Atividade para impressão - Present Continuous - Review and Exercises
Plano de Aula
Plano de aula: Descrever o que está fazendo
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre A Reading Society
Por: Edson José Cortiano
Sobre Este Plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de seis planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06). Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, uma vez que cada plano apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present e o present continuous, que os habilitarão a apresentar a si mesmos e às suas famílias, a descrever suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.) e a descrever as atividades que estão realizando no momento em que falam. Os textos produzidos poderão compor uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.
Também há um plano de aula, o ING6_02UN02, que é focado em rotinas e pode ser utilizado antes deste.
Preparação para a aula:
- Peça aos alunos para trazerem fotos deles ou de familiares / amigos praticando alguma atividade. (Para usar no output)
- “Metade” do Present Continuous é o verbo to be. Se julgar apropriado, faça uma rápida revisão. Há materiais disponíveis acompanhando este plano. Antes de iniciar a aula, você pode usar, por exemplo a Atividade para impressão - Present Continuous - Review and Exercises - ING6_13UN05
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you are going to describe, in writing, what you are doing at the moment.
CONTEXT
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Mostre as fotos aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
- Em seguida, faça algumas perguntas para revisar / apresentar o uso do present continuous para descrever ações que estão acontecendo no momento em que se fala. Pergunte:
1. What’s the girl doing in the first photo? (She’s writing.)
2. What is she doing in photo # 2? (She’s walking her dog.)
3. What are the boys doing in photo # 3? (They’re playing soccer.)
4. In photo # 4, what is the boy doing? (He’s riding (his) a bike / bicycle.)
?Material complementar:
- Um bom warm-up para esta aula é o tradicional Mimicking Game de adivinhar a atividade que o aluno está representando:
- Chame um aluno e diga-lhe, sussurrando, de modo que só ele ouça, que ele deve representar por meio de gestos a frase “escalar uma montanha”.
- Diga aos outros alunos que eles devem adivinhar o que o colega está fazendo e dizer a frase em inglês. Você provavelmente obterá muitas risadas das crianças à medida que forem tentar adivinhar o correto: “He’s climbing a mountain.”
- Se algum aluno der a resposta correta, ele toma o lugar do mímico e você dá outra ação, como riding a bike; walking my dog; washing the dishes, etc.
- Se quiser mais ideias de atividades legais usando o present continuous, acesse://www.usingenglish.com/articles/35-fun-classroom-practice-activities-for-present-continuous-present-progressive.html
CONTEXT
Orientações:
- Mostre as fotos aos alunos.
- Pergunte:
1. What is the girl doing in the photo # 5? (She’s playing tennis.)
2. What is the man doing in photo # 6? (He’s playing the cello.)
3. What is the boy doing in photo # 7? (He’s reading.)
4. In photo # 8, what is the boy doing? (He’s listening to music.)
INPUT
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósitos:
1) Ler / compreender um comic (HQ) que contextualiza o uso do Present Continuous;
2) Observar e praticar o uso desse tempo verbal para descrever ações que estamos praticando no momento que as descrevemos;
Expectativa: Que esta HQ estimule os alunos para o tema de descrever suas ações e legendar fotos.
Orientações:
- Mostre a HQ aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
- Em seguida, faça algumas perguntas sobre o gênero:
a. What kind of text is this? (Comics / comic strip.) Você pode dizer: That’s right! It’s a comic! E explorar rapidamente alguns elementos desse gênero:
b. How do you know? / There are drawings (cartoons), balloons (speech bubbles), frames (quadrinhos), etc.
c. Where do we usually find comics? (In magazines, newspapers, on the web, etc.)
- Faça um rápido “guided reading” (leitura orientada). Pergunte, por exemplo:
a. What’s the first boy’s name? / David.
b. What’s the girl’s name? / Tricia.
c. What’s the second boy’s name? / Matt. (Certifique-se de que entenderam que o nome do menino não é “Maaatt”. O tipo do balão (estourando, serrilhado), inclusive, nos informa que a menina está gritando esse nome.)
d. What are Tricia and Matt? / Sister and brother.
e. How do you know? / They live in the same house / They look alike...
f. Where’s the fun of the comic? / They are confused about the test they are going to have tomorrow.
- Finalmente, para revisar / apresentar o uso do present continuous, pergunte:
a. What is David doing? / Calling the girl. Para reforçar o uso do Present Continuous, você pode dizer: That’s right. He’s calling the girl.
b. What is Tricia doing? / She’s studying English.
c. What is David studying? / He’s studying Math.
d. What is Matt studying? / He’s studying History. etc.
? Material complementar: Se achar conveniente, antes de começar o Ouput, pode usar a worksheet Atividade para impressão - Present Continuous I - ING6_13UN05 https://drive.google.com/open?id=1xJMQlE827oK9asK0kMaCJ3GCF9bXhfOTrmxorPKMh6Q
OUTPUT
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: O aluno escreverá legendas para as fotos que anexará à carta ao seu pen pal.
Expectativa: Que esta atividade de produção de texto estimule os alunos para o tema de descrever suas ações e legendar fotos, utilizando o present continuous.
Orientações:
- Lembre-os de que esta atividade faz parte da carta a um pen pal de outro país, a qual será concluída ao final da próxima aula.
- Projete este slide, ou escreva no quadro o roteiro.
- Em seus cadernos, os alunos podem colar as fotos ou desenhar e escrever as legendas.
- Ao fim, você pode circular e apontar nos textos possíveis desvios no uso do present continuous e pedir que revisem e corrijam.
- Também é possível pedir que compartilhem suas fotolegendas para a turma.
? Material complementar:
- Um output alternativo seria simular uma conversa por whatsapp ou skype. Você pode dar a seguinte instrução:
You are texting with a friend. Tell your friend three things you are doing now, over the cell phone, by whatsapp, skype…
Feedback
Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula e propõe uma autoavaliação para os alunos.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalhamos nesta aula: o uso do present continuous para descrever uma atividade que se pratica no momento em que se fala dela, ou posteriormente, quando a descrevemos.
Expectativa: Que os alunos percebam que o present continuous é o tempo verbal correto para descrever ações em desenvolvimento.
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide:
We learned to use the Present Continuous to describe what we are doing at the moment.
Por fim, pergunte: Do you have any questions? Are there any doubts?
?Material complementar: Se sobrar um tempinho, feche a aula sistematizando o Present Continuous de modo bem simples e rápido. Use esta worksheet: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cCAeC3s95GzBhuNEYpqCYxJ38yFtqyjeaydkjanegKt9r6f8Dp8NykKZnfwZ/atividade-para-impressao-present-continuous-extra-ing6-13un05.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook etc.);
- YouTube.
Optativas:
- FlipGrid;
- Zoom ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter;
- Padlet.
Context
Explique aos alunos que esta aula é para descrever ações que acontecem no momento da fala, ou seja, ações no presente contínuo (Present Continuous).
Para ativar os conhecimentos dos alunos, você pode pedir que assistam ao vídeo What Are They Doing?, disponível aqui. Você pode pedir que anotem as atividades que estão sendo feitas no vídeo. Eles podem enviar suas respostas pelo Google Sheets ou Mentimeter, ou levá-las para um encontro síncrono.
Você também pode enviar o worksheet disponível aqui, com atividades de verbo to be, para que os conhecimentos das estruturas gramaticais sejam ativados para a aula síncrona.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, do WhatsApp ou do Google Meet, reveja o vídeo do context e discuta as respostas dos alunos aos exercícios. Mostre a comic strip do slide, disponível aqui, e siga as instruções para trabalhar o Present Continuous.
Divida a turma em duplas e envie o worksheet disponível aqui. Eles deverão completar as frases com as atividades sugeridas nas imagens. Eles podem utilizar o Google Sheets ou o Mentimeter para enviar as respostas.
Output
Peça que os alunos separem três fotos deles próprios realizando atividades diversas. Siga as instruções do slide para que escrevam legendas para cada foto. Você pode ajudá-los em uma aula síncrona, ou enviar as instruções do slide e pedir que enviem as respostas pelo meio escolhido por vocês. Este output pode também ser feito por vídeo: peça aos alunos que se filmem realizando três atividades; eles devem narrar o vídeo ou acrescentar legendas. Eles também podem enviar suas produções por meio de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês, ou criar um mural no Padlet ou no Flipgrid para exibição dos trabalhos.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode pedir aos alunos que apresentem suas fotos ou vídeos. Em uma aula assíncrona, você pode enviar uma imagem aos alunos e pedir que respondam: What is he/she doing? Eles podem enviar suas respostas por áudio, vídeo ou por escrito.
Convite às famílias
Os familiares podem ajudar o aluno gravando o vídeo com as atividades do output, ou ajudando-o a procurar as fotos para o exercício. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais virtuais, como o Flipgrid ou o Padlet.
Contents
- INPUT: Illustrations of activities in progress.
- OUTPUT: Students will describe in writing what they are doing at the moment.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Edson José Cortiano
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes