9729
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Relações de proporcionalidade em situações cotidianas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Compreender as relações de semelhança de triângulos aplicando conceitos de proporcionalidade de figuras geométricas consequentes do Teorema de Talles em situações cotidianas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_10GEO04)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.), régua, tesoura e papel para anotações.
- Optativas: Smartfone.

Atividade principal
- Determine que, em uma folha de papel retangular de qualquer tamanho, façam a dobradura aprendida anteriormente que possibilita a construção de um quadrado. Se tiverem dúvidas você pode indicar o link: https://www.youtube.com/watch?v=FLk879D4fos
- Assim que tiverem realizado tal dobradura e recortado um quadrado e um retângulo, solicite que refaçam esse procedimento no retângulo que foi recortado, gerando outro quadrado e outro retâgulo menor.
- Aguarde a realização dessa etapa e mande separar os dois quadrados produzidos e os mantenham dobrados, permanecendo na forma de triângulos retângulos. Isto porque você os orientará a sobrepor um triângulo ao outro fazendo coincidir os ângulos agudos (conforme a figura abaixo);

- Nesta posição determine que meçam os lados de cada triângulo e monte razões com essas medidas dos lados correspondentes.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, reforce a observação de os lados que os lados que formam os ângulos retos e não estão sobrepostos podem ser vistos como retas paralelas e os lados sobrepostos como as retas transversais a elas.
- Ainda mostre que a razão é constante, o que permite enxergar uma proporção entre os lados do triângulo.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização que reúna definições de semelhança de triângulos como uma condição em que os lados são proporcionais porque seus ângulos internos são congruentes.
- E também reforce a ideia de que é possível realizar cálculos de proporcionalidade nas medidas cotidianas.

Raio X
- Determine que pesquisem uma forma de medir a altura de algo ou alguém por meio da sombra e apresentem seus resultados.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e acessem o link indicado nesse plano para divertimento através da geometria das dobraduras.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_10GEO04

(EF09MA10) Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas