12862
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Meiose animada: os cromossomos e a variabilidade das espécies

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Meiose animada: os cromossomos e a variabilidade das espécies

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma sequência de aulas sobre meiose. Sugestões de planos anteriores: CIE9_09VE06 e CIE9_09VE07.

Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre imagens de uma meiose com crossing-over e de uma meiose sem crossing-over que devem ser levadas para esta aula - essas imagens serão a base para a construção das etapas - texto utilizado no plano de aula CIE9_09VE06) ; dois bastões de cores diferentes de massa de modelar para simular os cromossomos; dois bastões de massa de modelar de cor preta (para simular os limites das células); um esquema de meiose com crossing-over e sem crossing-over para cada trio, para orientar na elaboração das etapas da meiose; papel e canetinhas, um smartphone por trio, preferencialmente, com aplicativo Instagram ou aplicativo instalado para stop-motion (exemplo: Motion - verificar as configurações exigidas) ou com Android para criar o GIF da meiose, a partir da galeria de fotos.

A massa de modelar pode ser produzida pelos estudantes: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html, acesso em 21 jun. 2018.

Na ausência desses recursos tecnológicos, cada trio monta as etapas e explica para os demais colegas da turma (providencie mais massa de modelar nesse caso).
Para saber mais: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion, acesso em 29 jun. 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/10007/aprendizagem-criativa-crie-historias-em-stop-motion-no-instagram, acesso em 21 jun. 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/5124/brincando-de-animacao, acesso em 21 jun. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um evento muito importante que acontece durante a meiose.

Para sabe mais: LUCENA JÚNIOR, A. Arte da Animação - Técnica e Estética Através da História, 3ª ed., editora SENAC : São Paulo, 2011 e LEAL, C. A.; SANTOS, S. M.; ROCHA, R. C. M.; LEAL, M. A.; RÔÇAS, G.; BARBOSA, J. V. Concepções discentes: por que os filhos se parecem com os pais? Disponível emhttp://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=meiose, acesso em 29 jun. 2018.

O plano CIE9_09VE07 aborda o assunto meiose e a ocorrência de crossing-over.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo. Converse sobre as semelhanças e as diferenças entre os progenitores e os descendentes. Destaque que há um evento biológico que promove essa diversidade, mesmo entre parentes consanguíneos. Esse é o início do raciocínio para a questão disparadora (não dê a resposta pronta ao seu aluno, esse momento é crucial para ajudá-lo a pensar sobre a situação).

Para saber mais:

Recombinação Gênica, disponível em http://www.ufac.br/ccbn/genetica/unidade2/variacao/recomb.html, acesso em 02 jul. 2018.

MORI, L.; PEREIRA, M. A. Q. R. ; VILELA, C. R. Meiose e as leis de Mendel. Revista Genética na Escola, v. 6, n.1, 2011. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_77245845f7e543c0af6a8a208f7068ed.pdf, acesso em 09 jun. 2018.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro e o leia com os alunos. Escreva, no quadro, as falas dos estudantes e faça comentários sobre as respostas. Não esgote o assunto neste momento, apenas motive os estudantes a entender por que, mesmo sendo originados dos mesmos pais, os filhos podem nascer diferentes entre si e diferentes dos seus pais.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Cada trio leva a pesquisa das imagens de meiose ocorrendo com crossing-over e de meiose ocorrendo sem crossing-over. Elas serão a base para que, usando a massa de modelar, os alunos façam os modelos de cada etapa e tirem as fotos necessárias para a criação do GIF ou do stop-motion. Assim, pelo menos 1 aluno de cada trio tem que ter um smartphone com sistema Android ou com aplicativo para criação de stop-motion.

Para criar um GIF usando o smartphone: para fazer o GIF é preciso montar cada etapa da meiose - primeiro, tirar a foto de cada etapa (nomeada com canetinhas e papel) montada com a massinha de modelar; abrir então o Google Fotos (sistema Android) ou similar; vir ao Assistente e clicar no ícone “Animação”. Selecionar as fotos na ordem dos eventos que acontecem na meiose com crossing-over e na meiose sem crossing-over e, finalmente, clicar em “Criar”. É necessário um cabo de de celular para que os alunos transfiram o seu trabalho final para o computador. Assim, as produções poderão ser exibidas para os demais, ou então, se a escola tiver acesso à internet, é possível enviar por e-mail ou incluir em uma pasta virtual, em alguma nuvem de dados, como o Google Drive.

É necessário que você tenha o domínio de ambas as técnicas de criação, por isso, é muito importante a testagem antes da aula (retomar as orientações do slide 1). Se não tiver smartphone, a opção para essa aula é que os alunos façam as etapas de uma meiose com crossing-over e de uma meiose sem crossing-over, nomeando cada etapa com papel e canetinhas e apresentem aos colegas na etapa de sistematização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Com a questão disparadora escrita no quadro, cada trio projeta seu trabalho final aos demais colegas, explicando-o, se achar conveniente. Se não for possível exibir ou criar o GIF ou o stop-motion, peça que cada trio explique o trabalho desenvolvido aos demais colegas. Ao final, estimule para que os alunos associem a meiose com crossing-over ao aumento da variabilidade genética, o que permite uma grande diversidade de seres vivos em uma espécie.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma sequência de aulas sobre meiose. Sugestões de planos anteriores: CIE9_09VE06 e CIE9_09VE07.

Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre imagens de uma meiose com crossing-over e de uma meiose sem crossing-over que devem ser levadas para esta aula - essas imagens serão a base para a construção das etapas - texto utilizado no plano de aula CIE9_09VE06) ; dois bastões de cores diferentes de massa de modelar para simular os cromossomos; dois bastões de massa de modelar de cor preta (para simular os limites das células); um esquema de meiose com crossing-over e sem crossing-over para cada trio, para orientar na elaboração das etapas da meiose; papel e canetinhas, um smartphone por trio, preferencialmente, com aplicativo Instagram ou aplicativo instalado para stop-motion (exemplo: Motion - verificar as configurações exigidas) ou com Android para criar o GIF da meiose, a partir da galeria de fotos.

A massa de modelar pode ser produzida pelos estudantes: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html, acesso em 21 jun. 2018.

Na ausência desses recursos tecnológicos, cada trio monta as etapas e explica para os demais colegas da turma (providencie mais massa de modelar nesse caso).
Para saber mais: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion, acesso em 29 jun. 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/10007/aprendizagem-criativa-crie-historias-em-stop-motion-no-instagram, acesso em 21 jun. 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/5124/brincando-de-animacao, acesso em 21 jun. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um evento muito importante que acontece durante a meiose.

Para sabe mais: LUCENA JÚNIOR, A. Arte da Animação - Técnica e Estética Através da História, 3ª ed., editora SENAC : São Paulo, 2011 e LEAL, C. A.; SANTOS, S. M.; ROCHA, R. C. M.; LEAL, M. A.; RÔÇAS, G.; BARBOSA, J. V. Concepções discentes: por que os filhos se parecem com os pais? Disponível emhttp://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=meiose, acesso em 29 jun. 2018.

O plano CIE9_09VE07 aborda o assunto meiose e a ocorrência de crossing-over.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo. Converse sobre as semelhanças e as diferenças entre os progenitores e os descendentes. Destaque que há um evento biológico que promove essa diversidade, mesmo entre parentes consanguíneos. Esse é o início do raciocínio para a questão disparadora (não dê a resposta pronta ao seu aluno, esse momento é crucial para ajudá-lo a pensar sobre a situação).

Para saber mais:

Recombinação Gênica, disponível em http://www.ufac.br/ccbn/genetica/unidade2/variacao/recomb.html, acesso em 02 jul. 2018.

MORI, L.; PEREIRA, M. A. Q. R. ; VILELA, C. R. Meiose e as leis de Mendel. Revista Genética na Escola, v. 6, n.1, 2011. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_77245845f7e543c0af6a8a208f7068ed.pdf, acesso em 09 jun. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro e o leia com os alunos. Escreva, no quadro, as falas dos estudantes e faça comentários sobre as respostas. Não esgote o assunto neste momento, apenas motive os estudantes a entender por que, mesmo sendo originados dos mesmos pais, os filhos podem nascer diferentes entre si e diferentes dos seus pais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Cada trio leva a pesquisa das imagens de meiose ocorrendo com crossing-over e de meiose ocorrendo sem crossing-over. Elas serão a base para que, usando a massa de modelar, os alunos façam os modelos de cada etapa e tirem as fotos necessárias para a criação do GIF ou do stop-motion. Assim, pelo menos 1 aluno de cada trio tem que ter um smartphone com sistema Android ou com aplicativo para criação de stop-motion.

Para criar um GIF usando o smartphone: para fazer o GIF é preciso montar cada etapa da meiose - primeiro, tirar a foto de cada etapa (nomeada com canetinhas e papel) montada com a massinha de modelar; abrir então o Google Fotos (sistema Android) ou similar; vir ao Assistente e clicar no ícone “Animação”. Selecionar as fotos na ordem dos eventos que acontecem na meiose com crossing-over e na meiose sem crossing-over e, finalmente, clicar em “Criar”. É necessário um cabo de de celular para que os alunos transfiram o seu trabalho final para o computador. Assim, as produções poderão ser exibidas para os demais, ou então, se a escola tiver acesso à internet, é possível enviar por e-mail ou incluir em uma pasta virtual, em alguma nuvem de dados, como o Google Drive.

É necessário que você tenha o domínio de ambas as técnicas de criação, por isso, é muito importante a testagem antes da aula (retomar as orientações do slide 1). Se não tiver smartphone, a opção para essa aula é que os alunos façam as etapas de uma meiose com crossing-over e de uma meiose sem crossing-over, nomeando cada etapa com papel e canetinhas e apresentem aos colegas na etapa de sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Com a questão disparadora escrita no quadro, cada trio projeta seu trabalho final aos demais colegas, explicando-o, se achar conveniente. Se não for possível exibir ou criar o GIF ou o stop-motion, peça que cada trio explique o trabalho desenvolvido aos demais colegas. Ao final, estimule para que os alunos associem a meiose com crossing-over ao aumento da variabilidade genética, o que permite uma grande diversidade de seres vivos em uma espécie.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Compreensão da hereditariedade

AULA 02

Mendel e sua Primeira Lei

AULA 03

E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

AULA 04

Divisão celular: mitose - parte I

AULA 05

Divisão Celular: Mitose - parte II

AULA 06

A Meiose e a reprodução

AULA 07

A meiose e a variabilidade dos seres vivos

AULA 09

Mitose em jogo

AULA 10

Os genes e as características hereditárias

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Compreensão da hereditariedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mendel e sua Primeira Lei

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecimentos sobre teorias evolutivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Relação natureza e sociedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Consumismo e degradação ambiental

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Ideias evolutivas: Lamarck

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Divisão celular: mitose - parte I

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Divisão Celular: Mitose - parte II

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mudança e sobrevivência: adaptação

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A Economia Circular

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Consumo consciente

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sustentabilidade - Ações coletivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O ciclo da matéria na natureza

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Coleta seletiva dos resíduos sólidos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Compostagem

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificação de problemas ambientais locais

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A Meiose e a reprodução

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A meiose e a variabilidade dos seres vivos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Meiose animada: os cromossomos e a variabilidade das espécies

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mitose em jogo

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Genes, DNA e cromossomos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os genes e as características hereditárias

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades das substâncias na visão microscópica

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

A Decomposição da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As Cores dos Corpos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Compreensão da hereditariedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mendel e sua Primeira Lei

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecimentos sobre teorias evolutivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Relação natureza e sociedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Consumismo e degradação ambiental

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Classificação dos planetas do sistema solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A essencialidade da água para a existência da vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

O nascimento das estrelas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da Luz

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ideias evolutivas: Lamarck

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Satélites naturais e corpos celestes menores

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Além da água: fatores essenciais à vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Supernovas - colapso das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Agricultura e Clima

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As ondas no transporte de energia

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão celular: mitose - parte I

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão Celular: Mitose - parte II

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mudança e sobrevivência: adaptação

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

A Economia Circular

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI09 da BNCC

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Compreensão da hereditariedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mendel e sua Primeira Lei

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão celular: mitose - parte I

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão Celular: Mitose - parte II

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

A Meiose e a reprodução

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

A meiose e a variabilidade dos seres vivos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Meiose animada: os cromossomos e a variabilidade das espécies

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mitose em jogo

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os genes e as características hereditárias

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann