Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula e adiante que a aula será de produção oral.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Ativar os saberes dos alunos sobre o vocabulário relacionado aos signos do zodíaco.
Orientações: Imprima ou mostre o slide com a figura.
- Pergunte aos alunos: What is this picture about? e espere como resposta: zodiac signs/ astrology.
- Para que os alunos interajam e se envolvam no contexto da aula, pergunte: Do you know your zodiac sign? e espere por reações positivas (Yes, I do).
- Aos alunos que responderem positivamente, peça mais informações sobre o que sabem, dando-lhes oportunidade para se expressarem. Pergunte, por exemplo: What is your zodiac sign? e, a partir do que eles responderem, continue com: What does being a (signo citado por eles) mean, in your opinion? e espere por respostas do tipo (signo) is stubborn/calm/happy.
- Pergunte: Are you like this? ou Do you agree with this definition?, principalmente aos alunos que demonstram reações negativas, assim eles podem interagir e todos terão mais argumentos, tanto os que acreditam e gostam do assunto quanto os contrários.
- Deixe a turma interagir com suas opiniões, contrárias ou não, sem certo ou errado, pois a intenção maior é ambientá-los e empolgá-los com o tema.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Mostrar aos alunos a previsão do dia de um horóscopo.
Expectativa: Que os alunos sejam ambientados com o tipo de texto (tamanho, vocabulário, informação e estrutura) usados em horóscopos.
Orientações: Mostre a figura ou imprima algumas cópias e distribua para a turma.
- Para explorar a parte visual do texto, pergunte: “What is this picture about?” e espere por respostas do tipo “A horoscope prediction/ a daily horoscope”;
T: Which zodiac sign is this horoscope about? / Ss: Sagittarius;
T: Where can you find information about zodiac signs?/ Ss: Magazines, radio, websites;
T: Do you usually read daily horoscope? e espere por respostas positivas, como Yes, I do/ Sometimes.
- Para explorar o texto, comece perguntando What do you expect to find in these texts? e espere como respostas Suggestions/ pieces of advice, predictions, plans; Pergunte: What can sagittarius expect from today’s horoscope? A prediction? A piece of advice? A suggestion? A plan? e espere como resposta a prediction.
- Escreva no quadro prediction e peça para os alunos procurarem no texto trechos que sintetizam a previsão. Após dar tempo para que leiam o texto com atenção, pergunte: What is the prediction about? e espere como resposta Someone they haven’t seen for a long time will come/appear. Pergunte: What is sagittarius expected to do? e espere como resposta (They are expected to say) let me think about it ou They are going to ask for a time to think.
- Pergunte: Do you think sagittarius is going to do this? e deixe-os dar suas opiniões, não há resposta certa ou esperada.
- Depois de ouvi-los, peça para que listem as previsões que eles esperam encontrar em horóscopos diários (List the predictions you expect to find in your daily horoscope), como dicas para o amor, humor do dia, cor ou roupa apropriada etc.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Fazer os alunos falarem sobre previsões e planos para os signos.
Expectativa: Que os alunos usem as formas de futuro will e going to o máximo que puderem.
Orientações:
- Peça para a turma se separar em 12 duplas (ou 6 grupos em casos de turmas com mais de 24 alunos). Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Peça para que eles compartilhem suas listas.
- Distribua um signo para cada dupla (ou dois signos para cada grupo). Você pode apenas ditar os nomes dos signos oralmente ou pode sorteá-los na frente da turma. Caso opte pelo sorteio, traga os nomes dos signos cortados em pedaços de papel antes da aula para agilizar o sorteio.
- Diga para alunos que eles devem criar previsões para os signos tendo os horóscopos diários do site https://www.astrology.com/horoscopes.html como modelo. Você pode mostrar a página de horóscopos diários ou tirar cópias dos textos e distribuí-los para a turma. Escreva no quadro ou mostre o slide com o tipo de linguagem que eles devem usar para fazer as previsões, pontuando brevemente a diferença entre going to e will para previsões. Dê algum tempo para que discutam suas ideias.
- Avise que eles deverão gravar áudios com previsões para os signos em formato de horóscopo diário e apresentar como em uma locução de rádio, com introdução do tipo Now it’s time for your daily horoscope, (citar os signos) e, em seguida, eles citam os horóscopos e as previsões (Aries: You…/ Taurus: you…). Os áudios devem ter de 2 a 3 minutos de duração (duplas: 2 minutos, grupos 3 minutos) e todos devem falar. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor das duplas (ou grupos) e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar os verbos will e going to para fazer previsões sobre o futuro.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.
Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam do uso de temas comuns, como o horóscopo, em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa o gênero textual horóscopo como base para prática oral. Exemplos desses textos são os artigos “Relatos de uma experiência com o jornal na Educação” de Daviane Cristine Miranda, Universidade Estadual de Londrina - UEL (http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/davianecmiranda.pdf ) e “Gêneros textuais como recurso para ensino de aprendizado de língua portuguesa” de Marcinete Rocha da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (http://www.unemat.br/revistas/moinhos/media/files/GENEROS_TEXTUAIS_COMO_RECURSO_PARA_ENSINO_E_APRENDIZADO.pdf) os quais tratam o horóscopo como gênero e recurso textual em sala de aula.