12879
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Dimensão cultural

Plano de aula - Concordando em debates

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Concordando em debates

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
Para compartilhar as produções (no caso desta aula, a diagramação do roteiro do debate), usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, Kahoot ou Mentimeter.

Context
Envie a imagem do Context e as perguntas. Peça para os alunos escreverem, via Whatsapp, para um colega da classe para saber a opinião dele. Você pode usar as seguintes perguntas:
- What kind of music do the singers in the cloud sing?
- And what do they usually sing about? (Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de protesto, preconceitos, desigualdades, autoridades, superação, violência, dificuldades/protest, prejudice, inequalities, authorities, overcoming, violence, difficulties).
- Do you listen to them? What calls your attention in their music?
- Do you agree music is a good way to spread ideas and make a point? Why?

Oriente-os a guardarem as respostas que os amigos derem, porque as mesas serão usadas posteriormente.

Input (aula síncrona)
Tempo sugerido: 25 minutos
Marque um momento síncrono com eles para trabalhar o input.
Prepare uma atividade no Kahoot (disponível aqui), Mentimeter (disponível aqui) ou GoogleDocs, no formato de um quiz. Monte uma questão para cada frase do Slide. Coloque a frase como está e forneça 4 alternativas de respostas, sendo uma delas a correta. Vá apresentando frase por frase e peça para os alunos responderem à alternativa correta. Compartilhe os resultados da tela do seu computador. Ao final, repasse todas as frases e veja se eles têm dúvidas, e reforce o objetivo da aula. Relembre os alunos da atividade do context, e sugira que eles enviem uma mensagem de resposta ao amigo usando uma das frases (desde que eles concordem com a opinião dada).
Explique que deverão assistir a um vídeo e explique a atividade.
Envie o vídeo (link ou arquivo) com as perguntas da orientação do slide. Já peça para eles pensarem se concordam com alguma das possibilidades apresentadas.

Output (aula síncrona)
Tempo sugerido: 15 minutos
Projete o slide do output e diga:
- Today, we are going to share your opinion about the ideias you watched in the video.

Leia uma afirmação em voz alta e peça para os alunos expressarem as opiniões deles, falando uma das frases (da lista, ou outras) que melhor representa o que pensam.
Após isso, você pode colocar outras perguntas/afirmativas sobre algo que está acontecendo neste momento, para saber a opinião deles.

Feedback (aula síncrona)
Tempo sugerido: 5 minutos

Projete o slide de feedback.
Trabalhe com os alunos os conteúdos que foram adicionados na tabela. Projete a sua tela com a tabela aberta e veja possíveis dúvidas. Forneça feedback sobre as idéias e trabalhe com eles o conteúdo do slide.

Convite às famílias
Diga aos alunos para perguntarem às famílias qual tipo de música representa a origem deles, e qual a mensagem que esta música transmite. Peça para os alunos postarem as respostas, se achar pertinente.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_01UND03

(EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Dimensão cultural do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas