12873
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Previsões sobre o futuro com horóscopo no rádio

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Previsões sobre o futuro com horóscopo no rádio

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafaela Xavier de Araújo

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Objective 3. Context 4. Input 5. Output 6. Feedback Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula e adiante que a aula será de produção oral.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Ativar os saberes dos alunos sobre o vocabulário relacionado aos signos do zodíaco.

Orientações: Imprima ou mostre o slide com a figura.

  • Pergunte aos alunos: What is this picture about? e espere como resposta: zodiac signs/ astrology.

  • Para que os alunos interajam e se envolvam no contexto da aula, pergunte: Do you know your zodiac sign? e espere por reações positivas (Yes, I do).

  • Aos alunos que responderem positivamente, peça mais informações sobre o que sabem, dando-lhes oportunidade para se expressarem. Pergunte, por exemplo: What is your zodiac sign? e, a partir do que eles responderem, continue com: What does being a (signo citado por eles) mean, in your opinion? e espere por respostas do tipo (signo) is stubborn/calm/happy.

  • Pergunte: Are you like this? ou Do you agree with this definition?, principalmente aos alunos que demonstram reações negativas, assim eles podem interagir e todos terão mais argumentos, tanto os que acreditam e gostam do assunto quanto os contrários.

  • Deixe a turma interagir com suas opiniões, contrárias ou não, sem certo ou errado, pois a intenção maior é ambientá-los e empolgá-los com o tema.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos a previsão do dia de um horóscopo.

Expectativa: Que os alunos sejam ambientados com o tipo de texto (tamanho, vocabulário, informação e estrutura) usados em horóscopos.

Orientações: Mostre a figura ou imprima algumas cópias e distribua para a turma.

  • Para explorar a parte visual do texto, pergunte: “What is this picture about?” e espere por respostas do tipo “A horoscope prediction/ a daily horoscope”;

T: Which zodiac sign is this horoscope about? / Ss: Sagittarius;

T: Where can you find information about zodiac signs?/ Ss: Magazines, radio, websites;

T: Do you usually read daily horoscope? e espere por respostas positivas, como Yes, I do/ Sometimes.

  • Para explorar o texto, comece perguntando What do you expect to find in these texts? e espere como respostas Suggestions/ pieces of advice, predictions, plans; Pergunte: What can sagittarius expect from today’s horoscope? A prediction? A piece of advice? A suggestion? A plan? e espere como resposta a prediction.

  • Escreva no quadro prediction e peça para os alunos procurarem no texto trechos que sintetizam a previsão. Após dar tempo para que leiam o texto com atenção, pergunte: What is the prediction about? e espere como resposta Someone they haven’t seen for a long time will come/appear. Pergunte: What is sagittarius expected to do? e espere como resposta (They are expected to say) let me think about it ou They are going to ask for a time to think.

  • Pergunte: Do you think sagittarius is going to do this? e deixe-os dar suas opiniões, não há resposta certa ou esperada.

  • Depois de ouvi-los, peça para que listem as previsões que eles esperam encontrar em horóscopos diários (List the predictions you expect to find in your daily horoscope), como dicas para o amor, humor do dia, cor ou roupa apropriada etc.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Fazer os alunos falarem sobre previsões e planos para os signos.

Expectativa: Que os alunos usem as formas de futuro will e going to o máximo que puderem.

Orientações:

  • Peça para a turma se separar em 12 duplas (ou 6 grupos em casos de turmas com mais de 24 alunos). Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Peça para que eles compartilhem suas listas.

  • Distribua um signo para cada dupla (ou dois signos para cada grupo). Você pode apenas ditar os nomes dos signos oralmente ou pode sorteá-los na frente da turma. Caso opte pelo sorteio, traga os nomes dos signos cortados em pedaços de papel antes da aula para agilizar o sorteio.

  • Diga para alunos que eles devem criar previsões para os signos tendo os horóscopos diários do site https://www.astrology.com/horoscopes.html como modelo. Você pode mostrar a página de horóscopos diários ou tirar cópias dos textos e distribuí-los para a turma. Escreva no quadro ou mostre o slide com o tipo de linguagem que eles devem usar para fazer as previsões, pontuando brevemente a diferença entre going to e will para previsões. Dê algum tempo para que discutam suas ideias.

  • Avise que eles deverão gravar áudios com previsões para os signos em formato de horóscopo diário e apresentar como em uma locução de rádio, com introdução do tipo Now it’s time for your daily horoscope, (citar os signos) e, em seguida, eles citam os horóscopos e as previsões (Aries: You…/ Taurus: you…). Os áudios devem ter de 2 a 3 minutos de duração (duplas: 2 minutos, grupos 3 minutos) e todos devem falar. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor das duplas (ou grupos) e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar os verbos will e going to para fazer previsões sobre o futuro.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam do uso de temas comuns, como o horóscopo, em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa o gênero textual horóscopo como base para prática oral. Exemplos desses textos são os artigos “Relatos de uma experiência com o jornal na Educação” de Daviane Cristine Miranda, Universidade Estadual de Londrina - UEL (http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/davianecmiranda.pdf ) e “Gêneros textuais como recurso para ensino de aprendizado de língua portuguesa” de Marcinete Rocha da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (http://www.unemat.br/revistas/moinhos/media/files/GENEROS_TEXTUAIS_COMO_RECURSO_PARA_ENSINO_E_APRENDIZADO.pdf) os quais tratam o horóscopo como gênero e recurso textual em sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula e adiante que a aula será de produção oral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Ativar os saberes dos alunos sobre o vocabulário relacionado aos signos do zodíaco.

Orientações: Imprima ou mostre o slide com a figura.

  • Pergunte aos alunos: What is this picture about? e espere como resposta: zodiac signs/ astrology.

  • Para que os alunos interajam e se envolvam no contexto da aula, pergunte: Do you know your zodiac sign? e espere por reações positivas (Yes, I do).

  • Aos alunos que responderem positivamente, peça mais informações sobre o que sabem, dando-lhes oportunidade para se expressarem. Pergunte, por exemplo: What is your zodiac sign? e, a partir do que eles responderem, continue com: What does being a (signo citado por eles) mean, in your opinion? e espere por respostas do tipo (signo) is stubborn/calm/happy.

  • Pergunte: Are you like this? ou Do you agree with this definition?, principalmente aos alunos que demonstram reações negativas, assim eles podem interagir e todos terão mais argumentos, tanto os que acreditam e gostam do assunto quanto os contrários.

  • Deixe a turma interagir com suas opiniões, contrárias ou não, sem certo ou errado, pois a intenção maior é ambientá-los e empolgá-los com o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos a previsão do dia de um horóscopo.

Expectativa: Que os alunos sejam ambientados com o tipo de texto (tamanho, vocabulário, informação e estrutura) usados em horóscopos.

Orientações: Mostre a figura ou imprima algumas cópias e distribua para a turma.

  • Para explorar a parte visual do texto, pergunte: “What is this picture about?” e espere por respostas do tipo “A horoscope prediction/ a daily horoscope”;

T: Which zodiac sign is this horoscope about? / Ss: Sagittarius;

T: Where can you find information about zodiac signs?/ Ss: Magazines, radio, websites;

T: Do you usually read daily horoscope? e espere por respostas positivas, como Yes, I do/ Sometimes.

  • Para explorar o texto, comece perguntando What do you expect to find in these texts? e espere como respostas Suggestions/ pieces of advice, predictions, plans; Pergunte: What can sagittarius expect from today’s horoscope? A prediction? A piece of advice? A suggestion? A plan? e espere como resposta a prediction.

  • Escreva no quadro prediction e peça para os alunos procurarem no texto trechos que sintetizam a previsão. Após dar tempo para que leiam o texto com atenção, pergunte: What is the prediction about? e espere como resposta Someone they haven’t seen for a long time will come/appear. Pergunte: What is sagittarius expected to do? e espere como resposta (They are expected to say) let me think about it ou They are going to ask for a time to think.

  • Pergunte: Do you think sagittarius is going to do this? e deixe-os dar suas opiniões, não há resposta certa ou esperada.

  • Depois de ouvi-los, peça para que listem as previsões que eles esperam encontrar em horóscopos diários (List the predictions you expect to find in your daily horoscope), como dicas para o amor, humor do dia, cor ou roupa apropriada etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Fazer os alunos falarem sobre previsões e planos para os signos.

Expectativa: Que os alunos usem as formas de futuro will e going to o máximo que puderem.

Orientações:

  • Peça para a turma se separar em 12 duplas (ou 6 grupos em casos de turmas com mais de 24 alunos). Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Peça para que eles compartilhem suas listas.

  • Distribua um signo para cada dupla (ou dois signos para cada grupo). Você pode apenas ditar os nomes dos signos oralmente ou pode sorteá-los na frente da turma. Caso opte pelo sorteio, traga os nomes dos signos cortados em pedaços de papel antes da aula para agilizar o sorteio.

  • Diga para alunos que eles devem criar previsões para os signos tendo os horóscopos diários do site https://www.astrology.com/horoscopes.html como modelo. Você pode mostrar a página de horóscopos diários ou tirar cópias dos textos e distribuí-los para a turma. Escreva no quadro ou mostre o slide com o tipo de linguagem que eles devem usar para fazer as previsões, pontuando brevemente a diferença entre going to e will para previsões. Dê algum tempo para que discutam suas ideias.

  • Avise que eles deverão gravar áudios com previsões para os signos em formato de horóscopo diário e apresentar como em uma locução de rádio, com introdução do tipo Now it’s time for your daily horoscope, (citar os signos) e, em seguida, eles citam os horóscopos e as previsões (Aries: You…/ Taurus: you…). Os áudios devem ter de 2 a 3 minutos de duração (duplas: 2 minutos, grupos 3 minutos) e todos devem falar. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor das duplas (ou grupos) e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar os verbos will e going to para fazer previsões sobre o futuro.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam do uso de temas comuns, como o horóscopo, em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa o gênero textual horóscopo como base para prática oral. Exemplos desses textos são os artigos “Relatos de uma experiência com o jornal na Educação” de Daviane Cristine Miranda, Universidade Estadual de Londrina - UEL (http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/davianecmiranda.pdf ) e “Gêneros textuais como recurso para ensino de aprendizado de língua portuguesa” de Marcinete Rocha da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (http://www.unemat.br/revistas/moinhos/media/files/GENEROS_TEXTUAIS_COMO_RECURSO_PARA_ENSINO_E_APRENDIZADO.pdf) os quais tratam o horóscopo como gênero e recurso textual em sala de aula.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Previsões sobre o futuro com will

AULA 03

Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

AULA 04

Promessas e planos em um discurso para eleições escolares

AULA 05

Planos para a escola perfeita

AULA 06

Planejando uma viagem com travel experts

AULA 07

Previsões para o futuro da ciência e tecnologia

AULA 08

O futuro das celebridades

AULA 09

Ficção científica e previsões para o futuro

AULA 10

Organizando um protesto

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Mal-entendidos

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Compreensão da previsão do tempo

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Paráfrase

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Promessas e planos em um discurso para eleições escolares

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Planos para a escola perfeita

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Justificar opiniões

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparar uma apresentação

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Previsões sobre o futuro com horóscopo no rádio

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Criando Aplicativos

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Emitir opiniões

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Educação para todos

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Debate

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Inglês por toda parte

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Realizar uma apresentação

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Interagir com uma outra turma

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Conduzir uma atividade para outros alunos

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Roda de conversa

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Perspectivas sobre o tempo

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Previsões sobre o futuro com will

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

8º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Uso do pronome relativo who-which

8º ano / Inglês / Escrita

Evitar repetição em textos escritos

8º ano / Inglês / Oralidade

Mal-entendidos

8º ano / Inglês / Oralidade

Compreensão da previsão do tempo

8º ano / Inglês / Escrita

"Will+infinitive" e "there will be"

8º ano / Inglês / Oralidade

Paráfrase

8º ano / Inglês / Escrita

Notícias usando linguagem formal e informal

8º ano / Inglês / Leitura

Língua e cultura em diálogo

8º ano / Inglês / Dimensão cultural

Língua e cultura em diálogo

8º ano / Inglês / Escrita

Construindo um infográfico

8º ano / Inglês / Oralidade

Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

8º ano / Inglês / Oralidade

Promessas e planos em um discurso para eleições escolares

8º ano / Inglês / Oralidade

Planos para a escola perfeita

8º ano / Inglês / Leitura

Literatura e sociedade I

8º ano / Inglês / Dimensão cultural

Literatura e sociedade I

8º ano / Inglês / Oralidade

Justificar opiniões

8º ano / Inglês / Oralidade

Preparar uma apresentação

8º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Presente, passado e futuro: escrevendo sobre mudanças

8º ano / Inglês / Oralidade

Previsões sobre o futuro com horóscopo no rádio

8º ano / Inglês / Leitura

Língua e cultura em poesia

8º ano / Inglês / Dimensão cultural

Língua e cultura em poesia

8º ano / Inglês / Oralidade

Criando Aplicativos

8º ano / Inglês / Oralidade

Emitir opiniões

8º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planejando uma viagem com travel experts

8º ano / Inglês / Leitura

Literatura e sociedade II

8º ano / Inglês / Dimensão cultural

Literatura e sociedade II

8º ano / Inglês / Oralidade

Educação para todos

8º ano / Inglês / Oralidade

Debate

8º ano / Inglês / Escrita

Classificados: escrevendo e avaliando

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LI04 da BNCC

8º ano / Inglês / Unidade

Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

8º ano / Inglês / Unidade

Promessas e planos em um discurso para eleições escolares

8º ano / Inglês / Unidade

Planos para a escola perfeita

8º ano / Inglês / Unidade

Previsões sobre o futuro com horóscopo no rádio

8º ano / Inglês / Unidade

Previsões sobre o futuro com will

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Inglês 6º ANO Inglês 7º ANO Inglês 8º ANO Inglês 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann