12847
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e fazerem um levantamento sobre a origem da AIDS. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como podemos estimular o respeito aos portadores e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet para orientá-los na execução da atividade.

Peça para os grupos criarem uma linha do tempo contando a história da AIDS.

Após a criação da linha do tempo, eles deverão fazer um texto expositivo informativo sobre a AIDS abordando o combate e o preconceito.

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.

Links - Linha do tempo: 
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).

Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet.

Faça um debate sobre o respeito e o preconceito em relação aos portadores do vírus HIV.
Tutorial Google Meet (disponível aqui). 

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.

 

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_09V&E09

(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas