12847
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07). Tenha em mente que esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os adolescentes podem se preparar melhor para assumir responsabilidades e consequências que surgem com base em suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da infecção pelo vírus HIV e o consequente possível desenvolvimento da AIDS.
Sugerimos a leitura dos seguintes textos para aprofundamento no assunto:

- https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-aids/

- http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/

Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Bjg396bRutE.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; textos impressos; papel cartolina ou papel cartão, canetinhas, régua, lápis de cor, revistas ou jornais para recortar; tesoura, cola e fita adesiva. É possível utilizar ferramentas tecnológicas (computador com acesso à internet) para produção de materiais na etapa Mão na massa.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Leia o Título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre o contexto da síndrome
da imunodeficiência adquirida (AIDS) e das infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Para iniciar as reflexões desta aula, projete este slide para a turma. Se não for possível projetar, imprima reportagem com dados semelhantes neste link: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/1826667-epidemia-de-aids-chegou-nos-eua-antes-do-que-se-pensava-diz-estudo.shtml (recomendamos a análise do infográfico e a leitura do parágrafo abaixo dele). Explore a imagem com os estudantes e questione-os sobre o assunto.

Para mais informações, sugerimos o acesso a estes links: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-aids/ e https://unaids.org.br/2017/07/19-mi-em-tratamento-hiv-mortes-relacionadas-aids-caem-no-mundo/

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou material impresso.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte oralmente à turma: Como podemos estimular o respeito aos portadores de HIV e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito? Ouça a turma e instigue os estudantes a pensarem em respostas possíveis, fazendo-os questionar os próprios comportamentos que podem refletir em preconceito e discriminação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A duração total desta etapa é de 30 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 7 minutos. Projete este slide para a turma, ou, se preferir, passe as orientações da atividade ou escreva no quadro. Entregue, para cada estudante, uma cópia do texto disponível. Este texto servirá de subsídio para a próxima atividade desta etapa. Os alunos devem sublinhar no texto dados importantes.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; cópias do texto impresso para cada aluno.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta parte, recomendamos usar 23 minutos. Projete este slide para a turma, ou, se preferir, passe as orientações da atividade ou escreva no quadro. Organize os estudantes em grupos de até cinco integrantes. Após a leitura do texto da primeira parte, os grupos devem criar, no mínimo, quatro flashcards com figuras e frases sobre HIV e AIDS. A proposta é gerar debates sobre a Questão disparadora: Como podemos estimular o respeito aos portadores de HIV e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito? Depois que os flashcards estiverem prontos, os estudantes devem apresentá-los aos grupos vizinhos.
As orientações para o desenvolvimento desta atividade podem ser acessadas no material complementar.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; orientação para resolução da atividade impressa; papel cartolina ou papel cartão, canetinhas, régua, lápis de cor, revistas ou jornais para recortar, tesoura, cola e fita adesiva. Se tiver material (computadores e internet) disponível em sua escola, é possível produzir flashcards utilizando recursos tecnológicos - sites na internet, conforme orientações para resolução da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete este slide para a turma, ou se preferir, fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Junte os flashcards elaboradas pelos grupos e crie uma exposição na sala. Comente com a turma sobre os flashcards que mais chamaram a atenção. Pergunte aos alunos como se sentiram ao produzir e interpretar esse material. Agora, para finalizar a aula, cada estudante deve responder no caderno a Questão disparadora, pensando em atitudes individuais e coletivas sobre: Como podemos estimular o respeito aos portadores de HIV e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito?
Materiais necessários: Quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha; fita adesiva.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07). Tenha em mente que esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os adolescentes podem se preparar melhor para assumir responsabilidades e consequências que surgem com base em suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da infecção pelo vírus HIV e o consequente possível desenvolvimento da AIDS.
Sugerimos a leitura dos seguintes textos para aprofundamento no assunto:

- https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-aids/

- http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/

Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Bjg396bRutE.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; textos impressos; papel cartolina ou papel cartão, canetinhas, régua, lápis de cor, revistas ou jornais para recortar; tesoura, cola e fita adesiva. É possível utilizar ferramentas tecnológicas (computador com acesso à internet) para produção de materiais na etapa Mão na massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Leia o Título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre o contexto da síndrome
da imunodeficiência adquirida (AIDS) e das infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Para iniciar as reflexões desta aula, projete este slide para a turma. Se não for possível projetar, imprima reportagem com dados semelhantes neste link: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/1826667-epidemia-de-aids-chegou-nos-eua-antes-do-que-se-pensava-diz-estudo.shtml (recomendamos a análise do infográfico e a leitura do parágrafo abaixo dele). Explore a imagem com os estudantes e questione-os sobre o assunto.

Para mais informações, sugerimos o acesso a estes links: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-aids/ e https://unaids.org.br/2017/07/19-mi-em-tratamento-hiv-mortes-relacionadas-aids-caem-no-mundo/

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou material impresso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte oralmente à turma: Como podemos estimular o respeito aos portadores de HIV e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito? Ouça a turma e instigue os estudantes a pensarem em respostas possíveis, fazendo-os questionar os próprios comportamentos que podem refletir em preconceito e discriminação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A duração total desta etapa é de 30 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 7 minutos. Projete este slide para a turma, ou, se preferir, passe as orientações da atividade ou escreva no quadro. Entregue, para cada estudante, uma cópia do texto disponível. Este texto servirá de subsídio para a próxima atividade desta etapa. Os alunos devem sublinhar no texto dados importantes.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; cópias do texto impresso para cada aluno.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta parte, recomendamos usar 23 minutos. Projete este slide para a turma, ou, se preferir, passe as orientações da atividade ou escreva no quadro. Organize os estudantes em grupos de até cinco integrantes. Após a leitura do texto da primeira parte, os grupos devem criar, no mínimo, quatro flashcards com figuras e frases sobre HIV e AIDS. A proposta é gerar debates sobre a Questão disparadora: Como podemos estimular o respeito aos portadores de HIV e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito? Depois que os flashcards estiverem prontos, os estudantes devem apresentá-los aos grupos vizinhos.
As orientações para o desenvolvimento desta atividade podem ser acessadas no material complementar.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; orientação para resolução da atividade impressa; papel cartolina ou papel cartão, canetinhas, régua, lápis de cor, revistas ou jornais para recortar, tesoura, cola e fita adesiva. Se tiver material (computadores e internet) disponível em sua escola, é possível produzir flashcards utilizando recursos tecnológicos - sites na internet, conforme orientações para resolução da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete este slide para a turma, ou se preferir, fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Junte os flashcards elaboradas pelos grupos e crie uma exposição na sala. Comente com a turma sobre os flashcards que mais chamaram a atenção. Pergunte aos alunos como se sentiram ao produzir e interpretar esse material. Agora, para finalizar a aula, cada estudante deve responder no caderno a Questão disparadora, pensando em atitudes individuais e coletivas sobre: Como podemos estimular o respeito aos portadores de HIV e desconstruir as ideias que reforçam o preconceito?
Materiais necessários: Quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha; fita adesiva.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano