Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma sequência de aulas sobre meiose. Sugestões de planos anteriores: CIE9_09VE06 e CIE9_09VE07.
Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre imagens de uma meiose com crossing-over e de uma meiose sem crossing-over que devem ser levadas para esta aula - essas imagens serão a base para a construção das etapas - texto utilizado no plano de aula CIE9_09VE06) ; dois bastões de cores diferentes de massa de modelar para simular os cromossomos; dois bastões de massa de modelar de cor preta (para simular os limites das células); um esquema de meiose com crossing-over e sem crossing-over para cada trio, para orientar na elaboração das etapas da meiose; papel e canetinhas, um smartphone por trio, preferencialmente, com aplicativo Instagram ou aplicativo instalado para stop-motion (exemplo: Motion - verificar as configurações exigidas) ou com Android para criar o GIF da meiose, a partir da galeria de fotos.
A massa de modelar pode ser produzida pelos estudantes: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html, acesso em 21 jun. 2018.
Na ausência desses recursos tecnológicos, cada trio monta as etapas e explica para os demais colegas da turma (providencie mais massa de modelar nesse caso).
Para saber mais: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion, acesso em 29 jun. 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/10007/aprendizagem-criativa-crie-historias-em-stop-motion-no-instagram, acesso em 21 jun. 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/5124/brincando-de-animacao, acesso em 21 jun. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um evento muito importante que acontece durante a meiose.
Para sabe mais: LUCENA JÚNIOR, A. Arte da Animação - Técnica e Estética Através da História, 3ª ed., editora SENAC : São Paulo, 2011 e LEAL, C. A.; SANTOS, S. M.; ROCHA, R. C. M.; LEAL, M. A.; RÔÇAS, G.; BARBOSA, J. V. Concepções discentes: por que os filhos se parecem com os pais? Disponível emhttp://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=meiose, acesso em 29 jun. 2018.
O plano CIE9_09VE07 aborda o assunto meiose e a ocorrência de crossing-over.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo. Converse sobre as semelhanças e as diferenças entre os progenitores e os descendentes. Destaque que há um evento biológico que promove essa diversidade, mesmo entre parentes consanguíneos. Esse é o início do raciocínio para a questão disparadora (não dê a resposta pronta ao seu aluno, esse momento é crucial para ajudá-lo a pensar sobre a situação).
Para saber mais:
Recombinação Gênica, disponível em http://www.ufac.br/ccbn/genetica/unidade2/variacao/recomb.html, acesso em 02 jul. 2018.
MORI, L.; PEREIRA, M. A. Q. R. ; VILELA, C. R. Meiose e as leis de Mendel. Revista Genética na Escola, v. 6, n.1, 2011. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_77245845f7e543c0af6a8a208f7068ed.pdf, acesso em 09 jun. 2018.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro e o leia com os alunos. Escreva, no quadro, as falas dos estudantes e faça comentários sobre as respostas. Não esgote o assunto neste momento, apenas motive os estudantes a entender por que, mesmo sendo originados dos mesmos pais, os filhos podem nascer diferentes entre si e diferentes dos seus pais.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Cada trio leva a pesquisa das imagens de meiose ocorrendo com crossing-over e de meiose ocorrendo sem crossing-over. Elas serão a base para que, usando a massa de modelar, os alunos façam os modelos de cada etapa e tirem as fotos necessárias para a criação do GIF ou do stop-motion. Assim, pelo menos 1 aluno de cada trio tem que ter um smartphone com sistema Android ou com aplicativo para criação de stop-motion.
Para criar um GIF usando o smartphone: para fazer o GIF é preciso montar cada etapa da meiose - primeiro, tirar a foto de cada etapa (nomeada com canetinhas e papel) montada com a massinha de modelar; abrir então o Google Fotos (sistema Android) ou similar; vir ao Assistente e clicar no ícone “Animação”. Selecionar as fotos na ordem dos eventos que acontecem na meiose com crossing-over e na meiose sem crossing-over e, finalmente, clicar em “Criar”. É necessário um cabo de de celular para que os alunos transfiram o seu trabalho final para o computador. Assim, as produções poderão ser exibidas para os demais, ou então, se a escola tiver acesso à internet, é possível enviar por e-mail ou incluir em uma pasta virtual, em alguma nuvem de dados, como o Google Drive.
É necessário que você tenha o domínio de ambas as técnicas de criação, por isso, é muito importante a testagem antes da aula (retomar as orientações do slide 1). Se não tiver smartphone, a opção para essa aula é que os alunos façam as etapas de uma meiose com crossing-over e de uma meiose sem crossing-over, nomeando cada etapa com papel e canetinhas e apresentem aos colegas na etapa de sistematização.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Com a questão disparadora escrita no quadro, cada trio projeta seu trabalho final aos demais colegas, explicando-o, se achar conveniente. Se não for possível exibir ou criar o GIF ou o stop-motion, peça que cada trio explique o trabalho desenvolvido aos demais colegas. Ao final, estimule para que os alunos associem a meiose com crossing-over ao aumento da variabilidade genética, o que permite uma grande diversidade de seres vivos em uma espécie.