12876
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Emitir opiniões

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Emitir opiniões

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Silveira Sued

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas:
- Ferramentas de criação de mapas mentais, como MindMeister (link) e MindUp (link), ou edição de imagem, como o Canva (link).

Context
Compartilhe as perguntas do slide antecipadamente com seus alunos. Compartilhe, também, a pergunta de introdução ao vídeo: What is diversity?”
Você pode incentivar que os alunos colham opiniões entre familiares e amigos online. Peça para que registrem em um mapa mental as palavras-chave relacionadas a diversity (ideias que vem à mente, exemplos, lugares em que se encontra diversidade, conceitos e sinônimos). Um mote para pensarem nas palavras pode ser a frase do slide 1.

Input
Disponibilize o link do vídeo do input e a transcrição antes do encontro síncrono. Peça para que os alunos assistam ao vídeo e leiam a transcrição, buscando saber como os adolescentes respondem à mesma pergunta. A partir disso, oriente-os a ampliarem o mapa mental pessoal com palavras-chave novas utilizadas por eles no vídeo para expressarem as opiniões sobre diversidade.

Ao orientar a produção do mapa mental:
- Explique o formato do gênero e sua utilidade para registrar conhecimentos e relação entre conceitos. Você pode ler mais sobre a função e os usos dos mapas mentais neste link e neste link.
- Deixe nítido que ele é um registro que será útil no encontro síncrono e que eles compartilharão com os colegas.
- Enfatize que a ideia é registrar: as palavras-chave que eles encontraram durante a leitura que ajudaram a compreender a opinião das pessoas do vídeo; palavras que pareceram relevantes, na opinião deles, para pensar sobre o assunto e estabelecer relação visual entre opiniões diferentes, similares ou complementares.

Se você optar pela criação de mapas em ambientes digitais, você pode estimular a criação conjunta, solicitando que criem os mapas em pares ou trios, por exemplo. Solicitando o mapa por meios digitais ou no papel, peça para que os alunos compartilhem a produção (no segundo caso, por fotos) no Whatsapp ou em ambientes digitais de aprendizagem (Moodle, Padlet, Google Classroom etc.). Peça para que observem as produções dos colegas, comparando com a própria.

No encontro síncrono, peça para que os alunos falem sobre a produção do mapa mental. Se possível, exiba os mapas dos alunos e comente sobre eles, convidando-os a apresentarem para os colegas. Você pode fazer perguntas, como: Which words did you link to the word diversity? What examples of diversity the teenagers mentioned?. Você pode pedir para os alunos comentarem sobre as diferenças entre os mapas. Retome a pergunta do slide 1 e deixe que comentem livremente.

Output
Compartilhe a ficha e solicite que realizem as atividades. O texto da atividade você encontra nos materiais complementares.

Em duplas, (via Whatsapp, por exemplo), eles devem conferir as respostas e elencar as cinco expressões utilizadas para dar opinião na atividade 1, e debater a resposta à atividade 2 usando as expressões elencadas e observando se utilizam outras que não constam na atividade 1.

No próximo encontro síncrono, solicite que as duplas compartilhem as respostas. Você pode pedir para as duplas comentarem as respostas comparando com as de outras.

Realize a dinâmica do slide de output, mas adaptando para a realidade do encontro virtual: você pode pedir que abaixem ou subam em frente à câmera, por exemplo.

Feedback
Ainda no encontro síncrono, retome o que aprenderam na sequência, seguindo as instruções do slide final.

Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a ajudarem na construção do mapa mental, discutindo ideias e comentando sobre os mapas mentais dos demais estudantes.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_04UND03

(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas