Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem as semelhanças e diferenças entre os progenitores e os filhotes. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que os filhos não são exatamente iguais aos pais?
Envie o vídeo (disponível aqui).
Mão na massa
Peça aos estudantes para lerem o texto (disponível aqui).
Divida a turma em grupos com cinco integrantes. Peça para elaborarem um texto de uma lauda que explique a importância da formação dos quiasmas (crossing-over), nos indivíduos de reprodução sexuada, informando a importância biológica da meiose falando sobre a Primeira Lei de Mendel.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp. Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e explore a expressão “carinha de um, focinho do outro”.
Convite às famílias
Os membros da família podem incentivar os filhos no estudo.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE9_09V&E07
(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
AULA 01
AULA 02
AULA 06
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes