas palavras, os alunos entendam que a imagem traz acronyms).
  • Do you recognize any of them? (Motive os alunos a comentar se já viram os acronyms em redes sociais, por exemplo no Instagram ou Twitter, e se conseguem se lembrar de algum.)

Esta nuvem de palavras contém uma seleção feita pela autora dos acronyms mais usados na internet e é apenas uma sugestão. Contudo, isso não o impede de fazer a sua própria pesquisa e preparar a sua nuvem.

Material complementar:

Para saber mais sobre acronyms e abbreviations, consulte What is the difference between Abbreviations and Acronyms?. Para conhecer mais acronyms, consulte 30 trendy internet slang words and acronyms you need to know to fit in.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na entendimento de acronyms.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade escrita de output, que usará os acronyms vistos em sala de aula.

Expectativa: Que os alunos reconheçam o contexto de uso dos acronyms a partir de um vídeo.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • We’ll watch a video about some people being interviewed. The reporter wants to know if they know what the acronyms stand for.

Antes de passar o vídeo Internet Acronyms IRL, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WKq_xyg_pTw, com a legenda automática em inglês, peça-lhes que prestem atenção aos acronyms que a repórter menciona e se conhecem algum. Caso sim, instrua-os a anotá-los.

Ao final do vídeo (cuja transcrição pode ser encontrada aqui), pergunte-lhes quais acronyms conseguiram entender e se houve algum que reconheceram da internet. Anote as respostas no quadro.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Reconhecer os acronyms mencionados no vídeo de input.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e das explicações sobre acronyms, reconhecer e completar os acronyms.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles, a partir do vídeo, deverão assinalar os acronyms que ouviram. A atividade pode ser encontrada aqui e a resolução da atividade pode ser encontrada aqui. Antes de entregar, dobre a folha ao meio para que os alunos não antecipem a próxima atividade.

  • Read the acronyms on the table and try to identify the ones you heard in the video. Don’t unfold the sheet.

Deixe os alunos trabalharem por alguns minutos e peça-lhes que comparem as respostas com as dos colegas. Após esta atividade, passe o vídeo novamente e então corrija com toda a sala.

  • Now let’s work on the second activity. Match the acronyms to the definitions.

Monitore o trabalho dos alunos e faça a correção oralmente. Drill e peça que repitam os acronyms após você dizê-los.

Em seguida, explore o contexto em que eles podem ser usados, pois isso os ajudará na preparação da próxima atividade.

  • Where can we find these words? And why do you think people use them? (Não há resposta correta para estas perguntas, mas aceite quaisquer que tragam a ideia de simplificação da língua.)

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Colocar em prática os acronyms aprendidos.

Expectativa: Que os alunos insiram hashtags com os acronyms vistos na atividade de input.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles receberão imagens aleatórias e terão de escrever possíveis acronyms para elas e explicar o por quê das escolhas. O trabalho deve ser realizado em grupos de três ou quatro alunos.

  • Now let’s put the acronyms in practice! You’ll receive some images and will create a caption for them using the acronyms. You can use only 3 acronyms.
  • You have ten minutes to write down the acronyms.

Distribua as imagens previamente selecionadas para os grupos (pense em coisas que sejam interessantes para seus alunos) e peça-lhes que discutam quais acronyms podem e querem usar.

Monitore o trabalho de cada grupo, auxiliando-os quanto a dúvidas. À medida que os grupos forem acabando as produções, peça-lhes que pensem em como explicariam o uso de cada acronym nas imagens.

Após todos os grupos acabarem, peça-lhes que apresentem as fotos na frente da turma, mencionando os acronyms usados e justificando as escolhas.

  • Now let’s share what you wrote about the pictures. Escreva no quadro: “In this picture we used ____________ because _____________” e motive-os a dizer o por quê das escolhas daqueles acronyms.

Após as apresentações, peça-lhes que distribuam as imagens pela sala, de modo que todos consigam visualizar melhor os acronyms e possam fazer comentários ou acrescentar mais ideias.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Refletir sobre o uso dos acronyms no cotidiano.

Expectativa: Que os alunos pensem na frequência com a qual usam essa linguagem e se acham que ela facilita a comunicação entre os pares.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Peça-lhes que discutam as questões em duplas ou trios.

  • Now read these and discuss them in pairs or trios.

Motive-os a opinar sobre as perguntas. Monitore o trabalho dos grupos e, ao final, peça que compartilhem suas ideias.

  • Now let's hear what you have to say about the use of acronyms in everyday life.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam o significado de acronyms e que sabem usá-lo.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e os gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Entender alguns acronyms
  • Aula 2: Decodificar mensagens que usam emojis
  • Aula 3: Usar acronyms e emojis de modo eficaz

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e as perguntas do output. Ademais, selecione imagens que tenham a ver com os alunos: pode ser sobre a cidade, o bairro, estilos musicais, lugares que frequentam, o que veem na televisão, personalidades que gostam, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What can you see there? (Provavelmente dirão Words).
  • But do you they make sense? (Provavelmente os alunos dirão No). Why not? Why are they different? (Espera-se que os alunos cheguem à ideia de que não são palavras, mas siglas - certamente dirão ‘abreviações’ e neste caso é essencial estar preparado para esclarecer os dois termos. Sigla é um vocábulo formado pelas letras ou sílabas iniciais de uma palavra, por exemplo: ‘Universidade de São Paulo - USP’. Abreviatura é o encurtamento de uma palavra, por exemplo ‘século - séc’.
  • Now look at the words again: are they acronyms or abbreviations? (Espera-se que após a diferenciação das duas palavras, os alunos entendam que a imagem traz acronyms).
  • Do you recognize any of them? (Motive os alunos a comentar se já viram os acronyms em redes sociais, por exemplo no Instagram ou Twitter, e se conseguem se lembrar de algum.)

Esta nuvem de palavras contém uma seleção feita pela autora dos acronyms mais usados na internet e é apenas uma sugestão. Contudo, isso não o impede de fazer a sua própria pesquisa e preparar a sua nuvem.

Material complementar:

Para saber mais sobre acronyms e abbreviations, consulte What is the difference between Abbreviations and Acronyms?. Para conhecer mais acronyms, consulte 30 trendy internet slang words and acronyms you need to know to fit in.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na entendimento de acronyms.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade escrita de output, que usará os acronyms vistos em sala de aula.

Expectativa: Que os alunos reconheçam o contexto de uso dos acronyms a partir de um vídeo.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • We’ll watch a video about some people being interviewed. The reporter wants to know if they know what the acronyms stand for.

Antes de passar o vídeo Internet Acronyms IRL, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WKq_xyg_pTw, com a legenda automática em inglês, peça-lhes que prestem atenção aos acronyms que a repórter menciona e se conhecem algum. Caso sim, instrua-os a anotá-los.

Ao final do vídeo (cuja transcrição pode ser encontrada aqui), pergunte-lhes quais acronyms conseguiram entender e se houve algum que reconheceram da internet. Anote as respostas no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Reconhecer os acronyms mencionados no vídeo de input.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e das explicações sobre acronyms, reconhecer e completar os acronyms.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles, a partir do vídeo, deverão assinalar os acronyms que ouviram. A atividade pode ser encontrada aqui e a resolução da atividade pode ser encontrada aqui. Antes de entregar, dobre a folha ao meio para que os alunos não antecipem a próxima atividade.

  • Read the acronyms on the table and try to identify the ones you heard in the video. Don’t unfold the sheet.

Deixe os alunos trabalharem por alguns minutos e peça-lhes que comparem as respostas com as dos colegas. Após esta atividade, passe o vídeo novamente e então corrija com toda a sala.

  • Now let’s work on the second activity. Match the acronyms to the definitions.

Monitore o trabalho dos alunos e faça a correção oralmente. Drill e peça que repitam os acronyms após você dizê-los.

Em seguida, explore o contexto em que eles podem ser usados, pois isso os ajudará na preparação da próxima atividade.

  • Where can we find these words? And why do you think people use them? (Não há resposta correta para estas perguntas, mas aceite quaisquer que tragam a ideia de simplificação da língua.)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Colocar em prática os acronyms aprendidos.

Expectativa: Que os alunos insiram hashtags com os acronyms vistos na atividade de input.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles receberão imagens aleatórias e terão de escrever possíveis acronyms para elas e explicar o por quê das escolhas. O trabalho deve ser realizado em grupos de três ou quatro alunos.

  • Now let’s put the acronyms in practice! You’ll receive some images and will create a caption for them using the acronyms. You can use only 3 acronyms.
  • You have ten minutes to write down the acronyms.

Distribua as imagens previamente selecionadas para os grupos (pense em coisas que sejam interessantes para seus alunos) e peça-lhes que discutam quais acronyms podem e querem usar.

Monitore o trabalho de cada grupo, auxiliando-os quanto a dúvidas. À medida que os grupos forem acabando as produções, peça-lhes que pensem em como explicariam o uso de cada acronym nas imagens.

Após todos os grupos acabarem, peça-lhes que apresentem as fotos na frente da turma, mencionando os acronyms usados e justificando as escolhas.

  • Now let’s share what you wrote about the pictures. Escreva no quadro: “In this picture we used ____________ because _____________” e motive-os a dizer o por quê das escolhas daqueles acronyms.

Após as apresentações, peça-lhes que distribuam as imagens pela sala, de modo que todos consigam visualizar melhor os acronyms e possam fazer comentários ou acrescentar mais ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Refletir sobre o uso dos acronyms no cotidiano.

Expectativa: Que os alunos pensem na frequência com a qual usam essa linguagem e se acham que ela facilita a comunicação entre os pares.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Peça-lhes que discutam as questões em duplas ou trios.

  • Now read these and discuss them in pairs or trios.

Motive-os a opinar sobre as perguntas. Monitore o trabalho dos grupos e, ao final, peça que compartilhem suas ideias.

  • Now let's hear what you have to say about the use of acronyms in everyday life.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam o significado de acronyms e que sabem usá-lo.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano :

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano