12942
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Descrever o que está fazendo

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Descrever o que está fazendo

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edson José Cortiano

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre Este Plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de seis planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06). Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, uma vez que cada plano apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present e o present continuous, que os habilitarão a apresentar a si mesmos e às suas famílias, a descrever suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.) e a descrever as atividades que estão realizando no momento em que falam. Os textos produzidos poderão compor uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.

Também há um plano de aula, o ING6_02UN02, que é focado em rotinas e pode ser utilizado antes deste.

Preparação para a aula:

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you are going to describe, in writing, what you are doing at the moment.

CONTEXT select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Mostre as fotos aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
  • Em seguida, faça algumas perguntas para revisar / apresentar o uso do present continuous para descrever ações que estão acontecendo no momento em que se fala. Pergunte:

1. What’s the girl doing in the first photo? (She’s writing.)

2. What is she doing in photo # 2? (She’s walking her dog.)

3. What are the boys doing in photo # 3? (They’re playing soccer.)

4. In photo # 4, what is the boy doing? (He’s riding (his) a bike / bicycle.)

?Material complementar:

  • Um bom warm-up para esta aula é o tradicional Mimicking Game de adivinhar a atividade que o aluno está representando:
  • Chame um aluno e diga-lhe, sussurrando, de modo que só ele ouça, que ele deve representar por meio de gestos a frase “escalar uma montanha”.
  • Diga aos outros alunos que eles devem adivinhar o que o colega está fazendo e dizer a frase em inglês. Você provavelmente obterá muitas risadas das crianças à medida que forem tentar adivinhar o correto: “He’s climbing a mountain.”
  • Se algum aluno der a resposta correta, ele toma o lugar do mímico e você dá outra ação, como riding a bike; walking my dog; washing the dishes, etc.

CONTEXT select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre as fotos aos alunos.
  • Pergunte:

1. What is the girl doing in the photo # 5? (She’s playing tennis.)

2. What is the man doing in photo # 6? (He’s playing the cello.)

3. What is the boy doing in photo # 7? (He’s reading.)

4. In photo # 8, what is the boy doing? (He’s listening to music.)

INPUT select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósitos:

1) Ler / compreender um comic (HQ) que contextualiza o uso do Present Continuous;

2) Observar e praticar o uso desse tempo verbal para descrever ações que estamos praticando no momento que as descrevemos;

Expectativa: Que esta HQ estimule os alunos para o tema de descrever suas ações e legendar fotos.

Orientações:

  • Mostre a HQ aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
  • Em seguida, faça algumas perguntas sobre o gênero:

a. What kind of text is this? (Comics / comic strip.) Você pode dizer: That’s right! It’s a comic! E explorar rapidamente alguns elementos desse gênero:

b. How do you know? / There are drawings (cartoons), balloons (speech bubbles), frames (quadrinhos), etc.

c. Where do we usually find comics? (In magazines, newspapers, on the web, etc.)

  • Faça um rápido “guided reading” (leitura orientada). Pergunte, por exemplo:

a. What’s the first boy’s name? / David.

b. What’s the girl’s name? / Tricia.

c. What’s the second boy’s name? / Matt. (Certifique-se de que entenderam que o nome do menino não é “Maaatt”. O tipo do balão (estourando, serrilhado), inclusive, nos informa que a menina está gritando esse nome.)

d. What are Tricia and Matt? / Sister and brother.

e. How do you know? / They live in the same house / They look alike...

f. Where’s the fun of the comic? / They are confused about the test they are going to have tomorrow.

  • Finalmente, para revisar / apresentar o uso do present continuous, pergunte:

a. What is David doing? / Calling the girl. Para reforçar o uso do Present Continuous, você pode dizer: That’s right. He’s calling the girl.

b. What is Tricia doing? / She’s studying English.

c. What is David studying? / He’s studying Math.

d. What is Matt studying? / He’s studying History. etc.

? Material complementar: Se achar conveniente, antes de começar o Ouput, pode usar a worksheet Atividade para impressão - Present Continuous I - ING6_13UN05 https://drive.google.com/open?id=1xJMQlE827oK9asK0kMaCJ3GCF9bXhfOTrmxorPKMh6Q

OUTPUT select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: O aluno escreverá legendas para as fotos que anexará à carta ao seu pen pal.

Expectativa: Que esta atividade de produção de texto estimule os alunos para o tema de descrever suas ações e legendar fotos, utilizando o present continuous.

Orientações:

  • Lembre-os de que esta atividade faz parte da carta a um pen pal de outro país, a qual será concluída ao final da próxima aula.
  • Projete este slide, ou escreva no quadro o roteiro.
  • Em seus cadernos, os alunos podem colar as fotos ou desenhar e escrever as legendas.
  • Ao fim, você pode circular e apontar nos textos possíveis desvios no uso do present continuous e pedir que revisem e corrijam.
  • Também é possível pedir que compartilhem suas fotolegendas para a turma.

? Material complementar:

  • Um output alternativo seria simular uma conversa por whatsapp ou skype. Você pode dar a seguinte instrução:

You are texting with a friend. Tell your friend three things you are doing now, over the cell phone, by whatsapp, skype…

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula e propõe uma autoavaliação para os alunos.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalhamos nesta aula: o uso do present continuous para descrever uma atividade que se pratica no momento em que se fala dela, ou posteriormente, quando a descrevemos.

Expectativa: Que os alunos percebam que o present continuous é o tempo verbal correto para descrever ações em desenvolvimento.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide:

We learned to use the Present Continuous to describe what we are doing at the moment.

Por fim, pergunte: Do you have any questions? Are there any doubts?

?Material complementar: Se sobrar um tempinho, feche a aula sistematizando o Present Continuous de modo bem simples e rápido. Use esta worksheet: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cCAeC3s95GzBhuNEYpqCYxJ38yFtqyjeaydkjanegKt9r6f8Dp8NykKZnfwZ/atividade-para-impressao-present-continuous-extra-ing6-13un05.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de seis planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06). Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, uma vez que cada plano apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present e o present continuous, que os habilitarão a apresentar a si mesmos e às suas famílias, a descrever suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.) e a descrever as atividades que estão realizando no momento em que falam. Os textos produzidos poderão compor uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.

Também há um plano de aula, o ING6_02UN02, que é focado em rotinas e pode ser utilizado antes deste.

Preparação para a aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you are going to describe, in writing, what you are doing at the moment.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Mostre as fotos aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
  • Em seguida, faça algumas perguntas para revisar / apresentar o uso do present continuous para descrever ações que estão acontecendo no momento em que se fala. Pergunte:

1. What’s the girl doing in the first photo? (She’s writing.)

2. What is she doing in photo # 2? (She’s walking her dog.)

3. What are the boys doing in photo # 3? (They’re playing soccer.)

4. In photo # 4, what is the boy doing? (He’s riding (his) a bike / bicycle.)

?Material complementar:

  • Um bom warm-up para esta aula é o tradicional Mimicking Game de adivinhar a atividade que o aluno está representando:
  • Chame um aluno e diga-lhe, sussurrando, de modo que só ele ouça, que ele deve representar por meio de gestos a frase “escalar uma montanha”.
  • Diga aos outros alunos que eles devem adivinhar o que o colega está fazendo e dizer a frase em inglês. Você provavelmente obterá muitas risadas das crianças à medida que forem tentar adivinhar o correto: “He’s climbing a mountain.”
  • Se algum aluno der a resposta correta, ele toma o lugar do mímico e você dá outra ação, como riding a bike; walking my dog; washing the dishes, etc.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre as fotos aos alunos.
  • Pergunte:

1. What is the girl doing in the photo # 5? (She’s playing tennis.)

2. What is the man doing in photo # 6? (He’s playing the cello.)

3. What is the boy doing in photo # 7? (He’s reading.)

4. In photo # 8, what is the boy doing? (He’s listening to music.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósitos:

1) Ler / compreender um comic (HQ) que contextualiza o uso do Present Continuous;

2) Observar e praticar o uso desse tempo verbal para descrever ações que estamos praticando no momento que as descrevemos;

Expectativa: Que esta HQ estimule os alunos para o tema de descrever suas ações e legendar fotos.

Orientações:

  • Mostre a HQ aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
  • Em seguida, faça algumas perguntas sobre o gênero:

a. What kind of text is this? (Comics / comic strip.) Você pode dizer: That’s right! It’s a comic! E explorar rapidamente alguns elementos desse gênero:

b. How do you know? / There are drawings (cartoons), balloons (speech bubbles), frames (quadrinhos), etc.

c. Where do we usually find comics? (In magazines, newspapers, on the web, etc.)

  • Faça um rápido “guided reading” (leitura orientada). Pergunte, por exemplo:

a. What’s the first boy’s name? / David.

b. What’s the girl’s name? / Tricia.

c. What’s the second boy’s name? / Matt. (Certifique-se de que entenderam que o nome do menino não é “Maaatt”. O tipo do balão (estourando, serrilhado), inclusive, nos informa que a menina está gritando esse nome.)

d. What are Tricia and Matt? / Sister and brother.

e. How do you know? / They live in the same house / They look alike...

f. Where’s the fun of the comic? / They are confused about the test they are going to have tomorrow.

  • Finalmente, para revisar / apresentar o uso do present continuous, pergunte:

a. What is David doing? / Calling the girl. Para reforçar o uso do Present Continuous, você pode dizer: That’s right. He’s calling the girl.

b. What is Tricia doing? / She’s studying English.

c. What is David studying? / He’s studying Math.

d. What is Matt studying? / He’s studying History. etc.

? Material complementar: Se achar conveniente, antes de começar o Ouput, pode usar a worksheet Atividade para impressão - Present Continuous I - ING6_13UN05 https://drive.google.com/open?id=1xJMQlE827oK9asK0kMaCJ3GCF9bXhfOTrmxorPKMh6Q

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: O aluno escreverá legendas para as fotos que anexará à carta ao seu pen pal.

Expectativa: Que esta atividade de produção de texto estimule os alunos para o tema de descrever suas ações e legendar fotos, utilizando o present continuous.

Orientações:

  • Lembre-os de que esta atividade faz parte da carta a um pen pal de outro país, a qual será concluída ao final da próxima aula.
  • Projete este slide, ou escreva no quadro o roteiro.
  • Em seus cadernos, os alunos podem colar as fotos ou desenhar e escrever as legendas.
  • Ao fim, você pode circular e apontar nos textos possíveis desvios no uso do present continuous e pedir que revisem e corrijam.
  • Também é possível pedir que compartilhem suas fotolegendas para a turma.

? Material complementar:

  • Um output alternativo seria simular uma conversa por whatsapp ou skype. Você pode dar a seguinte instrução:

You are texting with a friend. Tell your friend three things you are doing now, over the cell phone, by whatsapp, skype…

Slide Plano Aula

Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula e propõe uma autoavaliação para os alunos.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalhamos nesta aula: o uso do present continuous para descrever uma atividade que se pratica no momento em que se fala dela, ou posteriormente, quando a descrevemos.

Expectativa: Que os alunos percebam que o present continuous é o tempo verbal correto para descrever ações em desenvolvimento.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide:

We learned to use the Present Continuous to describe what we are doing at the moment.

Por fim, pergunte: Do you have any questions? Are there any doubts?

?Material complementar: Se sobrar um tempinho, feche a aula sistematizando o Present Continuous de modo bem simples e rápido. Use esta worksheet: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cCAeC3s95GzBhuNEYpqCYxJ38yFtqyjeaydkjanegKt9r6f8Dp8NykKZnfwZ/atividade-para-impressao-present-continuous-extra-ing6-13un05.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 6º ano :

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LI20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano