12939
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Fazer apresentação sobre minha escola

POR: Michelle de Sousa Bahury 25/10/2018
Código: ING6_02UND04

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Fazer apresentação sobre minha escola

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o quarto de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, uma fotografia pessoal do aluno, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do youtube. Caso estes recursos não estejam disponíveis, prepare flashcards com imagens que representam os objetos presentes no vídeo com antecedência para que sejam mostrados aos alunos e baixe o aúdio do vídeo. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como foco a expressão de apresentações dos colegas de classe, professor e objetos escolares. “Today you will be able to introduce your classmates, teachers and school objects.”

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:
  • What do you see in the picture? (Os alunos devem responder coisas como: notebooks, a pencil, paintbrushes, a kid, a teacher.
  • Peça aos alunos para identificarem a qual lugar essas imagens pertencem. Faça a pergunta: What place is this? Os alunos devem responder: This is a school!
  • Peça para que continuem prestando atenção no contexto da imagem.

2. Coloque o vídeo disponível nesse link: Japanese school life https://www.youtube.com/watch?v=eR9HUMJKSwE.

Após assisti-lo, faça as próximas perguntas:

  • What other objects can you see in the video? (as respostas podem variar entre bikes, school bag, umbrella, shoes, books). A próxima pergunta deve ser: Where are they? Os alunos provavelmente responderão: at school).

  • Pergunte também: Is this school in Brazil? (os alunos deverão responder No! ou No, It’s in Japan) Are they classmates? Os alunos devem responder: Yes!

  • Aproveite para explicar o significado das palavras classmates e friends.

  • Aponte para as imagens do slide e pergunte se as mesmas apareceram no vídeo. Faça assim: Aponte para primeira imagem e fale: What’s this? A resposta esperada é: This is a notebook.

  • Em seguida pergunte: Did you see a notebook in the video? Os alunos devem responder Yes! Continue a interação com as demais imagens.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Realizar apresentações sobre objetos relacionados ao ambiente escolar de forma contextualizada e organizada.

Expectativa: Que os alunos aprendam a apresentar seus amigos e professores. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que apresentações são expressas a partir do uso do Presente simples. Coloque apenas três minutos e meio do vídeo.

Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: Meena: I Love school (English) https://www.youtube.com/watch?v=DqrxR9PmtQk

Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, pode baixar o áudio e apresentar algumas imagens relacionadas com a escola.

Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que uma garota mostra sua rotina escolar junto aos seus colegas de sala.

Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro algumas dessas expressões: I love school! / Bye Bye / This is a papaya. Mostre o vídeo novamente, mas dessa vez pause-o para fazer algumas perguntas: What’s the girl’s name? / Where is Meena? /Is the school big? / How many classmates does she have? What do the students do in class? /Is the teacher nice? As respostas deverão ser respectivamente: It’s Meena / at school / Yes, It is / seven / They do a presentation / Yes, she is.

Em seguida, coloque o vídeo uma terceira vez para que os alunos compreendam bem a ideia do contexto escolar. Pause o vídeo nas imagens que se referem ao ambiente escolar para que haja interação entre alunos e professor. Divida os alunos em duplas e quando pausar o vídeo, escolha uma das duplas e faça uma pergunta para eles a fim de que cada aluno responda pelo menos uma vez. Modele primeiro para eles. Mostre uma imagem pausada e pergunte: What’s this? Os alunos devem responder no Presente Simples: This is a book. Dependendo do nível da turma, o professor pode pedir para que utilizem outras palavras referentes ao ambiente escolar além das estudadas nesta aula. Peça para que os alunos digam as palavras e tentem fazer a partir delas outras apresentações com o vocabulário explorado no vídeo do input. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar os conteúdos que já foram estudados em aulas anteriores com o contexto apresentado nessa aula.Veja quais palavras eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. Continue pausando o vídeo e interagindo com os alunos.

Entregue um worksheet com imagens e substantivos relacionados à vida escolar. Faça assim: Divida a turma em duplas. É sempre bom que o professor faça a repetição oral dos substantivos em coro com os alunos antes de iniciar a tarefa. Peça aos alunos que relacionem as imagens com os seus nomes antes das apresentações dos objetos. Assim: This is a pen. Em seguida proponha um memory game. Estabeleça um tempo para os alunos memorizarem as imagens apresentadas na atividade. Cada componente da dupla deve tentar lembrar o maior número de palavras apenas olhando as imagens apresentadas. O outro aluno deve verificar se o componente está reconhecendo corretamente as palavras. Continue com essa dinâmica até que os dois alunos de cada dupla sejam contemplados.

Caso queira variar essa dinãmica, peça para os alunos olharem para alguns objetos em sala de aula e apresentarem para a sua dupla. Essa atividade possibilita a ampliação de vocabulário pelos alunos.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer apresentações pessoais, dos colegas de classe, professores e objetos escolares.

Expectativa: Os alunos devem se comunicar utilizando as expressões: Good morning / Good afternoon, I’m Andrew. / This is my book and these are my pencils / My favorite teacher is Mrs. Silva./ My best friend is Cynthia. My school is big and nice. I love my school.

Orientações:

  • Divida a turma em dois grupos. Cada grupo deve mostrar uma foto ou um desenho de um dos colegas da sala e mostrar para a outra metade. A foto deve ser trazida antecipadamente de casa ou os alunos podem desenhar seus colegas em uma folha de papel.Cada grupo deve escolher um representante para fazer a apresentação desse colega para os demais alunos. Se os alunos quiserem, podem mudar o modelo sugerido e acrescentar novas informações.
  • Peça que os alunos organizem suas falas primeiramente no papel. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
  • O aluno que fizer a apresentação deve, ao final, escolher o próximo a falar. Assim é necessário que cada grupo seja intercalado para que possam realizar apresentações orais. Deixe que os alunos interajam bastante. Dê 13 minutos para essa atividades. (se sua turma for muito grande e seu tempo não for tão flexível, peça que cada aluno faça apresentações apenas para um outro aluno).
  • Essa atividade deve ficar parecida com essa: Good morning!, I`m ____________. / This is my book and these are my pencils. My favorite teacher is Mrs. Silva. My best friend is Cynthia. My school is big and nice. I love my school.
  • Ao final da atividade, proponha uma atividade de fixação. Escolha alguém para ser apresentado pela turma. Cada aluno deve repetir a informação que já foi dada e acrescentar uma nova. Escolha alguns alunos aleatoriamente para fazer essa atividade. Essa atividade deve ficar parecida com essa:
  • (Aluno A): Good morning!

(Aluno B): Good morning! My name’s Pedro.

(Aluno C): Good morning! My name’s Pedro. This is my friend Isaac.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de fazer apresentações pessoais.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 3 novamente. Peça que desenhem seus professores em uma folha de papel. Feito isso, peça que apresentem seus professores utilizando as expressões: This is / These are / His/her name is e o que mais conseguirem produzir. Faça assim: Mostre o desenho de um professor feito por um dos alunos e diga: Introduce him / her. (É esperado que os alunos respondam: Hi! My name’s ____________. I’m a student. I have many teachers. This is Mr. ______________). Administre a quantidade de apresentações de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: <Video clip about a Bangladeshi school, showing the daily routine of a student>
  2. OUTPUT: <Students should introduce their teachers, classmates and school objects using the Simple Present Tense.>



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

<(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.>

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes