12870
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Falar sobre membros da família

POR: Michelle de Sousa Bahury 23/10/2018
Código: ING6_02UND03

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6º ano do EF sobre falar sobre membros da família

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o terceiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do youtube. Caso estes recursos não estejam disponíveis, prepare flashcards com imagens que representam famílias de várias partes do mundo mostradas no vídeo com antecedência para que sejam mostradas aos alunos e baixe o áudio do vídeo. Peça que os alunos levem para este dia de aula imagens/ fotografias que representem suas famílias. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de membros da família. “Today you will be able to make an oral presentation about your family.”

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre as imagens aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • What do you see in the picture? (Os alunos devem responder coisas como: a boy, a girl, a man, a woman, a baby.
  • Se os alunos não falarem as palavras mother, father ou outros membros da família, aproveite a oportunidade para fazer as próximas perguntas: Do you see a mother/father/son/daughter/brother/sister/grandmother/grandfather? Utilize os vocabulários sugeridos de acordo com o envolvimento e conhecimento linguístico da turma. Os alunos provavelmente responderão: yes/Yes, I do). Aponte para as imagens e pergunte: Who is this man? Who is this woman?. A resposta esperada é apresentando as pessoas da seguinte forma: This is a mother/father/son/daughter/brother/sister/grandmother/grandfather.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo dos membros da família de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos aprendam a apresentar os membros de suas famílias. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que para fazerem apresentações de pessoas precisam utilizar verb to be e pronomes demonstrativos. Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: https://www.youtube.com/watch?v=y2r2C26RCYs&t=18s

Fonte: Children and Families around the World de E3 Imagine.

Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, colete fotos/ilustração de revistas que representem famílias de diferentes partes do mundo.

Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que aparecem os membros de famílias de vários países.

Primeiramente mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro algumas destas frases: This is my mother/That is my father/He is my brother/She is my sister. Em seguida leia as frases do slide 3 e peça para a turma relacionar a imagem que melhor descreve as frases apresentadas. É preciso notar que nem todas as famílias têm um pai ou uma mãe e que, para que os alunos que fazem parte dessa realidade não se sintam excluídos, é importante ensinar outros vocabulários que representam outras constituições familiares como grandfather/grandmother/aunt/uncle etc. A ideia é verificar se os alunos conseguem compreender a maneira de apresentar as pessoas da família com as expressões ensinadas até então. Veja quais expressões eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo novamente e em seguida, pergunte: What is common to all families of the video? (É esperado que os alunos respondam: a mother/a father/a sister/a brother/a cousin etc). Continue interagindo com os alunos e suscitando mais vocabulário relacionado a família. As próximas respostas esperadas são: grandfather, grandmother, son, daughter etc.

Mostre o slide 5 para prosseguir com o input dessa aula.

Tempo sugerido : Input

Propósito: Apresentar o conteúdo dos membros da família de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos aprendam a apresentar os membros de suas famílias. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que para fazerem apresentações de pessoas precisam utilizar verb to be e pronomes demonstrativos.

Orientações: Mostre o slide 5 e peça para que os alunos reconheçam que há diferença entre expressar This is/That is/These are/Those are. Não esqueça de explicar a ideia de proximidade e singular e plural para usar os pronomes demonstrativos. Use exemplos de sala de aula para contextualizar a gramática. Explore as imagens apresentadas e reforce o novo vocabulário modelando uma primeira pergunta e responda para que tenham confiança em fazer as demais perguntas/respostas. Faça assim: Aponte para a primeira imagem e pergunte “Who are they? A resposta esperada deve ser: These are my parents; Who is he? A resposta esperada deve ser: That is my brother.

Entregue o worksheet que traz um texto falando sobre uma família com informações pessoais para que os alunos possam praticar o conteúdo apresentado nessa aula. Caso necessite ver a resolução das atividades, basta clicar aqui.

Proponha: Read the text in pairs and write the correct vocabulary. (deixe os alunos em duplas e peça que um aluno leia o texto e o outro relacione os nomes das pessoas apresentadas no texto com a relação familiar correta). O professor deve circular em sala e à medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!

Peça: Say a name and the family relationship. Dê 7 minutos para eles. Um aluno lê o nome de um membro da família que está no texto e o outro fala a relação correta. Essa dinâmica segue até que todas as frases da primeira questão do worksheet sejam lidas. A segunda questão pode ser feita como um challenge de vocabulário (caso haja tempo). Verifique se conseguem encontrar 7 palavras relacionadas a família que foram estudadas nesta aula.

? Material complementar:

-Para mais prática de informações sobre os membros da família, o professor pode preparar com antecedência cartões com imagens de vários membros. Assim, peça para um aluno escolher um cartão e fazer a mímica que representa essa pessoa. O restante da turma deve adivinhar a partir dos gestos realizados. Essa pode ser uma dinâmica de bastante integração, pois algumas mímicas podem ser bem engraçadas. Administre a duração dessa atividade de acordo com seu tempo e a quantidade de cartões disponíveis. Se preferir, faça essa mesma atividade em pequenos grupos e acompanhe a realização da mesma.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Apresentar os membros de sua família.

Expectativa: Os alunos devem interagir com alguns de seus colegas de classe. Eles devem utilizar: Who’s this? Who’s that? Eles devem responder algo parecido com:This is my father/She is my sister/That is my cousin/He is my grandfather. Dependendo do nível da turma, os alunos podem incluir os nomes das pessoas: This is Julia. She is my mother.

Orientações:

  • Proponha uma espécie de feira para a turma. Peça que a turma faça um círculo com suas cadeiras. Os alunos trabalharão em duplas que deverão mudar várias vezes. Cada aluno deve levar uma imagem que represente sua família. Um aluno mostra uma imagem que representa sua família para outro. As atividades acontecerão simultaneamente nas duplas. Um aluno apresenta sua família para o outro: Hi! My name’s Pedro. This is my family. These are my parents Paulo and Julia. This is my brother Mateus and these are my pets Xodó and Rex. Essas apresentações devem suscitar o uso de expressões como: Who’s this? Who’s that? E respostas como essas: This is my father/She is my sister/That is my cousin/He is my grandfather.
  • Essa dinâmica segue até que cada aluno possa apresentar sua família pelo menos duas vezes. Se não tiver muito tempo e se sua turma for muito numerosa, garanta que cada aluno apresente sua família ao menos uma vez.
  • Peça as imagens sobre suas famílias com antecedência para essa aula. Os alunos podem desenhar, trazer uma fotografia impressa ou até mesmo mostrar uma imagem nos seus celulares que represente sua família. Peça para os alunos prepararem suas falas primeiramente no papel e, em seguida, as façam oralmente. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
  • Se você tiver mais tempo, peça para que os alunos antes de apresentarem seus familiares se cumprimentem assim: Hi/ Hello? How are you? E só depois faça as perguntas sobre as fotos. Deixe que os alunos interajam bastante. Dê 13 minutos para essa atividades.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de apresentar os membros da família.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Escolha uma das fotos de família que os alunos trouxeram e mostre para a turma fazendo perguntas. Faça asim: Who’s this? Who’s that? (É esperado que os alunos respondam: He is the father/She is the sister). Administre a quantidade de membros da família de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: Video of families from different places around the world
  2. OUTPUT: Students should present their family members to other students

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

<(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.>

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes