12883
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Tipos de argumentos persuasivos para a construção de textos argumentativos

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Tipos de argumentos persuasivos para a construção de textos argumentativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: ING9_07UND02
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2265/tipos-de-argumentos-persuasivos-para-a-construcao-de-textos-argumentativos

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
- Para compartilhar as produções, use algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Doogle Docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.

Context
Envie o slide do Context por WhatsApp com o link para um documento no Google Docs com a imagem do slide, uma tabela com o nome de cada aluno e uma linha ao lado, para que cada aluno preencha a sua própria resposta ao lado do nome. Oriente para que eles respondam na tabela as 4 primeiras perguntas que estão na orientação do slide do Context. Não use neste momento da atividade a quinta e última pergunta, deixando-a para o momento síncrono como forma de retomada e “link” para a atividade de Input.

Eles devem responder a estas perguntas até antes do início da aula síncrona:

    - What do these three pictures have in common?
    - From what you have studied, what aspects make you think that these are adverts/advertisements? Any special characteristics that you can point out?
    - Are there any special vocabulary items that caught your attention in the three images?
    - Who do you think these pieces of advertisement are aimed at?

Input (momento síncrono)
Como preparação para este momento, envie um dia antes da aula a worksheet (link aqui) da atividade para que eles a façam antes do momento síncrono. Desta forma, os alunos se organizam e acionam conhecimentos prévios.

Ao iniciar este momento síncrono, retome o que foi feito anteriormente ao fazer a quinta pergunta do slide de Context aos alunos:

    - What do you think these pieces of advertisement intend to do?

Incentive os alunos a expressarem suas dúvidas e opiniões, e apresente o objetivo da lição. A partir daí oriente-os para trabalhar com os vídeos sugeridos.

Trabalhe cada vídeo com os alunos a partir das orientações que já existem neste plano de aula. Ao final da discussão a respeito dos vídeos, encaminhe a folha de atividades para o Output (link aqui) e explique o que é esperado deles.

Output
Este Output, por se tratar de uma frase, pode ser postado, por exemplo, num mural de Padlet. Outra opção é montar no Google Drive uma terceira coluna da mesma tabela que já trabalharam anteriormente, e solicitar aos alunos que escrevam suas frases nesta última coluna.

Sugira aos alunos que comentem, ou insiram um emoji como forma de feedback às ideias dos colegas.

Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as frases que eles escreveram. Forneça feedback tanto do conteúdo (primeiramente), e depois da forma (correta, ou sujeita a correções). Verifique se ficaram dúvidas. Apresente o objetivo da próxima aula.

Convite às famílias
Peça aos alunos decidirem junto às famílias um tópico relevante. Pode ser algo em relação ao próprio bairro onde moram, a alguma condição específica na vida que acreditam que merece destaque (por exemplo, ficar horas numa fila de banco ou de hospital), transporte coletivo, enfim, algo que impacta de forma não tão positiva e que merece um alerta. Este pode ser, por exemplo, o tópico abordado na frase que deverão elaborar na worksheet de Output. 

Sugestão Enviada Por: Ana Lígia e Sandra Durazzo


Código: ING9_07UND02

(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas