Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma aula sobre a meiose. Sugestão de plano anterior: CIE9_09VE06.
Materiais necessários para a aula: Projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; folhas impressas dos textos (uma por aluno), lápis, borracha, caneta vermelha, caneta azul, tesoura e cola (material individual).
Para o professor saber mais: Divisão celular - Khan Academy em Português, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V5gO-PIQoJo, acesso em: 13 jun. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro o Título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um evento muito importante que acontece durante a meiose.
Para saber mais: MORI, L.; PEREIRA, M. A. Q. R. ; VILELA, C. R. Meiose e as leis de Mendel. Revista Genética na Escola, v. 6, n.1, 2011. Disponível em http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_77245845f7e543c0af6a8a208f7068ed.pdf, acesso em: 9 jun. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo. Converse sobre as semelhanças e diferenças entre os progenitores e
os filhotes, e que os filhotes não nascem exatamente iguais aos pais. Destaque que há um evento biológico que promove esta diversidade mesmo entre parentes consanguíneos. Esse é o início do raciocínio para a Questão disparadora (não dê a resposta pronta ao seu aluno, este momento é crucial para ajudá-lo a pensar sobre a situação).
Para saber mais: site sobre Biologia Celular e Molecular, preparado pela Universidade Federal Fluminense - Nova Friburgo, disponível em: http://biocelbiomoluff.wixsite.com/punf/ciclo-diviso-celular-e-mitose-e-meiose-c1uvb, acesso em 28 jul. 2018. Perceba que, em ambos os tipos de reprodução, ocorre a disposição prevista por Mendel em sua primeira lei - a segregação independente dos fatores.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro e leia com os alunos. Escreva, no quadro, as falas dos estudantes. Tire uma foto com o seu celular ou outro recurso disponível para que estas respostas sejam utilizadas na etapa da Sistematização.
Para saber mais: SANTOS, F. D.; SILVA, A. F. G.; FRANCO, F. F. 110 anos após a hipótese de Sutton-Boveri: a teoria cromossômica da herança é compreendida pelos estudantes brasileiros? Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 4, p. 977-989, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n4/1516-7313-ciedu-21-04-0977.pdf, acesso em: 15 jun. 2018.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Os estudantes devem preencher uma folha impressa, discutindo as ideias com o grupo.
A proposta é que o aluno perceba que, seguindo a 1ª Lei de Mendel (segregação independente dos fatores) ocorre a formação de gametas e que,
com o evento do crossing-over, há um aumento na variabilidade dos gametas.
Resolução da atividade no material complementar.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete novamente a Questão disparadora e retome as respostas iniciais dos estudantes com base na foto tirada com seu celular ou outro recurso utilizado. Estimule o diálogo para que os estudantes desenvolvam a análise crítica das suas próprias respostas, corroborando com algumas e refutando outras. Peça que cada um escreva no seu caderno um parágrafo conclusivo. Para finalizar a aula, estimule que, voluntariamente, alguns alunos os compartilhem em voz alta de modo que se conclua respondendo sobre a relação entre a segregação independente dos fatores genéticos, que é a Primeira Lei de Mendel - ou seja, os cromossomos se separam de forma independente e aleatória, propiciando que os descendentes nasçam diferentes dos seus progenitores, o que corrobora com o aumento da variabilidade genética.