12869
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Falar sobre atividades diárias.

POR: Michelle de Sousa Bahury 23/10/2018
Código: ING6_02UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6º ano do EF sobre falar sobre atividades diárias.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o segundo de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input, que foi extraído do youtube. Caso estes recursos não estejam disponíveis, prepare flashcards com imagens que representam as atividades mostradas no vídeo com antecedência para que sejam mostradas aos alunos. Peça que os alunos levem para este dia de aula objetos que relembrem o que fazem diariamente como: escovas de cabelo, escovas de dente, um sabonete etc. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na expressão de ações realizadas rotineiramente. “Today you will be able to talk about daily routines.”

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • What do you see in the picture? (Os alunos devem responder coisas como: a clock (alarm clock), a bed, a lamp, a boy.) Aproveite a oportunidade quando falarem a boy para fazer a próxima pergunta
  • Is the boy sleeping or awake? (Aproveite para fazer mímicas sobre as expressões sleeping e awake se forem novas para a turma. Isso ajudará na compreensão e manterá a turma atenta às explicações em inglês. Os alunos provavelmente responderão: awake). Aponte para a imagem e leia o que está no balão de diálogo para a turma: I wake up at 7:10.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos aprendam a expressar ações rotineiras. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que as ações rotineiras são expressas com o uso do Presente simples.

Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: Shrek- All Stars. https://www.youtube.com/watch?v=Uo2SNtFofWI

Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, imprima flashcards que representam as atividades diárias mostradas e faça mímicas para que os alunos entendam cada uma delas.

Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que o personagem Shrek aparece realizando sua rotina diária.

Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro alguns desses verbos: Wake up / Brush the teeth/ Take a shower / have breakfast / get dressed. Em seguida mostre as cinco imagens e faça a turma relacionar a imagem que melhor descreve o verbo apresentado. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar as ações mostradas no vídeo com seus respectivos significados. Veja quais expressões eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo novamente e após cada ação realizada por Shrek pause a cena e pergunte: What does he do in the morning? (os alunos devem responder: He takes a bath). Continue pausando o vídeo e interagindo com os alunos. As próximas respostas esperadas são: He brushes his teeth, He gets dressed, he paints, he has breakfast.

Entregue um worksheet com imagens e verbos relacionados a rotina similares aos apresentados no vídeo. Essa atividade possibilita a ampliação de vocabulário pelos alunos. Caso necessite ver a resolução da atividade proposta, clique aqui.

Proponha: Read the text in pairs and match the action with the correct images: (deixe os alunos em duplas e peça que um aluno mostre a imagem para que o outro adivinhe o verbo que a mesma representa.). Deve ser fácil deles concluírem isso, pois acabaram de ver algo parecido no vídeo. O professor deve circular em sala e à medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!

Peça: Show an image and express yourself. Dê 7 minutos para eles. Um aluno mostra uma imagem e o outro lê a resposta. Essa dinâmica segue até que todas as frases do worksheet sejam lidas.

? Material complementar:

-Caso julgue necessário, pode usar a segunda atividade do worksheet no input (extra activity).

-Para mais prática de informações sobre a rotina diária, o professor pode escrever várias atividades diárias em inglês no quadro. Em seguida, mostrar uma imagem que representa uma das ações listadas e pedir que os alunos mostrem qual verbo foi representado pela imagem. Essa atividade também pode ser feita em grupos com cartões previamente preparados pelo professor que representem ações cotidianas. O professor mostra uma imagem e o aluno deve encontrar o verbo correspondente e falar em voz alta. Uma outra variação dessa atividade é realizar um bingo. Cada cartela deverá conter apenas imagens de verbos relacionados a atividades diárias. O professor deve falar em voz alta o nome dessas atividades. Ganha o aluno que relacionar todas as imagens corretas primeiro que os demais.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer e responder perguntas sobre a rotina diária.

Expectativa: Os alunos devem interagir com alguns de seus colegas de classe. Eles devem utilizar: What do you do in the morning? What do you do in the afternoon? What do you do in the evening? Eles devem responder parecido com: I wake up in the morning / I take a shower in the afternoon / I brush my teeth in the evening. Dependendo do nível da turma as expressões podem ser expandidas como: What time do you wake up? What time do you sleep? Do you have your breakfast at 7am?

Orientações:

  • Divida a turma em 4 grupos. Cada grupo deve levar objetos que lembrem alguma atividade diária, como por exemplo, um sabonete (take a shower), uma escova de dente (brush teeth), etc. Cada grupo deverá ter os mesmos objetos. As atividades acontecerão simultaneamente nos 4 grupos. Um aluno pergunta para o outro: What do you do in the morning? E o outro pega o sabonete e responde: I take a shower. Essa dinâmica segue até que todos os componentes de cada grupo façam uma pergunta / ou deem uma resposta.
  • Peça que os componentes de cada grupo que responderá as perguntas organizem suas falas primeiramente no papel e escolha seus objetos. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
  • Se você tiver mais tempo, peça para que os alunos que apenas responderam façam perguntas e vice-versa. O aluno que pergunta, após ouvir a resposta dada, deve escrever a resposta em seu papel. Deixe que os alunos interajam bastante. Dê 13 minutos para essa atividades.

? Material complementar:

-Se os alunos tiverem acesso a smartphones ou tablets podem fazer a atividade do output usando Whatsapp (precisarão de internet) ou algum programa de áudio. Assim a produção dos alunos pode ficar gravada e eles podem escutar o que fizerem sempre que precisarem.

-O professor também pode fazer um vídeo falando sobre suas atividades diárias e enviar para os alunos. Essa é uma boa atividade para que prestem atenção na pronúncia de algumas palavras mais “difíceis” de pronunciar, como teeth. Os alunos podem responder o professor com seus vídeos também. Essa é uma boa oportunidade para interação.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de expressar ações sobre suas rotinas.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 4 novamente. Pegue alguns dos objetos levados pelos alunos na aula e peça para que digam que ação aquele objeto se refere. Faça assim: Mostre uma xícara e pergunte: What do you do at 8? (É esperado que os alunos respondam: I have breakfast). Administre a quantidade de objetos de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: <Video clip of the movie Shrek, showing his daily routine>
  2. OUTPUT: <Students should share their daily routines using the Simple Present Tense.>



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes