12846
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Sexualidade e gravidez na adolescência

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Sexualidade e gravidez na adolescência

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aulas sobre o tema (principalmente, os planos CIE8_09VE02, CIE8_08VE01, CIE8_08VE02, CIE8_08VE03, CIE8_07EV01, CIE8_07EV02 e CIE8_07EV04). Esta aula pode auxiliar a desenvolver a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional. O objetivo é mostrar a importância de preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade além de conhecer a si mesmo. Assim, os adolescentes podem se preparar para assumir responsabilidades e as possíveis consequências que surgirem a partir de suas escolhas, tendo como suporte os conhecimentos construídos na escola que permitem saber o que fazer para que não aconteça uma gravidez não planejada e se proteger de doenças, como doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Sugerimos a leitura das Cadernetas de Saúde do Adolescente, as quais podem ser sugeridas para os estudantes como leitura complementar ou como leitura prévia. A Caderneta das Adolescentes das meninas está disponível neste link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menina.pdf e a Caderneta dos Adolescentes dos meninos pode ser acessada neste link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf.

Também recomendamos oferecer para os estudantes o seguinte material para leitura extraclasse: http://www.kaplan.org.br/files/CartilhaEstudantes5AFsemCorte.pdf.
Para você, professor, sugerimos a leitura dos seguintes materiais, para aprofundamento no tema:

- http://www2.unifesp.br/acta/pdf/v25/n3/v25n3a15.pdf - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/133manual_multiplicador.pdf - https://novaescola.org.br/conteudo/593/uma-aluna-de-13-anos-veio-me-contar-que-acha-que-esta-gravida-o-que-fazer - http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=42

- Páginas 44 e 45 do arquivo: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1249/2/18992_ULFC091284_TM_2_ENQUADRAMENTO.pdf Sugestão de documentário: Meninas (2005).
Sugestão de filme: Juno (2007).
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção (se disponível em sua escola), quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Organize a turma em círculo. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre as implicações de uma gravidez não planejada na adolescência, considerando os contextos sociais, econômicos, culturais, de saúde, de moradia e educacionais. Também falaremos sobre a importância de saber planejar o momento de ter filhos. Também discutiremos porque muitos adolescentes não têm acesso a essa informação ou não utilizam os métodos contraceptivos adequados para evitar gravidez e se prevenir de DST.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para iniciar as reflexões sobre as implicações e as consequências da gravidez não planejada na adolescência, projete este slide para a turma. Se não for possível projetar, escreva as informações no quadro. Faça uma pergunta por vez para a turma:

  • Por que você acha que aconteceu a gravidez, mesmo sem o casal ter desejado?
  • Onde você acha que eles moram?
  • Você acha que eles estudam? Onde?
  • O que os adolescentes devem fazer nesta situação?

Chame a atenção dos estudantes para os dados da OMS apresentados no quadro. Questione-os sobre o que acham desses dados e suas possíveis causas e consequências. Ouça as respostas, mas não permaneça muito tempo nesta etapa.

Materiais necessários: computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção (caso tenha disponível em sua escola) ou quadro, giz ou caneta para quadro.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte à turma:

  • Por que existem altos índices de ocorrência de gravidez não planejada na adolescência?

Ouça a turma e estimule que os estudantes desenvolvam hipóteses.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: A duração total desta etapa é de 30 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 10 minutos. Projete este slide para a turma, se possível, ou escreva no quadro. Explique as orientações para a atividade. Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Forneça para cada grupo reportagens impressas com dados sobre planejamento de gravidez, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, mortalidade materna e DST. Esses textos servirão de subsídio para que os grupos elaborem apresentações artísticas na próxima parte desta etapa. Caso o número de alunos na turma seja alto, os textos podem se repetir entre os grupos. Os alunos devem sublinhar no texto dados importantes. Sugerimos que você acesse os links abaixo e imprima os textos, para distribuí-los entre os grupos:

- https://g1.globo.com/bemestar/noticia/brasil-tem-gravidez-na-adolescencia-acima-da-media-latino-americana-diz-oms.ghtml - https://nacoesunidas.org/brasil-tem-setima-maior-taxa-de-gravidez-adolescente-da-america-do-sul/

- https://nacoesunidas.org/taxa-de-gravidez-adolescente-no-brasil-esta-acima-da-media-latino-americana-e-caribenha/

- https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5604:america-latina-e-caribe-tem-a-segunda-taxa-mais-alta-de-gravidez-na-adolescencia-no-mundo&Itemid=820

- http://www.ufjf.br/ladem/2018/03/06/taxa-de-gravidez-adolescente-no-brasil-esta-acima-da-media-latino-americana-e-caribenha/

- https://www.saude.rj.gov.br/gravidez-na-adolescencia/noticias/2018/03/america-latina-e-caribe-tem-a-segunda-taxa-mais-alta-de-gravidez-na-adolescencia-no-mundo

- https://emais.estadao.com.br/blogs/bruna-ribeiro/taxa-de-gravidez-adolescente-no-brasil-preocupa-organizacoes-internacionais/ - https://drauziovarella.uol.com.br/para-as-mulheres/desigualdade-social-e-gravidez-na-adolescencia/ - https://noticias.r7.com/saude/jovens-sabem-prevenir-dsts-e-gravidez-mas-so-31-se-protegem-27092017

- http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/viviane-bevilacqua/noticia/2016/09/gravidez-na-adolescencia-e-dst-s-falta-cuidado-nao-informacao-7383908.html

- https://www.camara.ms.gov.br/noticias/dr-sami-orienta-adolescentes-sobre-dst-e-gravidez-na-adolescencia-em-escola-da-capital/181086

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção (caso tenha disponível em sua escola), caderno, lápis, caneta, borracha, quadro e caneta para quadro ou giz, textos impressos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta parte, recomendamos usar 20 minutos. Projete este slide para a turma ou escreva no quadro. Fale as orientações da atividade. Após a leitura das reportagens, os grupos devem elaborar um esquete, dramatização ou Role-Playing Game para explicar os dados das reportagens sobre gravidez na adolescência.

Fique atento ao tempo disponível que você tem para esta etapa. As orientações para a resolução da atividade podem ser acessadas no material complementar.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção (caso tenha disponível em sua escola), caderno, lápis, caneta, borracha, quadro e caneta para quadro ou giz e orientação para resolução da atividade impressa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Após as apresentações artísticas da etapa Mão na Massa, a turma deve propor formas de diminuir os índices de gravidez não planejada na adolescência e sugerir maneiras de prevenir DST. Escreva o modelo de argumento no quadro e peça que os alunos copiem no caderno para finalizar a atividade. Sugerimos o padrão de elaboração de argumentos de Lawson:

SE (teoria ou hipóteses) _____ E (testes realizados ou dados pesquisados) _____, ENTÃO (resultados estimados) _____, E (resultados observados ou constatados) _____, PORTANTO (conclusão) _____. (Adaptado de: LAWSON, Anton E. What Does Galileo’s Discovery of Jupiter’s Moons Tell Us About the Process of Scientific Discovery? Science & Education, 11: 1–24, 2002.)

Recomendamos a seguinte leitura sobre argumentação no ensino de ciências: https://seer.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/8555/6494 (SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Uma análise dos referenciais teóricos para estudo da argumentação no ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 243, 2011).
Materiais necessários: Quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aulas sobre o tema (principalmente, os planos CIE8_09VE02, CIE8_08VE01, CIE8_08VE02, CIE8_08VE03, CIE8_07EV01, CIE8_07EV02 e CIE8_07EV04). Esta aula pode auxiliar a desenvolver a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional. O objetivo é mostrar a importância de preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade além de conhecer a si mesmo. Assim, os adolescentes podem se preparar para assumir responsabilidades e as possíveis consequências que surgirem a partir de suas escolhas, tendo como suporte os conhecimentos construídos na escola que permitem saber o que fazer para que não aconteça uma gravidez não planejada e se proteger de doenças, como doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Sugerimos a leitura das Cadernetas de Saúde do Adolescente, as quais podem ser sugeridas para os estudantes como leitura complementar ou como leitura prévia. A Caderneta das Adolescentes das meninas está disponível neste link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menina.pdf e a Caderneta dos Adolescentes dos meninos pode ser acessada neste link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf.

Também recomendamos oferecer para os estudantes o seguinte material para leitura extraclasse: http://www.kaplan.org.br/files/CartilhaEstudantes5AFsemCorte.pdf.
Para você, professor, sugerimos a leitura dos seguintes materiais, para aprofundamento no tema:

- http://www2.unifesp.br/acta/pdf/v25/n3/v25n3a15.pdf - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/133manual_multiplicador.pdf - https://novaescola.org.br/conteudo/593/uma-aluna-de-13-anos-veio-me-contar-que-acha-que-esta-gravida-o-que-fazer - http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=42

- Páginas 44 e 45 do arquivo: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1249/2/18992_ULFC091284_TM_2_ENQUADRAMENTO.pdf Sugestão de documentário: Meninas (2005).
Sugestão de filme: Juno (2007).
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção (se disponível em sua escola), quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Organize a turma em círculo. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre as implicações de uma gravidez não planejada na adolescência, considerando os contextos sociais, econômicos, culturais, de saúde, de moradia e educacionais. Também falaremos sobre a importância de saber planejar o momento de ter filhos. Também discutiremos porque muitos adolescentes não têm acesso a essa informação ou não utilizam os métodos contraceptivos adequados para evitar gravidez e se prevenir de DST.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para iniciar as reflexões sobre as implicações e as consequências da gravidez não planejada na adolescência, projete este slide para a turma. Se não for possível projetar, escreva as informações no quadro. Faça uma pergunta por vez para a turma:

  • Por que você acha que aconteceu a gravidez, mesmo sem o casal ter desejado?
  • Onde você acha que eles moram?
  • Você acha que eles estudam? Onde?
  • O que os adolescentes devem fazer nesta situação?

Chame a atenção dos estudantes para os dados da OMS apresentados no quadro. Questione-os sobre o que acham desses dados e suas possíveis causas e consequências. Ouça as respostas, mas não permaneça muito tempo nesta etapa.

Materiais necessários: computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção (caso tenha disponível em sua escola) ou quadro, giz ou caneta para quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte à turma:

  • Por que existem altos índices de ocorrência de gravidez não planejada na adolescência?

Ouça a turma e estimule que os estudantes desenvolvam hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: A duração total desta etapa é de 30 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 10 minutos. Projete este slide para a turma, se possível, ou escreva no quadro. Explique as orientações para a atividade. Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Forneça para cada grupo reportagens impressas com dados sobre planejamento de gravidez, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, mortalidade materna e DST. Esses textos servirão de subsídio para que os grupos elaborem apresentações artísticas na próxima parte desta etapa. Caso o número de alunos na turma seja alto, os textos podem se repetir entre os grupos. Os alunos devem sublinhar no texto dados importantes. Sugerimos que você acesse os links abaixo e imprima os textos, para distribuí-los entre os grupos:

- https://g1.globo.com/bemestar/noticia/brasil-tem-gravidez-na-adolescencia-acima-da-media-latino-americana-diz-oms.ghtml - https://nacoesunidas.org/brasil-tem-setima-maior-taxa-de-gravidez-adolescente-da-america-do-sul/

- https://nacoesunidas.org/taxa-de-gravidez-adolescente-no-brasil-esta-acima-da-media-latino-americana-e-caribenha/

- https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5604:america-latina-e-caribe-tem-a-segunda-taxa-mais-alta-de-gravidez-na-adolescencia-no-mundo&Itemid=820

- http://www.ufjf.br/ladem/2018/03/06/taxa-de-gravidez-adolescente-no-brasil-esta-acima-da-media-latino-americana-e-caribenha/

- https://www.saude.rj.gov.br/gravidez-na-adolescencia/noticias/2018/03/america-latina-e-caribe-tem-a-segunda-taxa-mais-alta-de-gravidez-na-adolescencia-no-mundo

- https://emais.estadao.com.br/blogs/bruna-ribeiro/taxa-de-gravidez-adolescente-no-brasil-preocupa-organizacoes-internacionais/ - https://drauziovarella.uol.com.br/para-as-mulheres/desigualdade-social-e-gravidez-na-adolescencia/ - https://noticias.r7.com/saude/jovens-sabem-prevenir-dsts-e-gravidez-mas-so-31-se-protegem-27092017

- http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/viviane-bevilacqua/noticia/2016/09/gravidez-na-adolescencia-e-dst-s-falta-cuidado-nao-informacao-7383908.html

- https://www.camara.ms.gov.br/noticias/dr-sami-orienta-adolescentes-sobre-dst-e-gravidez-na-adolescencia-em-escola-da-capital/181086

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção (caso tenha disponível em sua escola), caderno, lápis, caneta, borracha, quadro e caneta para quadro ou giz, textos impressos.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta parte, recomendamos usar 20 minutos. Projete este slide para a turma ou escreva no quadro. Fale as orientações da atividade. Após a leitura das reportagens, os grupos devem elaborar um esquete, dramatização ou Role-Playing Game para explicar os dados das reportagens sobre gravidez na adolescência.

Fique atento ao tempo disponível que você tem para esta etapa. As orientações para a resolução da atividade podem ser acessadas no material complementar.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção (caso tenha disponível em sua escola), caderno, lápis, caneta, borracha, quadro e caneta para quadro ou giz e orientação para resolução da atividade impressa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Após as apresentações artísticas da etapa Mão na Massa, a turma deve propor formas de diminuir os índices de gravidez não planejada na adolescência e sugerir maneiras de prevenir DST. Escreva o modelo de argumento no quadro e peça que os alunos copiem no caderno para finalizar a atividade. Sugerimos o padrão de elaboração de argumentos de Lawson:

SE (teoria ou hipóteses) _____ E (testes realizados ou dados pesquisados) _____, ENTÃO (resultados estimados) _____, E (resultados observados ou constatados) _____, PORTANTO (conclusão) _____. (Adaptado de: LAWSON, Anton E. What Does Galileo’s Discovery of Jupiter’s Moons Tell Us About the Process of Scientific Discovery? Science & Education, 11: 1–24, 2002.)

Recomendamos a seguinte leitura sobre argumentação no ensino de ciências: https://seer.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/8555/6494 (SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Uma análise dos referenciais teóricos para estudo da argumentação no ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 243, 2011).
Materiais necessários: Quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano