12863
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Mitose em jogo

POR: Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes 16/10/2018
Código: CIE9_09V&E09

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Mitose em jogo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma aula sobre mitose. Sugestão de plano anterior: CIE9_09VE04.

Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre sobre jogos e modalidades de jogos (cartas, quiz, tabuleiro, por exemplo) e de imagens de mitose, além de texto explicativo no livro didático ou na internet sobre este processo; cartolinas, tesoura, cola e material para colorir e recortar. Alguns grupos poderão pesquisar e levar para a aula materiais específicos e diferentes desses sugeridos.

Para saber mais:

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete essa imagem ou escreva no quadro o título da aula. Estimule a participação dos alunos perguntando-os o que eles esperam da aula a partir deste título.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo, quais características dos seres vivos retratados são semelhantes e quais são diferentes. Discuta que, mesmo sendo de diferentes tamanhos, os seres pluricelulares ou multicelulares têm o mesmo começo: foram originados a partir do zigoto, que é a primeira célula do ser vivo, ou seja, é extremamente pequena e visível apenas com o uso de um microscópio. Essa célula passará por sucessivas mitoses (divisões celulares) iniciando o processo de formação do novo ser vivo.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro e leia com os alunos. Discuta com eles, ouvindo as respostas e escreva no quadro. Perceba que não é para finalizar a questão mas motivá-los a entender porque que mesmo sendo originados a partir de uma única célula, os seres pluricelulares passam por um processo de diferenciação e aumento do número de células. Sugestão de plano anterior sobre a mitose: CIE9_09VE04.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: A etapa Mão na Massa está dividida em dois momentos: o primeiro, é de 20 minutos para a confecção do jogo e, os 15 minutos restantes, é para que cada grupo troque de jogo com o grupo próximo e jogue o que foi construído pelo outro grupo. Cada grupo leva a pesquisa prévia sobre modalidades de jogos - quiz, tabuleiro, jogos de cartas, etc., além da pesquisa e imagens sobre a mitose. Você deverá disponibilizar aos grupos cartolinas, cola, tesoura e material para colorir e recortar. Alguns grupos poderão pesquisar e levar para a aula materiais específicos e diferentes desses sugeridos. O livro didático ou outras ferramentas de pesquisa serão bons aliados neste momento.

Distribua o objetivo de cada jogo para cada grupo e a proposta é que os alunos construam um jogo a partir do objetivo recebido. Dependendo do quantitativo de alunos da turma, os objetivos devem ser duplicados ou triplicados para que todos sejam atendidos. Ressalte a importância do jogo ser rápido, com as regras e objetivos claros. Explique sobre a divisão do tempo - o primeiro momento para confeccionar o jogo e o segundo momento para jogar o jogo do outro grupo. Se houver tempo, eles poderão testar seus jogos antes de propor ao grupo vizinho.

Sugestões dos objetivos dos jogos:

  • O objetivo do jogo é identificar como ocorre o processo de divisão celular e reconhecer que as células resultantes do processo possuem o mesmo número de cromossomos da célula inicial.
  • O objetivo do jogo é responder perguntas gerais sobre a mitose e sua importância aos seres pluricelulares.
  • O objetivo do jogo é reconhecer a importância da mitose para o crescimento e a regeneração dos tecidos de um ser pluricelular.
  • O objetivo do jogo é identificar as etapas da mitose de maneira simplificada.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a questão disparadora escrita no quadro e a projeção dessa imagem (se for possível o uso de Data Show), oportunize esse momento para uma avaliação do jogo criado: permita que cada grupo explique o seu jogo. Se tiver tempo, proponha que os demais grupos discorram sobre os jogos que vivenciaram e estimule que façam um registro coletivo no quadro sobre a mitose. Conclua, ressaltando novamente, a importância da mitose para o crescimento e a regeneração de tecidos nos organismos multicelulares.

Para saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma aula sobre mitose. Sugestão de plano anterior: CIE9_09VE04.

Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre sobre jogos e modalidades de jogos (cartas, quiz, tabuleiro, por exemplo) e de imagens de mitose, além de texto explicativo no livro didático ou na internet sobre este processo; cartolinas, tesoura, cola e material para colorir e recortar. Alguns grupos poderão pesquisar e levar para a aula materiais específicos e diferentes desses sugeridos.

Para saber mais:

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete essa imagem ou escreva no quadro o título da aula. Estimule a participação dos alunos perguntando-os o que eles esperam da aula a partir deste título.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo, quais características dos seres vivos retratados são semelhantes e quais são diferentes. Discuta que, mesmo sendo de diferentes tamanhos, os seres pluricelulares ou multicelulares têm o mesmo começo: foram originados a partir do zigoto, que é a primeira célula do ser vivo, ou seja, é extremamente pequena e visível apenas com o uso de um microscópio. Essa célula passará por sucessivas mitoses (divisões celulares) iniciando o processo de formação do novo ser vivo.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro e leia com os alunos. Discuta com eles, ouvindo as respostas e escreva no quadro. Perceba que não é para finalizar a questão mas motivá-los a entender porque que mesmo sendo originados a partir de uma única célula, os seres pluricelulares passam por um processo de diferenciação e aumento do número de células. Sugestão de plano anterior sobre a mitose: CIE9_09VE04.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: A etapa Mão na Massa está dividida em dois momentos: o primeiro, é de 20 minutos para a confecção do jogo e, os 15 minutos restantes, é para que cada grupo troque de jogo com o grupo próximo e jogue o que foi construído pelo outro grupo. Cada grupo leva a pesquisa prévia sobre modalidades de jogos - quiz, tabuleiro, jogos de cartas, etc., além da pesquisa e imagens sobre a mitose. Você deverá disponibilizar aos grupos cartolinas, cola, tesoura e material para colorir e recortar. Alguns grupos poderão pesquisar e levar para a aula materiais específicos e diferentes desses sugeridos. O livro didático ou outras ferramentas de pesquisa serão bons aliados neste momento.

Distribua o objetivo de cada jogo para cada grupo e a proposta é que os alunos construam um jogo a partir do objetivo recebido. Dependendo do quantitativo de alunos da turma, os objetivos devem ser duplicados ou triplicados para que todos sejam atendidos. Ressalte a importância do jogo ser rápido, com as regras e objetivos claros. Explique sobre a divisão do tempo - o primeiro momento para confeccionar o jogo e o segundo momento para jogar o jogo do outro grupo. Se houver tempo, eles poderão testar seus jogos antes de propor ao grupo vizinho.

Sugestões dos objetivos dos jogos:

  • O objetivo do jogo é identificar como ocorre o processo de divisão celular e reconhecer que as células resultantes do processo possuem o mesmo número de cromossomos da célula inicial.
  • O objetivo do jogo é responder perguntas gerais sobre a mitose e sua importância aos seres pluricelulares.
  • O objetivo do jogo é reconhecer a importância da mitose para o crescimento e a regeneração dos tecidos de um ser pluricelular.
  • O objetivo do jogo é identificar as etapas da mitose de maneira simplificada.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a questão disparadora escrita no quadro e a projeção dessa imagem (se for possível o uso de Data Show), oportunize esse momento para uma avaliação do jogo criado: permita que cada grupo explique o seu jogo. Se tiver tempo, proponha que os demais grupos discorram sobre os jogos que vivenciaram e estimule que façam um registro coletivo no quadro sobre a mitose. Conclua, ressaltando novamente, a importância da mitose para o crescimento e a regeneração de tecidos nos organismos multicelulares.

Para saber mais:


9º Ano

Objetivos de aprendizagem

Aplicar, por meio da construção de uma atividade lúdica/prática, os conceitos básicos que envolvem a mitose.


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
(habilidade atendida parcialmente).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes
Mentor: Aline Mendes Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes