12847
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
CIE8_09V&E09

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma

Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça que os estudantes leiam o texto presente nos slides "Contexto" e façam uma um levantamento sobre a origem da AIDS. Peça que eles reflitam sobre a questão disparadora: Como podemos estimular o respeito aos portadores e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito?

Mão na massa

Divida a turma em 05 grupos .
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet para orientá-los na execução da atividade.

Peça aos grupos que criem uma linha do tempo contando a história da AIDS.

Após a criação da linha do tempo eles deverão fazer um texto expositivo informativo sobre a AIDS abordando o combate e o preconceito.

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp

Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.

Links - Linha do tempo: 
https://time.graphics/pt/editor 
https://www.lucidchart.com/pages/pt/exemplos/linha-do-tempo-online 

Material de apoio:
https://unaids.org.br/2017/07/19-mi-em-tratamento-hiv-mortes-relacionadas-aids-caem-no-mundo/ 

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-aids/

Sistematização

Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet.
Faça um debate sobre o respeito e o preconceito em relação aos portadores do vírus HIV.
Tutorial Google Meet - https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 

 

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.

 

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_09V&E09

(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas