Context
Tempo sugerido: 10 minutos (para todos os slides de contextualização - slides 2, 3 e 4)
Orientações: comece mostrando as imagens a seguir e pergunte:
- What kind of media is this? (Resposta: blog)
- What kind of blogs are these ones? OR What do they talk about? (Resp.: famous people, feelings, relationship etc)
- How do you know that? (Resposta: Because of the pictures, the kind of texts, etc)
- Have you ever read a text in a blog?
- What kind of blog do you like to access?
- Would you like to have a blog?
As imagens dos slides 2, 3 e 4 foram retiradas dos seguintes sites:
http://furreekatt.blogspot.com.br/
http://imcapturingsunshine.blogspot.com.br/
http://alwaysabbynoel.blogspot.com.br/
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em ler e entender como funciona um blog.
Input
Tempo sugerido: 20 minutes (slides 6, 7, 8)
Propósito: mostrar aos alunos um exemplo de blog e fazer com que leiam as informações importantes relativas a esse gênero.
Expectativa: levar os alunos a lerem uma página de um blog e perceberem o tipo de notícia veiculada, a quem se destina, como é a linguagem etc.
Orientações:
Peça para os alunos observarem a página do blog (se tiver acesso a ele). Explorar questões sobre o registro, tipo de leitor do blog, assuntos tratados, de onde é o blog, etc. (Disponível em: https://gemreportunesco.wordpress.com/ acesso em 16/07/2018 ).
Como o blog é um suporte dinâmico, pode ser que não ache as páginas apresentadas nos slides. Caso isso aconteça, explore outras páginas deste blog. A exploração será sempre sobre a leitura que eles fazem desse suporte, como lê-lo, como “navegar” por ele e obter as informações que eles precisam. Também há a possibilidade de imprimir os textos da página a ser trabalhada para facilitar a leitura pelos alunos.
Assim, para obter esse conhecimento, faça perguntas do tipo:
- What kind of subjects can be found in this blog? (Possíveis respostas: About education, children, teachers, learning etc)
- What characteristics of a blog can you see in the image? (Respostas: palavras/expressões como “blog”, “posted”, “Sign me up”, “search” , “Blog homepage”, etc)
- What kind of text is this? A report, a poem, news….what makes you understand that? (Resposta: it's news with an interview, there is information, and questions and answers).
- What is the text about? (Resposta: It's about education in other countries)
- Why would somebody subscribe this blog? (Respostas possíveis: Because you are interested in this kind of information / Because you want to receive more information about these topics etc)
- Do you think the register here is more formal or informal? Why? (Respostas possíveis: More formal because it’s a site for teachers / it’s a site that needs to be understood by everybody etc)
- This picture is the Blog homepage. What kind of information can we see ? (Respostas:General information about the blog / specific articles published on that day)
- If you want to know more about the site to be sure it is a good source for your research on education, what tab would you click? Respostas: “About”) So, let’s check what you said?
Slide 7: mostre o slide e confirme as hipóteses levantadas pelos alunos. Faça uma leitura com eles, focando em perceber a utilidade dessas informações. Faça perguntas como:
g) Who is hosting the site? (Respostas: GEM Report, published by UNESCO)
h) Are they trustful? Why? (Respostas: Yes, because they are a reference for reviewing and advancing the global follow-up and review of education)
i) What could be found in the tab “Links”? (Resposta: Useful links related to UNESCO)
Slide 8: let’s check it?
Mostre o slide para confirmar ou não a hipótese dos alunos.
Input
Tempo sugerido: Input (slides 6 , 7, 8)
Orientações:
Siga as orientações contidas no slide 6.
Input
Tempo sugerido: Input (slides 6, 7, 8)
Orientações:
Siga as orientações contidas no slide 6.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9,10)
Propósito: levar os alunos a refletirem sobre as características de um blog.
Expectativa: os alunos levantarão características do suporte blog.
Orientações:
Explique aos alunos que, em duplas, eles deverão rapidamente levantar características de um blog e tentar explicar o que pode ou não estar nesse suporte, definindo-o para alguém que não saiba o que ele é. ( Based on our discussion, let’s try to define what a blog is. Imagine you have to explain to a person who doesn't know anything about it, how would you explain what a blog is, the parts of it, etc)
Dê 5 minutos para que os pares possam discutir e rascunhar algo. O foco não é a escrita, mas a discussão sobre essas características. Depois desse tempo, abra a discussão e anote na lousa os principais resultados, tentando escrever uma definição em conjunto com os alunos.
Para terminar, mostre o slide 10 para a turma, comparando-o com o que eles produziram. Pergunte: are there blogs only about education? What other kinds of blogs can you find? (Resposta: about anything: poems, stories, music, food recipes, sports habits, travel logs, touristic information, scientific subjects..etc)
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: levar os alunos a sistematizar o que viram na aula de uma forma resumida.
Orientações: leia o slide com os alunos e, se necessário, dê exemplos do que foi feito.