Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07). Tenha em mente que esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os adolescentes podem se preparar melhor para assumir responsabilidades e consequências que surgem com base em suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da infecção pelo vírus HIV e o consequente possível desenvolvimento da AIDS.
Sugerimos a leitura dos seguintes textos para aprofundamento no assunto:
- https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-aids/
- http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/
Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Bjg396bRutE.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; textos impressos; papel cartolina ou papel cartão, canetinhas, régua, lápis de cor, revistas ou jornais para recortar; tesoura, cola e fita adesiva. É possível utilizar ferramentas tecnológicas (computador com acesso à internet) para produção de materiais na etapa Mão na massa.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Leia o Título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre o contexto da síndrome
da imunodeficiência adquirida (AIDS) e das infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte oralmente à turma: Como podemos estimular o respeito aos portadores de HIV e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito? Ouça a turma e instigue os estudantes a pensarem em respostas possíveis, fazendo-os questionar os próprios comportamentos que podem refletir em preconceito e discriminação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: A duração total desta etapa é de 30 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 7 minutos. Projete este slide para a turma, ou, se preferir, passe as orientações da atividade ou escreva no quadro. Entregue, para cada estudante, uma cópia do texto disponível. Este texto servirá de subsídio para a próxima atividade desta etapa. Os alunos devem sublinhar no texto dados importantes.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; cópias do texto impresso para cada aluno.
Mão na massa
Orientações: Nesta parte, recomendamos usar 23 minutos. Projete este slide para a turma, ou, se preferir, passe as orientações da atividade ou escreva no quadro. Organize os estudantes em grupos de até cinco integrantes. Após a leitura do texto da primeira parte, os grupos devem criar, no mínimo, quatro flashcards com figuras e frases sobre HIV e AIDS. A proposta é gerar debates sobre a Questão disparadora: Como podemos estimular o respeito aos portadores de HIV e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito? Depois que os flashcards estiverem prontos, os estudantes devem apresentá-los aos grupos vizinhos.
As orientações para o desenvolvimento desta atividade podem ser acessadas no material complementar.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; orientação para resolução da atividade impressa; papel cartolina ou papel cartão, canetinhas, régua, lápis de cor, revistas ou jornais para recortar, tesoura, cola e fita adesiva. Se tiver material (computadores e internet) disponível em sua escola, é possível produzir flashcards utilizando recursos tecnológicos - sites na internet, conforme orientações para resolução da atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete este slide para a turma, ou se preferir, fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Junte os flashcards elaboradas pelos grupos e crie uma exposição na sala. Comente com a turma sobre os flashcards que mais chamaram a atenção. Pergunte aos alunos como se sentiram ao produzir e interpretar esse material. Agora, para finalizar a aula, cada estudante deve responder no caderno a Questão disparadora, pensando em atitudes individuais e coletivas sobre: Como podemos estimular o respeito aos portadores de HIV e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito?
Materiais necessários: Quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha; fita adesiva.