12856
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A localização da Terra e as características da Via Láctea

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre A localização da Terra e as características da Via Láctea

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Buffon

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14, expressa pela BNCC. A proposta para este plano é dar continuidade ao conceito de galáxia, porém, aprofundar os estudos nas características específicas da nossa: A Via Láctea. O contexto traz a imagem de uma floresta, os questionamentos conduzem justamente ao que se espera que os estudantes compreendam acerca dos estudos e dos dados que a comunidade científica já possui da Via Láctea, ou seja, estamos cercados por uma imensidão de estrelas e de outros corpos celestes e buscando realizar todos estes estudos a partir de um ponto no meio deste espaço. Para discutir as informações que já mapeamos da galáxia, a atividade mão na massa inicia com a leitura de um texto de apoio, seguida de uma discussão sobre ele, a partir das ideias centrais circuladas pelos educandos durante a leitura. Tendo realizado esta etapa, os alunos serão desafiados a criar questões sobre o texto que acabaram de ler. Haverá um momento de trocas, onde cada estudante irá resolver as questões construídas pelo colega e, por fim, um momento de discussão acerca deste momento pedagógico. Para concluir a proposta, este plano sugere a elaboração de uma lista, construída em conjunto com a turma, contendo as características de nossa galáxias, deste modo, é possível ao educador permear acerca do que foi compreendido ou não por seus educandos e os auxiliar nos eventuais equívocos conceituais.

Materiais necessários para a aula: Projetor, quadro negro, caixa de sapatos ou semelhante, texto de apoio impresso, materiais de escritório.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula, lendo-o para a turma. Se preferir, organize-os em um semicírculo. Relembre rapidamente que a Via Láctea é o nome recebido pela nossa galáxia e que a Terra e o Sistema Solar fazem parte deste imenso mar de estrelas que a compõem.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente a imagem deste slide (projetada ou impressa) e questione a turma sobre o que veem. Espera-se que respondam: rio, natureza, árvores, floresta.

Então, solicite ao alunos que façam um experimento de pensamento. Que imaginem terem sido colocados no meio de uma floresta completamente desconhecida e muito grande. Sem nenhuma noção de direção, questione os educandos: seria fácil mapear esta floresta e todos os elementos que ela contém, estando em seu interior e com poucas informações?
Espera-se que eles discordem, afinal mapear uma enorme floresta de seu interior sem nenhuma referência é um trabalho que levaria muito tempo e dedicação.

Este contexto visa fazê-los relacionar a enorme floresta com a nossa galáxia e que é um trabalho muito árduo e, muitas vezes, não assertivo determinar todas as características e corpos que nos rodeiam e compõem a Via Láctea. Este plano pretende trabalhar estas características já mapeadas, mas é preciso que os educandos compreendam a complexidade dos processos e estudos que precisam ser feitos para cada pequena conclusão que é tomada em relação às observações feitas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma. Permita que façam alguns comentários e aproveite este momento para diagnosticar as informações que eles já possuem acerca do tema. Esta questão não deve ser respondida neste momento, ela deve servir como introdução ao trabalho que será desenvolvido em seguida, por meio da leitura do texto de apoio e pela atividade que irão desenvolver. Assim como o contexto, a questão disparadora pretende introduzir a proposta de trabalhar as características de nossa galáxia, porém, sem criar o paradigma de que estas foram detectadas repentinamente, mas sim por meio de muito esforço e estudo de diversos estudiosos que fizeram parte da construção desses conhecimentos científicos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Individualmente, entregue o texto de apoio, que pode ser acessado no link a seguir, para cada um dos educandos e peça que façam a leitura do mesmo, grifando as partes mais relevantes e as eventuais dúvidas que possam surgir.

Texto de apoio - A Via Láctea.

O texto traz informações pertinentes sobre a nossa galáxia e será a base para a atividade que a turma realizará a seguir. Após os alunos terem feito a leitura, reserve um tempo de cinco minutos para discutir as impressões deles em relação ao que foi lido e grifado. Transforme este momento em uma conversa informal, em que todos possam trocar ideias e considerações

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Após realizar uma breve discussão a respeito do texto de apoio, leia este slide aos educandos e peça que, individualmente, realizem a atividade. Cada um deverá elaborar duas questões sobre o texto, uma deverá ser objetiva, ou seja, deve possuir cinco alternativas e apenas uma correta dentre elas. A segunda questão a ser elaborada deve ser no estilo dissertativa, ou seja, uma questão aberta na qual a resposta deve ser descritiva. Oriente os alunos para que não elaborem questões dissertativas cujas respostas possam ser apenas “sim” ou “não”, peça que desenvolvam uma questão mais elaborada e que exija concentração e dedicação de quem procurar respondê-la. Reserve oito minutos para esta etapa e acompanhe o processo de criação, auxiliando em eventuais dúvidas e conduzindo os educandos de modo que não cometam erros conceituais em seus trabalhos.

Após a construção das questões, peça que as depositem em uma caixa, que chamaremos de “máquina de problemas”. Ornamente-a com figuras que remetam à astronomia (planetas, estrelas, satélites). Peça que cada educando retire da caixa duas questões e, então, que as resolvam (caso o aluno retire sua própria questão, peça que a devolva para a caixa e pegue outra). Reserve seis minutos para que possam resolver as questões sorteadas e, por fim, proporcione um momento de interação, para que possam discutir e corrigir as questões resolvidas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Fecharemos esta aula fazendo em conjunto uma lista com as principais características que já foram detectadas de nossa galáxia e em relação à localização da Terra nela. As questões que foram construídas, respondidas e discutidas servirão de base para que a turma tome consciência de conceitos e possam, coletivamente, elaborar a lista. Esteja atento para as colocações dos educandos, é possível que tenham ficado com algum conceito mal esclarecido, aproveite a sistematização para orientá-los, de modo que as ideias estejam condizentes com os conhecimentos científicos adequados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14, expressa pela BNCC. A proposta para este plano é dar continuidade ao conceito de galáxia, porém, aprofundar os estudos nas características específicas da nossa: A Via Láctea. O contexto traz a imagem de uma floresta, os questionamentos conduzem justamente ao que se espera que os estudantes compreendam acerca dos estudos e dos dados que a comunidade científica já possui da Via Láctea, ou seja, estamos cercados por uma imensidão de estrelas e de outros corpos celestes e buscando realizar todos estes estudos a partir de um ponto no meio deste espaço. Para discutir as informações que já mapeamos da galáxia, a atividade mão na massa inicia com a leitura de um texto de apoio, seguida de uma discussão sobre ele, a partir das ideias centrais circuladas pelos educandos durante a leitura. Tendo realizado esta etapa, os alunos serão desafiados a criar questões sobre o texto que acabaram de ler. Haverá um momento de trocas, onde cada estudante irá resolver as questões construídas pelo colega e, por fim, um momento de discussão acerca deste momento pedagógico. Para concluir a proposta, este plano sugere a elaboração de uma lista, construída em conjunto com a turma, contendo as características de nossa galáxias, deste modo, é possível ao educador permear acerca do que foi compreendido ou não por seus educandos e os auxiliar nos eventuais equívocos conceituais.

Materiais necessários para a aula: Projetor, quadro negro, caixa de sapatos ou semelhante, texto de apoio impresso, materiais de escritório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula, lendo-o para a turma. Se preferir, organize-os em um semicírculo. Relembre rapidamente que a Via Láctea é o nome recebido pela nossa galáxia e que a Terra e o Sistema Solar fazem parte deste imenso mar de estrelas que a compõem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente a imagem deste slide (projetada ou impressa) e questione a turma sobre o que veem. Espera-se que respondam: rio, natureza, árvores, floresta.

Então, solicite ao alunos que façam um experimento de pensamento. Que imaginem terem sido colocados no meio de uma floresta completamente desconhecida e muito grande. Sem nenhuma noção de direção, questione os educandos: seria fácil mapear esta floresta e todos os elementos que ela contém, estando em seu interior e com poucas informações?
Espera-se que eles discordem, afinal mapear uma enorme floresta de seu interior sem nenhuma referência é um trabalho que levaria muito tempo e dedicação.

Este contexto visa fazê-los relacionar a enorme floresta com a nossa galáxia e que é um trabalho muito árduo e, muitas vezes, não assertivo determinar todas as características e corpos que nos rodeiam e compõem a Via Láctea. Este plano pretende trabalhar estas características já mapeadas, mas é preciso que os educandos compreendam a complexidade dos processos e estudos que precisam ser feitos para cada pequena conclusão que é tomada em relação às observações feitas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma. Permita que façam alguns comentários e aproveite este momento para diagnosticar as informações que eles já possuem acerca do tema. Esta questão não deve ser respondida neste momento, ela deve servir como introdução ao trabalho que será desenvolvido em seguida, por meio da leitura do texto de apoio e pela atividade que irão desenvolver. Assim como o contexto, a questão disparadora pretende introduzir a proposta de trabalhar as características de nossa galáxia, porém, sem criar o paradigma de que estas foram detectadas repentinamente, mas sim por meio de muito esforço e estudo de diversos estudiosos que fizeram parte da construção desses conhecimentos científicos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Individualmente, entregue o texto de apoio, que pode ser acessado no link a seguir, para cada um dos educandos e peça que façam a leitura do mesmo, grifando as partes mais relevantes e as eventuais dúvidas que possam surgir.

Texto de apoio - A Via Láctea.

O texto traz informações pertinentes sobre a nossa galáxia e será a base para a atividade que a turma realizará a seguir. Após os alunos terem feito a leitura, reserve um tempo de cinco minutos para discutir as impressões deles em relação ao que foi lido e grifado. Transforme este momento em uma conversa informal, em que todos possam trocar ideias e considerações

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Após realizar uma breve discussão a respeito do texto de apoio, leia este slide aos educandos e peça que, individualmente, realizem a atividade. Cada um deverá elaborar duas questões sobre o texto, uma deverá ser objetiva, ou seja, deve possuir cinco alternativas e apenas uma correta dentre elas. A segunda questão a ser elaborada deve ser no estilo dissertativa, ou seja, uma questão aberta na qual a resposta deve ser descritiva. Oriente os alunos para que não elaborem questões dissertativas cujas respostas possam ser apenas “sim” ou “não”, peça que desenvolvam uma questão mais elaborada e que exija concentração e dedicação de quem procurar respondê-la. Reserve oito minutos para esta etapa e acompanhe o processo de criação, auxiliando em eventuais dúvidas e conduzindo os educandos de modo que não cometam erros conceituais em seus trabalhos.

Após a construção das questões, peça que as depositem em uma caixa, que chamaremos de “máquina de problemas”. Ornamente-a com figuras que remetam à astronomia (planetas, estrelas, satélites). Peça que cada educando retire da caixa duas questões e, então, que as resolvam (caso o aluno retire sua própria questão, peça que a devolva para a caixa e pegue outra). Reserve seis minutos para que possam resolver as questões sorteadas e, por fim, proporcione um momento de interação, para que possam discutir e corrigir as questões resolvidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Fecharemos esta aula fazendo em conjunto uma lista com as principais características que já foram detectadas de nossa galáxia e em relação à localização da Terra nela. As questões que foram construídas, respondidas e discutidas servirão de base para que a turma tome consciência de conceitos e possam, coletivamente, elaborar a lista. Esteja atento para as colocações dos educandos, é possível que tenham ficado com algum conceito mal esclarecido, aproveite a sistematização para orientá-los, de modo que as ideias estejam condizentes com os conhecimentos científicos adequados.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na massa - A localização da Terra e as características da Via Láctea


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Proporções de tamanhos e distâncias entre os astros do Siste...

AULA 02

Classificação dos planetas do sistema solar

AULA 03

Satélites naturais e corpos celestes menores

AULA 04

Geocentrismo e Heliocentrismo

AULA 05

O Sol

AULA 06

A formação da Lua

AULA 07

Galáxias - Formação e classificação

AULA 09

Características dos astros do Sistema Solar

AULA 10

A localização da Terra no Universo

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Classificação dos planetas do sistema solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A essencialidade da água para a existência da vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O nascimento das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Satélites naturais e corpos celestes menores

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Além da água: fatores essenciais à vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Supernovas - colapso das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Agricultura e Clima

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Sol

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Origem do Universo

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Por que olhar para as estrelas é ver o passado?

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O surgimento da vida na Terra, segundo diferentes culturas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Distância entre a Terra e algumas Estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Construindo modelos para explicar distâncias dos planetas ao Sol

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As nebulosas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Sol e a extinção

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A formação da Lua

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O buraco negro

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Mitos e Crenças do Céu Estrelado

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo o alinhamento e as zonas habitáveis do Sistema Solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Viagens interestelares: distância e tempo

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Sol e os processos vitais

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Composição química do universo

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Erupções solares

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Proporções de tamanhos e distâncias entre os astros do Sistema Solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A localização da Terra e as características da Via Láctea

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades das substâncias na visão microscópica

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

A Decomposição da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As Cores dos Corpos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Compreensão da hereditariedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mendel e sua Primeira Lei

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecimentos sobre teorias evolutivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Relação natureza e sociedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Consumismo e degradação ambiental

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Classificação dos planetas do sistema solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A essencialidade da água para a existência da vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

O nascimento das estrelas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da Luz

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ideias evolutivas: Lamarck

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Satélites naturais e corpos celestes menores

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Além da água: fatores essenciais à vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Supernovas - colapso das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Agricultura e Clima

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As ondas no transporte de energia

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão celular: mitose - parte I

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão Celular: Mitose - parte II

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mudança e sobrevivência: adaptação

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

A Economia Circular

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI14 da BNCC

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Classificação dos planetas do sistema solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Satélites naturais e corpos celestes menores

9º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A formação da Lua

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Proporções de tamanhos e distâncias entre os astros do Sistema Solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A localização da Terra e as características da Via Láctea

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A localização da Terra no Universo

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Geocentrismo e Heliocentrismo

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Galáxias - Formação e classificação

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Características dos astros do Sistema Solar

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann