12942
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Descrever o que está fazendo

POR: Edson José Cortiano 25/10/2018
Código: ING6_13UND05

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Descrever o que está fazendo

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de seis planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06). Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, uma vez que cada plano apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present e o present continuous, que os habilitarão a apresentar a si mesmos e às suas famílias, a descrever suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.) e a descrever as atividades que estão realizando no momento em que falam. Os textos produzidos poderão compor uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.

Também há um plano de aula, o ING6_02UN02, que é focado em rotinas e pode ser utilizado antes deste.

Preparação para a aula:

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you are going to describe, in writing, what you are doing at the moment.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Mostre as fotos aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
  • Em seguida, faça algumas perguntas para revisar / apresentar o uso do present continuous para descrever ações que estão acontecendo no momento em que se fala. Pergunte:

1. What’s the girl doing in the first photo? (She’s writing.)

2. What is she doing in photo # 2? (She’s walking her dog.)

3. What are the boys doing in photo # 3? (They’re playing soccer.)

4. In photo # 4, what is the boy doing? (He’s riding (his) a bike / bicycle.)

?Material complementar:

  • Um bom warm-up para esta aula é o tradicional Mimicking Game de adivinhar a atividade que o aluno está representando:
  • Chame um aluno e diga-lhe, sussurrando, de modo que só ele ouça, que ele deve representar por meio de gestos a frase “escalar uma montanha”.
  • Diga aos outros alunos que eles devem adivinhar o que o colega está fazendo e dizer a frase em inglês. Você provavelmente obterá muitas risadas das crianças à medida que forem tentar adivinhar o correto: “He’s climbing a mountain.”
  • Se algum aluno der a resposta correta, ele toma o lugar do mímico e você dá outra ação, como riding a bike; walking my dog; washing the dishes, etc.

Orientações:

  • Mostre as fotos aos alunos.
  • Pergunte:

1. What is the girl doing in the photo # 5? (She’s playing tennis.)

2. What is the man doing in photo # 6? (He’s playing the cello.)

3. What is the boy doing in photo # 7? (He’s reading.)

4. In photo # 8, what is the boy doing? (He’s listening to music.)

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósitos:

1) Ler / compreender um comic (HQ) que contextualiza o uso do Present Continuous;

2) Observar e praticar o uso desse tempo verbal para descrever ações que estamos praticando no momento que as descrevemos;

Expectativa: Que esta HQ estimule os alunos para o tema de descrever suas ações e legendar fotos.

Orientações:

  • Mostre a HQ aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
  • Em seguida, faça algumas perguntas sobre o gênero:

a. What kind of text is this? (Comics / comic strip.) Você pode dizer: That’s right! It’s a comic! E explorar rapidamente alguns elementos desse gênero:

b. How do you know? / There are drawings (cartoons), balloons (speech bubbles), frames (quadrinhos), etc.

c. Where do we usually find comics? (In magazines, newspapers, on the web, etc.)

  • Faça um rápido “guided reading” (leitura orientada). Pergunte, por exemplo:

a. What’s the first boy’s name? / David.

b. What’s the girl’s name? / Tricia.

c. What’s the second boy’s name? / Matt. (Certifique-se de que entenderam que o nome do menino não é “Maaatt”. O tipo do balão (estourando, serrilhado), inclusive, nos informa que a menina está gritando esse nome.)

d. What are Tricia and Matt? / Sister and brother.

e. How do you know? / They live in the same house / They look alike...

f. Where’s the fun of the comic? / They are confused about the test they are going to have tomorrow.

  • Finalmente, para revisar / apresentar o uso do present continuous, pergunte:

a. What is David doing? / Calling the girl. Para reforçar o uso do Present Continuous, você pode dizer: That’s right. He’s calling the girl.

b. What is Tricia doing? / She’s studying English.

c. What is David studying? / He’s studying Math.

d. What is Matt studying? / He’s studying History. etc.

? Material complementar: Se achar conveniente, antes de começar o Ouput, pode usar a worksheet Atividade para impressão - Present Continuous I - ING6_13UN05 https://drive.google.com/open?id=1xJMQlE827oK9asK0kMaCJ3GCF9bXhfOTrmxorPKMh6Q

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: O aluno escreverá legendas para as fotos que anexará à carta ao seu pen pal.

Expectativa: Que esta atividade de produção de texto estimule os alunos para o tema de descrever suas ações e legendar fotos, utilizando o present continuous.

Orientações:

  • Lembre-os de que esta atividade faz parte da carta a um pen pal de outro país, a qual será concluída ao final da próxima aula.
  • Projete este slide, ou escreva no quadro o roteiro.
  • Em seus cadernos, os alunos podem colar as fotos ou desenhar e escrever as legendas.
  • Ao fim, você pode circular e apontar nos textos possíveis desvios no uso do present continuous e pedir que revisem e corrijam.
  • Também é possível pedir que compartilhem suas fotolegendas para a turma.

? Material complementar:

  • Um output alternativo seria simular uma conversa por whatsapp ou skype. Você pode dar a seguinte instrução:

You are texting with a friend. Tell your friend three things you are doing now, over the cell phone, by whatsapp, skype…

Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula e propõe uma autoavaliação para os alunos.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalhamos nesta aula: o uso do present continuous para descrever uma atividade que se pratica no momento em que se fala dela, ou posteriormente, quando a descrevemos.

Expectativa: Que os alunos percebam que o present continuous é o tempo verbal correto para descrever ações em desenvolvimento.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide:

We learned to use the Present Continuous to describe what we are doing at the moment.

Por fim, pergunte: Do you have any questions? Are there any doubts?

?Material complementar: Se sobrar um tempinho, feche a aula sistematizando o Present Continuous de modo bem simples e rápido. Use esta worksheet: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cCAeC3s95GzBhuNEYpqCYxJ38yFtqyjeaydkjanegKt9r6f8Dp8NykKZnfwZ/atividade-para-impressao-present-continuous-extra-ing6-13un05.pdf

Contents

  1. INPUT: Illustrations of activities in progress.
  2. OUTPUT: Students will describe in writing what they are doing at the moment.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Edson José Cortiano
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes