12844
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O que acontece após o encontro dos gametas: fecundação, gravidez e parto

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre O que acontece após o encontro dos gametas: fecundação, gravidez e parto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
CIE8_07V&E09

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma

 

Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça que os estudantes que leiam o slide "Contexto". Pergunte: Alguém já conviveu em casa com uma mulher grávida ou até com a gravidez de algum outro animal mamífero? O que puderam observar nesse período? Peça que eles reflitam sobre a questão disparadora: Como as características que surgem no organismo durante a puberdade se relacionam com a capacidade de se reproduzir?

Mão na massa

Peça aos estudantes para responderem as questões individualmente.
Envie as questões via whatsapp.
     1. Como a puberdade se relaciona especificamente aos fenômenos reprodutivos (fecundação, gravidez e parto?)
     2. Como os sistemas reprodutores masculino e feminino “se preparam” ao fenômeno da reprodução?
     3. Como o organismo feminino “se prepara” para as transformações vividas ao longo da gravidez e para o momento do parto?
     4. O que será que acontece após a união dos gametas?
     5. Como o corpo feminino é capaz de suportar tantas mudanças durante a gravidez?
     6. Durante a gravidez, há outras mudanças no organismo além das visíveis?
     7. E o parto? Como ele acontece? O que é necessário para que aconteça?


Material de apoio:
https://mundoeducacao.uol.com.br/sexualidade/puberdade.htm 
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/gravidez 
https://www.gineco.com.br/saude-feminina/gravidez/ 

Marque uma data para que os estudantes possam enviar a atividade.

Sistematização

Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Proponha uma roda de conversa virtual e relacione as características provenientes da puberdade.

Tutorial Google Meet - https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 

Convite às famílias 
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas. E podem participar de um cineminha educacional assistindo os vídeos.
Fertilization
https://www.youtube.com/watch?v=HlNBsX6h8dw 

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_07V&E09

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas