12860
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula - A Meiose e a reprodução

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre A Meiose e a reprodução

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma aula introdutória sobre a meiose.

Materiais necessários para a aula: Projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; folhas impressas dos textos, dos exercícios e da avaliação final (1 por aluno), canetas, lápis e borracha. Essa aula está modelada segundo a metodologia cooperativa denominada Jigsaw, com algumas adaptações. Basicamente, a dinâmica do Mão na Massa é: formação dos grupos; leitura silenciosa; formação dos grupos dos especialistas; volta aos grupos - Jigsaw; avaliação final. Os alunos, à medida que chegam na sala, recebem um número de 1 a 4 e formam quartetos com 1 aluno de cada número. Assim, cada grupo inicial tem um aluno “número 1”, um aluno “número 2”, um aluno “número 3” e um aluno “número 4”. Essa orientação é essencial para a etapa Mão na Massa.

Para saber mais sobre essa metodologia: FATARELI, E. F.; ; FERREIRA, L. N. A. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, agosto 2010. Disponível em:

http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf, acesso em 29 jun. 2018.Lembre-se que para esta aula, houve algumas modificações da metodologia.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos pluricelulares.

Para o professor saber mais: MORI, L.; PEREIRA, M. A. Q. R. ; VILELA, C. R. Meiose e as leis de Mendel. Revista Genética na Escola, v. 6, n.1, 2011. Disponível em http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_77245845f7e543c0af6a8a208f7068ed.pdf, acesso em 09 jun. 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta: “o que está sendo demonstrado na imagem?”. Ouça as respostas dos alunos e ressalte que se trata da fecundação, que é o encontro do gameta masculino com o gameta feminino. Chame a atenção para a indicação “2n” na formação do zigoto e as indicações “n” em cada um dos gametas, explorando a imagem e buscando as ideias e concepções prévias dos estudantes.

Retome com os estudantes o número de cromossomos que a nossa primeira célula apresenta, comparando com 46 cromossomos distribuídos em 23 pares (por isso que o zigoto é 2n, ou seja, somos diplóides e nossos gametas são haplóides - representados por n) e que recebemos a mesma quantidade de cromossomos advindos do gameta feminino e do gameta masculino. Esse é o início do raciocínio para a questão disparadora (não dê a resposta pronta ao seu aluno, esse momento é crucial para ajudá-lo a pensar sobre a situação). O plano de aula CIE9_09VE4 contempla os conceitos de mitose e a ploidia das células envolvidas nesse processo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro e leia com os alunos. Escreva, no quadro, algumas falas dos estudantes. Observação: o plano de aula CIE9_09VE4 contempla os conceitos de mitose e a ploidia das células envolvidas nesse processo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: É o momento do Jigsaw adaptado. Os alunos, à medida que chegam na sala, receberam um número de 1 a 4 e formaram quartetos com um aluno de cada número. Assim, cada grupo inicial tem um aluno “número 1”, um aluno “número 2”, um aluno “número 3” e um aluno “número 4”.

1º momento: cada aluno recebe um texto relativo à meiose: texto 1- definição.

Eles têm um tempo para uma leitura silenciosa de 5 minutos.

2º momento: os alunos com os mesmos números formam o grupo dos especialistas onde, de acordo com seu tema, respondem a 1 ou 2 perguntas. Assim, há 1 ou 2 grupos somente com alunos “número 1”, grupos somente com alunos “número 2”, grupos com “número 3” apenas e grupos com alunos “número 4”. Tempo de 8 minutos. Link das perguntas do grupo 1.

3º momento: os alunos voltam aos seus grupos e cada um, obedecendo a ordem numérica, explica seu tema. Tempo de cada aluno: 3 minutos. Tempo total: 12 minutos.

4º momento: cada aluno responde a uma avaliação final de forma colaborativa (cada um pode ajudar seu colega).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e estimule novamente as respostas dos alunos, instruindo para que cada um escreva uma nova resposta para a questão em seu próprio caderno. Para finalizar a aula, estimule que, voluntariamente, alguns alunos compartilhem em voz alta a resposta, de modo que se conclua respondendo sobre a importância da meiose para a formação dos gametas, reconhecendo que as células-mãe dos gametas sofrem redução no número de cromossomos ao longo desse processo.

Outras possibilidades: alguns estudantes podem, voluntariamente, registrar suas respostas no quadro para uma revisão coletiva dos conceitos trabalhados na aula. Também é possível construir com os estudantes no quadro uma conclusão final coletiva ou um mapa conceitual para que todos registrem em seus cadernos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma aula introdutória sobre a meiose.

Materiais necessários para a aula: Projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; folhas impressas dos textos, dos exercícios e da avaliação final (1 por aluno), canetas, lápis e borracha. Essa aula está modelada segundo a metodologia cooperativa denominada Jigsaw, com algumas adaptações. Basicamente, a dinâmica do Mão na Massa é: formação dos grupos; leitura silenciosa; formação dos grupos dos especialistas; volta aos grupos - Jigsaw; avaliação final. Os alunos, à medida que chegam na sala, recebem um número de 1 a 4 e formam quartetos com 1 aluno de cada número. Assim, cada grupo inicial tem um aluno “número 1”, um aluno “número 2”, um aluno “número 3” e um aluno “número 4”. Essa orientação é essencial para a etapa Mão na Massa.

Para saber mais sobre essa metodologia: FATARELI, E. F.; ; FERREIRA, L. N. A. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, agosto 2010. Disponível em:

http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf, acesso em 29 jun. 2018.Lembre-se que para esta aula, houve algumas modificações da metodologia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos pluricelulares.

Para o professor saber mais: MORI, L.; PEREIRA, M. A. Q. R. ; VILELA, C. R. Meiose e as leis de Mendel. Revista Genética na Escola, v. 6, n.1, 2011. Disponível em http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_77245845f7e543c0af6a8a208f7068ed.pdf, acesso em 09 jun. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta: “o que está sendo demonstrado na imagem?”. Ouça as respostas dos alunos e ressalte que se trata da fecundação, que é o encontro do gameta masculino com o gameta feminino. Chame a atenção para a indicação “2n” na formação do zigoto e as indicações “n” em cada um dos gametas, explorando a imagem e buscando as ideias e concepções prévias dos estudantes.

Retome com os estudantes o número de cromossomos que a nossa primeira célula apresenta, comparando com 46 cromossomos distribuídos em 23 pares (por isso que o zigoto é 2n, ou seja, somos diplóides e nossos gametas são haplóides - representados por n) e que recebemos a mesma quantidade de cromossomos advindos do gameta feminino e do gameta masculino. Esse é o início do raciocínio para a questão disparadora (não dê a resposta pronta ao seu aluno, esse momento é crucial para ajudá-lo a pensar sobre a situação). O plano de aula CIE9_09VE4 contempla os conceitos de mitose e a ploidia das células envolvidas nesse processo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro e leia com os alunos. Escreva, no quadro, algumas falas dos estudantes. Observação: o plano de aula CIE9_09VE4 contempla os conceitos de mitose e a ploidia das células envolvidas nesse processo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: É o momento do Jigsaw adaptado. Os alunos, à medida que chegam na sala, receberam um número de 1 a 4 e formaram quartetos com um aluno de cada número. Assim, cada grupo inicial tem um aluno “número 1”, um aluno “número 2”, um aluno “número 3” e um aluno “número 4”.

1º momento: cada aluno recebe um texto relativo à meiose: texto 1- definição.

Eles têm um tempo para uma leitura silenciosa de 5 minutos.

2º momento: os alunos com os mesmos números formam o grupo dos especialistas onde, de acordo com seu tema, respondem a 1 ou 2 perguntas. Assim, há 1 ou 2 grupos somente com alunos “número 1”, grupos somente com alunos “número 2”, grupos com “número 3” apenas e grupos com alunos “número 4”. Tempo de 8 minutos. Link das perguntas do grupo 1.

3º momento: os alunos voltam aos seus grupos e cada um, obedecendo a ordem numérica, explica seu tema. Tempo de cada aluno: 3 minutos. Tempo total: 12 minutos.

4º momento: cada aluno responde a uma avaliação final de forma colaborativa (cada um pode ajudar seu colega).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e estimule novamente as respostas dos alunos, instruindo para que cada um escreva uma nova resposta para a questão em seu próprio caderno. Para finalizar a aula, estimule que, voluntariamente, alguns alunos compartilhem em voz alta a resposta, de modo que se conclua respondendo sobre a importância da meiose para a formação dos gametas, reconhecendo que as células-mãe dos gametas sofrem redução no número de cromossomos ao longo desse processo.

Outras possibilidades: alguns estudantes podem, voluntariamente, registrar suas respostas no quadro para uma revisão coletiva dos conceitos trabalhados na aula. Também é possível construir com os estudantes no quadro uma conclusão final coletiva ou um mapa conceitual para que todos registrem em seus cadernos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano