12873
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Previsões sobre o futuro com horóscopo no rádio

POR: Rafaela Xavier de Araújo 23/10/2018
Código: ING8_01UND02

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Previsões sobre o futuro com horóscopo no rádio

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula e adiante que a aula será de produção oral.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Ativar os saberes dos alunos sobre o vocabulário relacionado aos signos do zodíaco.

Orientações: Imprima ou mostre o slide com a figura.

  • Pergunte aos alunos: What is this picture about? e espere como resposta: zodiac signs/ astrology.

  • Para que os alunos interajam e se envolvam no contexto da aula, pergunte: Do you know your zodiac sign? e espere por reações positivas (Yes, I do).

  • Aos alunos que responderem positivamente, peça mais informações sobre o que sabem, dando-lhes oportunidade para se expressarem. Pergunte, por exemplo: What is your zodiac sign? e, a partir do que eles responderem, continue com: What does being a (signo citado por eles) mean, in your opinion? e espere por respostas do tipo (signo) is stubborn/calm/happy.

  • Pergunte: Are you like this? ou Do you agree with this definition?, principalmente aos alunos que demonstram reações negativas, assim eles podem interagir e todos terão mais argumentos, tanto os que acreditam e gostam do assunto quanto os contrários.

  • Deixe a turma interagir com suas opiniões, contrárias ou não, sem certo ou errado, pois a intenção maior é ambientá-los e empolgá-los com o tema.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos a previsão do dia de um horóscopo.

Expectativa: Que os alunos sejam ambientados com o tipo de texto (tamanho, vocabulário, informação e estrutura) usados em horóscopos.

Orientações: Mostre a figura ou imprima algumas cópias e distribua para a turma.

  • Para explorar a parte visual do texto, pergunte: “What is this picture about?” e espere por respostas do tipo “A horoscope prediction/ a daily horoscope”;

T: Which zodiac sign is this horoscope about? / Ss: Sagittarius;

T: Where can you find information about zodiac signs?/ Ss: Magazines, radio, websites;

T: Do you usually read daily horoscope? e espere por respostas positivas, como Yes, I do/ Sometimes.

  • Para explorar o texto, comece perguntando What do you expect to find in these texts? e espere como respostas Suggestions/ pieces of advice, predictions, plans; Pergunte: What can sagittarius expect from today’s horoscope? A prediction? A piece of advice? A suggestion? A plan? e espere como resposta a prediction.

  • Escreva no quadro prediction e peça para os alunos procurarem no texto trechos que sintetizam a previsão. Após dar tempo para que leiam o texto com atenção, pergunte: What is the prediction about? e espere como resposta Someone they haven’t seen for a long time will come/appear. Pergunte: What is sagittarius expected to do? e espere como resposta (They are expected to say) let me think about it ou They are going to ask for a time to think.

  • Pergunte: Do you think sagittarius is going to do this? e deixe-os dar suas opiniões, não há resposta certa ou esperada.

  • Depois de ouvi-los, peça para que listem as previsões que eles esperam encontrar em horóscopos diários (List the predictions you expect to find in your daily horoscope), como dicas para o amor, humor do dia, cor ou roupa apropriada etc.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Fazer os alunos falarem sobre previsões e planos para os signos.

Expectativa: Que os alunos usem as formas de futuro will e going to o máximo que puderem.

Orientações:

  • Peça para a turma se separar em 12 duplas (ou 6 grupos em casos de turmas com mais de 24 alunos). Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Peça para que eles compartilhem suas listas.

  • Distribua um signo para cada dupla (ou dois signos para cada grupo). Você pode apenas ditar os nomes dos signos oralmente ou pode sorteá-los na frente da turma. Caso opte pelo sorteio, traga os nomes dos signos cortados em pedaços de papel antes da aula para agilizar o sorteio.

  • Diga para alunos que eles devem criar previsões para os signos tendo os horóscopos diários do site https://www.astrology.com/horoscopes.html como modelo. Você pode mostrar a página de horóscopos diários ou tirar cópias dos textos e distribuí-los para a turma. Escreva no quadro ou mostre o slide com o tipo de linguagem que eles devem usar para fazer as previsões, pontuando brevemente a diferença entre going to e will para previsões. Dê algum tempo para que discutam suas ideias.

  • Avise que eles deverão gravar áudios com previsões para os signos em formato de horóscopo diário e apresentar como em uma locução de rádio, com introdução do tipo Now it’s time for your daily horoscope, (citar os signos) e, em seguida, eles citam os horóscopos e as previsões (Aries: You…/ Taurus: you…). Os áudios devem ter de 2 a 3 minutos de duração (duplas: 2 minutos, grupos 3 minutos) e todos devem falar. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor das duplas (ou grupos) e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar os verbos will e going to para fazer previsões sobre o futuro.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam do uso de temas comuns, como o horóscopo, em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa o gênero textual horóscopo como base para prática oral. Exemplos desses textos são os artigos “Relatos de uma experiência com o jornal na Educação” de Daviane Cristine Miranda, Universidade Estadual de Londrina - UEL (http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/davianecmiranda.pdf ) e “Gêneros textuais como recurso para ensino de aprendizado de língua portuguesa” de Marcinete Rocha da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (http://www.unemat.br/revistas/moinhos/media/files/GENEROS_TEXTUAIS_COMO_RECURSO_PARA_ENSINO_E_APRENDIZADO.pdf) os quais tratam o horóscopo como gênero e recurso textual em sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula e adiante que a aula será de produção oral.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Ativar os saberes dos alunos sobre o vocabulário relacionado aos signos do zodíaco.

Orientações: Imprima ou mostre o slide com a figura.

  • Pergunte aos alunos: What is this picture about? e espere como resposta: zodiac signs/ astrology.

  • Para que os alunos interajam e se envolvam no contexto da aula, pergunte: Do you know your zodiac sign? e espere por reações positivas (Yes, I do).

  • Aos alunos que responderem positivamente, peça mais informações sobre o que sabem, dando-lhes oportunidade para se expressarem. Pergunte, por exemplo: What is your zodiac sign? e, a partir do que eles responderem, continue com: What does being a (signo citado por eles) mean, in your opinion? e espere por respostas do tipo (signo) is stubborn/calm/happy.

  • Pergunte: Are you like this? ou Do you agree with this definition?, principalmente aos alunos que demonstram reações negativas, assim eles podem interagir e todos terão mais argumentos, tanto os que acreditam e gostam do assunto quanto os contrários.

  • Deixe a turma interagir com suas opiniões, contrárias ou não, sem certo ou errado, pois a intenção maior é ambientá-los e empolgá-los com o tema.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos a previsão do dia de um horóscopo.

Expectativa: Que os alunos sejam ambientados com o tipo de texto (tamanho, vocabulário, informação e estrutura) usados em horóscopos.

Orientações: Mostre a figura ou imprima algumas cópias e distribua para a turma.

  • Para explorar a parte visual do texto, pergunte: “What is this picture about?” e espere por respostas do tipo “A horoscope prediction/ a daily horoscope”;

T: Which zodiac sign is this horoscope about? / Ss: Sagittarius;

T: Where can you find information about zodiac signs?/ Ss: Magazines, radio, websites;

T: Do you usually read daily horoscope? e espere por respostas positivas, como Yes, I do/ Sometimes.

  • Para explorar o texto, comece perguntando What do you expect to find in these texts? e espere como respostas Suggestions/ pieces of advice, predictions, plans; Pergunte: What can sagittarius expect from today’s horoscope? A prediction? A piece of advice? A suggestion? A plan? e espere como resposta a prediction.

  • Escreva no quadro prediction e peça para os alunos procurarem no texto trechos que sintetizam a previsão. Após dar tempo para que leiam o texto com atenção, pergunte: What is the prediction about? e espere como resposta Someone they haven’t seen for a long time will come/appear. Pergunte: What is sagittarius expected to do? e espere como resposta (They are expected to say) let me think about it ou They are going to ask for a time to think.

  • Pergunte: Do you think sagittarius is going to do this? e deixe-os dar suas opiniões, não há resposta certa ou esperada.

  • Depois de ouvi-los, peça para que listem as previsões que eles esperam encontrar em horóscopos diários (List the predictions you expect to find in your daily horoscope), como dicas para o amor, humor do dia, cor ou roupa apropriada etc.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Fazer os alunos falarem sobre previsões e planos para os signos.

Expectativa: Que os alunos usem as formas de futuro will e going to o máximo que puderem.

Orientações:

  • Peça para a turma se separar em 12 duplas (ou 6 grupos em casos de turmas com mais de 24 alunos). Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Peça para que eles compartilhem suas listas.

  • Distribua um signo para cada dupla (ou dois signos para cada grupo). Você pode apenas ditar os nomes dos signos oralmente ou pode sorteá-los na frente da turma. Caso opte pelo sorteio, traga os nomes dos signos cortados em pedaços de papel antes da aula para agilizar o sorteio.

  • Diga para alunos que eles devem criar previsões para os signos tendo os horóscopos diários do site https://www.astrology.com/horoscopes.html como modelo. Você pode mostrar a página de horóscopos diários ou tirar cópias dos textos e distribuí-los para a turma. Escreva no quadro ou mostre o slide com o tipo de linguagem que eles devem usar para fazer as previsões, pontuando brevemente a diferença entre going to e will para previsões. Dê algum tempo para que discutam suas ideias.

  • Avise que eles deverão gravar áudios com previsões para os signos em formato de horóscopo diário e apresentar como em uma locução de rádio, com introdução do tipo Now it’s time for your daily horoscope, (citar os signos) e, em seguida, eles citam os horóscopos e as previsões (Aries: You…/ Taurus: you…). Os áudios devem ter de 2 a 3 minutos de duração (duplas: 2 minutos, grupos 3 minutos) e todos devem falar. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor das duplas (ou grupos) e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar os verbos will e going to para fazer previsões sobre o futuro.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam do uso de temas comuns, como o horóscopo, em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa o gênero textual horóscopo como base para prática oral. Exemplos desses textos são os artigos “Relatos de uma experiência com o jornal na Educação” de Daviane Cristine Miranda, Universidade Estadual de Londrina - UEL (http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/davianecmiranda.pdf ) e “Gêneros textuais como recurso para ensino de aprendizado de língua portuguesa” de Marcinete Rocha da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (http://www.unemat.br/revistas/moinhos/media/files/GENEROS_TEXTUAIS_COMO_RECURSO_PARA_ENSINO_E_APRENDIZADO.pdf) os quais tratam o horóscopo como gênero e recurso textual em sala de aula.


Contents

  1. INPUT: daily horoscope from the website astrology.com (https://www.astrology.com/horoscopes.html)
  1. OUTPUT: to record a shot audio (a daily horoscope in the radio).

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes