12956
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Educação para todos

POR: Janaina Maria Lopes Ferreira 26/10/2018
Código: ING8_03UND04

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Educação para todos

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para preparar essa aula, você precisará baixar o vídeo para apresentação em sala antes da aula e imprimir handout no output.

Contextualização:

Input: https://www.youtube.com/watch?v=cug1-eTOVSk

Output: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6aT7wjs3qKTewxhdzm8xAbkK2tK3uerhrVxYewPsBHrtzPAfTRCDAMz8vPR5/atividade-para-impressao-output-ing8-03un04.pdf

Context select-down

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre a imagem acima e pergunte aos alunos:

  • Tell me, what can you see in this picture? Possíveis respostas: Many books. A library. A bookcase.
  • What do books represent? Possíveis respostas. Education. Knowledge. Research.
  • Do you know if in every country, people have the same right to study? Possíveis respostas. I don´t know. Probably. I don't think so. Unfortunately they don't.
  • Do you know countries where girls are prohibited to study? Professor, possivelmente os alunos já ouviram sobre isso, mas talvez não consigam comentar. Explique que de acordo com a ONU, em um documento de 2015, cerca em cerca de 70 países meninas sofrem agressões por quererem estudar.

Consulte: https://nacoesunidas.org/em-70-paises-meninas-sofreram-agressoes-por-querer-estudar-alerta-onu/

Diga: Let's understand your class objective. Mostre o próximo slide.

Objective select-down

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de um trailer sobre o documentário da mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel, a jovem paquistanesa Malala. Pergunte aos alunos:

  • Do you know Malala Yousafzai? Possíveis respostas: Yes, she won the Nobel prize. / No, I don´t. / I´m not sure. / She was shot by the Taliban. / I have no idea.
  • Do you know that she won the Nobel prize? Do you have idea when it was? Possíveis respostas: She won the Nobel Prize of Peace in 2014. / I don´t know.
  • Do you know that she was shot by the Taliban? Do you know why? Possíveis respostas: Because she wanted to study, and in Pakistan women don't have educational rights.

Agora, diga aos alunos: Let's get to know a little bit more about this brave girl by watching a documentary released in 2015.

Input select-down

Tempo sugerido: 25 minutes

Propósito: Entender e falar sobre as informações específicas no trailer apresentado.

Expectativa: Que os alunos consigam entender a importância mundial das ações protagonistas da jovem Malala através das informações específicas entendidas.

Orientações: Mostre o slide e pergunte se reconhecem a menina da imagem. Por que ela ganhou destaque no cenário mundial? Pergunte:

  • Look at the image and answer: Do you know this girl? Os alunos devem reconhecer de acordo com o slide anterior que trata-se da jovem Malala.
  • Why was she put in evidence in the world stage? Os alunos podem comentar que ela ganhou o prêmio Nobel em 2014, fato já comentado no slide anterior. Alguns podem comentar que ela lutou pelos direitos das meninas estudarem em seu país. Alguns podem não conhecê-la.

Esclareça que irá apresentar o trailer de um documentário sobre a jovem e peça que após a exibição comentem o conteúdo do documentário de forma geral. Diga:

  • Ok, let's check it out? Watch this video and tell me: what is it about? Remember: it's not necessary to understand every word, but the context to find out the meaning of the trailer. Pay attention to the images, they will help you understand what you are listening to ( it´s a kind of oral comprehension strategy).

Apresente o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cug1-eTOVSk. O vídeo tem 2min e 30s. O objetivo ao passar esta primeira vez é apenas para que eles se familiarizem com o conteúdo do vídeo, localizando informações necessárias para compreender o assunto geral apresentado no trailer. Possíveis respostas: It´s about a girl named Malala, she was shot and almost died. / She fights for female education rights. Escreva as respostas no quadro.

  • Após a discussão, proponha perguntas para identificar informações um pouco mais específicas usando algumas estratégias de compreensão oral tais como tomar notas, focar em palavras-chave e em fatos/imagens apresentados, diga: Ok, let's watch it again. Now, take notes and focus on keywords and facts to answer the following three questions: What did the doctors say about her recovery? / How old is she? / Does she think she is special? Possíveis respostas: They said she would not be the same, but they were wrong. / She was seventeen when the documentary was released. / No, she says she is an ordinary girl. Seria interessante trabalhar o falso cognato presente no vídeo no quadro: (ordinary= simples / vulgar, rude = ordinário ( depreciativo)).
  • A seguir, para que os alunos identifiquem melhor as informações específicas, sugira aos alunos que observem a presença do sotaque no discurso de Malala e aproveite para comentar não devemos nos sentir constrangidos ao falar outra língua. Pergunte: Could you notice some accent in her oral speech? Passe o trecho do vídeo 1min50s até 2min10s para exemplificar melhor. Possíveis respostas: Yes, I could. / No, I couldn´t. Diga: It's important to practice the oral conversation and remember that accents represent our origin, culture and nationality, it's a differential and not a mistake.
  • Passe o vídeo todo novamente, mas antes diga aos seus alunos: Review your notes and the keywords. You are going to listen for more specific information, ok? Listen and tell what she says about their parents. What is the origin of her name? According to Malala, what can change the world? Possíveis respostas: If they were ordinary people, she would be a mother of two children now. / Her name is the name of a girl who spoke out and was killed. / One child, one teacher, one book and one pen can change the world. Anote no quadro a frase de efeito sublinhada). Peça que comentem o que entenderam dessa parte específica. Espera-se que os alunos observem a importância da família, a curiosidade do nome de Malala e o poder da educação em poucas palavras ditas pela menina em seu discurso. O aluno deve perceber o protagonismo da menina, além da importância da língua inglesa para que suas reflexões fossem mostradas ao mundo, localizando aí a importância da língua-franca.

Professor: Caso seus alunos não conheçam Malala, é uma ótima oportunidade para falar sobre as atitudes protagonistas da menina no Paquistão e na sua repercussão mundial. Para saber mais um pouco e comentar com a classe, acesse:

https://www.dn.pt/globo/europa/interior/doze-coisas-que-tem-de-saber-sobre-malala-3541860.html

Interdisciplinaridade: Peça ajuda ao professor de Geografia e História para falar sobre os conflitos religiosos na região comentada.

Incentive a leitura do livro: Yousafzai, Malala, 1997- author. I Am Malala : the Girl Who Stood up for Education and Was Shot by the Taliban. New York, NY :Little, Brown, & Company, 2013.

Material Complementar: Acesse aqui a transcrição do vídeo.

Output select-down

Tempo sugerido: 10 minutes

Propósito: Identificar informações específicas no vídeo.

Expectativa: Que os alunos compreendam os exercícios de listening propostos, conseguindo localizar as respostas corretas, e que façam uma autoavaliação de seu desempenho.

Orientações: Imprima o handout para seus alunos e entregue uma cópia para cada dupla. Diga que a atividade consiste na identificação de informações específicas no trailer apresentado e também que algumas questões estão relacionadas à interpretação do que ouviram. Peça que retomem as suas anotações e que leiam as perguntas primeiro (activate previous knowledge) e depois passe o trailer novamente. Eles podem ir marcando as respostas durante a apresentação. Depois, socialize o gabarito e peça que verifiquem seus acertos e observem a tabela no final do handout. Diga:

  • Take a look at your notes again. You are going to receive a handout with a multiple choice exercise. You have one minute to take a look at the sentences. (dê um minuto para que leiam a exercício). Diga: Ready? Ok, now you will watch the video again. You can mark your choices during the presentation. After that, I´ll give you the answers.

Após um minuto (para que eles leiam as questões), passe o vídeo novamente. Em seguida, socialize o gabarito e, para finalizar, diga:

  • Now, observe how many questions you marked correctly. Take a look at the chart you have at the end of the exercise and read the advice for you!

Se eles quiserem socializar, deixe alguns segundos para isso. Diga:

  • Now, we’re finished, but before we go let’s remember what you have learned today.

Vá para o próximo slide.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutes

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula.

Expectativa: Que lembrem do assunto abordado na aula.

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e faça uma síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários a fazer, anote-os e enriqueça o quadro acima. Diga:

  • Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you point out other learning issues?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para preparar essa aula, você precisará baixar o vídeo para apresentação em sala antes da aula e imprimir handout no output.

Contextualização:

Input: https://www.youtube.com/watch?v=cug1-eTOVSk

Output: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6aT7wjs3qKTewxhdzm8xAbkK2tK3uerhrVxYewPsBHrtzPAfTRCDAMz8vPR5/atividade-para-impressao-output-ing8-03un04.pdf

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre a imagem acima e pergunte aos alunos:

  • Tell me, what can you see in this picture? Possíveis respostas: Many books. A library. A bookcase.
  • What do books represent? Possíveis respostas. Education. Knowledge. Research.
  • Do you know if in every country, people have the same right to study? Possíveis respostas. I don´t know. Probably. I don't think so. Unfortunately they don't.
  • Do you know countries where girls are prohibited to study? Professor, possivelmente os alunos já ouviram sobre isso, mas talvez não consigam comentar. Explique que de acordo com a ONU, em um documento de 2015, cerca em cerca de 70 países meninas sofrem agressões por quererem estudar.

Consulte: https://nacoesunidas.org/em-70-paises-meninas-sofreram-agressoes-por-querer-estudar-alerta-onu/

Diga: Let's understand your class objective. Mostre o próximo slide.

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de um trailer sobre o documentário da mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel, a jovem paquistanesa Malala. Pergunte aos alunos:

  • Do you know Malala Yousafzai? Possíveis respostas: Yes, she won the Nobel prize. / No, I don´t. / I´m not sure. / She was shot by the Taliban. / I have no idea.
  • Do you know that she won the Nobel prize? Do you have idea when it was? Possíveis respostas: She won the Nobel Prize of Peace in 2014. / I don´t know.
  • Do you know that she was shot by the Taliban? Do you know why? Possíveis respostas: Because she wanted to study, and in Pakistan women don't have educational rights.

Agora, diga aos alunos: Let's get to know a little bit more about this brave girl by watching a documentary released in 2015.

Tempo sugerido: 25 minutes

Propósito: Entender e falar sobre as informações específicas no trailer apresentado.

Expectativa: Que os alunos consigam entender a importância mundial das ações protagonistas da jovem Malala através das informações específicas entendidas.

Orientações: Mostre o slide e pergunte se reconhecem a menina da imagem. Por que ela ganhou destaque no cenário mundial? Pergunte:

  • Look at the image and answer: Do you know this girl? Os alunos devem reconhecer de acordo com o slide anterior que trata-se da jovem Malala.
  • Why was she put in evidence in the world stage? Os alunos podem comentar que ela ganhou o prêmio Nobel em 2014, fato já comentado no slide anterior. Alguns podem comentar que ela lutou pelos direitos das meninas estudarem em seu país. Alguns podem não conhecê-la.

Esclareça que irá apresentar o trailer de um documentário sobre a jovem e peça que após a exibição comentem o conteúdo do documentário de forma geral. Diga:

  • Ok, let's check it out? Watch this video and tell me: what is it about? Remember: it's not necessary to understand every word, but the context to find out the meaning of the trailer. Pay attention to the images, they will help you understand what you are listening to ( it´s a kind of oral comprehension strategy).

Apresente o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cug1-eTOVSk. O vídeo tem 2min e 30s. O objetivo ao passar esta primeira vez é apenas para que eles se familiarizem com o conteúdo do vídeo, localizando informações necessárias para compreender o assunto geral apresentado no trailer. Possíveis respostas: It´s about a girl named Malala, she was shot and almost died. / She fights for female education rights. Escreva as respostas no quadro.

  • Após a discussão, proponha perguntas para identificar informações um pouco mais específicas usando algumas estratégias de compreensão oral tais como tomar notas, focar em palavras-chave e em fatos/imagens apresentados, diga: Ok, let's watch it again. Now, take notes and focus on keywords and facts to answer the following three questions: What did the doctors say about her recovery? / How old is she? / Does she think she is special? Possíveis respostas: They said she would not be the same, but they were wrong. / She was seventeen when the documentary was released. / No, she says she is an ordinary girl. Seria interessante trabalhar o falso cognato presente no vídeo no quadro: (ordinary= simples / vulgar, rude = ordinário ( depreciativo)).
  • A seguir, para que os alunos identifiquem melhor as informações específicas, sugira aos alunos que observem a presença do sotaque no discurso de Malala e aproveite para comentar não devemos nos sentir constrangidos ao falar outra língua. Pergunte: Could you notice some accent in her oral speech? Passe o trecho do vídeo 1min50s até 2min10s para exemplificar melhor. Possíveis respostas: Yes, I could. / No, I couldn´t. Diga: It's important to practice the oral conversation and remember that accents represent our origin, culture and nationality, it's a differential and not a mistake.
  • Passe o vídeo todo novamente, mas antes diga aos seus alunos: Review your notes and the keywords. You are going to listen for more specific information, ok? Listen and tell what she says about their parents. What is the origin of her name? According to Malala, what can change the world? Possíveis respostas: If they were ordinary people, she would be a mother of two children now. / Her name is the name of a girl who spoke out and was killed. / One child, one teacher, one book and one pen can change the world. Anote no quadro a frase de efeito sublinhada). Peça que comentem o que entenderam dessa parte específica. Espera-se que os alunos observem a importância da família, a curiosidade do nome de Malala e o poder da educação em poucas palavras ditas pela menina em seu discurso. O aluno deve perceber o protagonismo da menina, além da importância da língua inglesa para que suas reflexões fossem mostradas ao mundo, localizando aí a importância da língua-franca.

Professor: Caso seus alunos não conheçam Malala, é uma ótima oportunidade para falar sobre as atitudes protagonistas da menina no Paquistão e na sua repercussão mundial. Para saber mais um pouco e comentar com a classe, acesse:

https://www.dn.pt/globo/europa/interior/doze-coisas-que-tem-de-saber-sobre-malala-3541860.html

Interdisciplinaridade: Peça ajuda ao professor de Geografia e História para falar sobre os conflitos religiosos na região comentada.

Incentive a leitura do livro: Yousafzai, Malala, 1997- author. I Am Malala : the Girl Who Stood up for Education and Was Shot by the Taliban. New York, NY :Little, Brown, & Company, 2013.

Material Complementar: Acesse aqui a transcrição do vídeo.

Tempo sugerido: 10 minutes

Propósito: Identificar informações específicas no vídeo.

Expectativa: Que os alunos compreendam os exercícios de listening propostos, conseguindo localizar as respostas corretas, e que façam uma autoavaliação de seu desempenho.

Orientações: Imprima o handout para seus alunos e entregue uma cópia para cada dupla. Diga que a atividade consiste na identificação de informações específicas no trailer apresentado e também que algumas questões estão relacionadas à interpretação do que ouviram. Peça que retomem as suas anotações e que leiam as perguntas primeiro (activate previous knowledge) e depois passe o trailer novamente. Eles podem ir marcando as respostas durante a apresentação. Depois, socialize o gabarito e peça que verifiquem seus acertos e observem a tabela no final do handout. Diga:

  • Take a look at your notes again. You are going to receive a handout with a multiple choice exercise. You have one minute to take a look at the sentences. (dê um minuto para que leiam a exercício). Diga: Ready? Ok, now you will watch the video again. You can mark your choices during the presentation. After that, I´ll give you the answers.

Após um minuto (para que eles leiam as questões), passe o vídeo novamente. Em seguida, socialize o gabarito e, para finalizar, diga:

  • Now, observe how many questions you marked correctly. Take a look at the chart you have at the end of the exercise and read the advice for you!

Se eles quiserem socializar, deixe alguns segundos para isso. Diga:

  • Now, we’re finished, but before we go let’s remember what you have learned today.

Vá para o próximo slide.

Tempo sugerido: 5 minutes

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula.

Expectativa: Que lembrem do assunto abordado na aula.

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e faça uma síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários a fazer, anote-os e enriqueça o quadro acima. Diga:

  • Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you point out other learning issues?

Contents

  1. INPUT: Documentary Trailer
  2. OUTPUT: Listening Exercises - multiple choices

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Janaina Maria Lopes Ferreira

Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel

Especialista: Celina Gonçalves


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes