12843
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Tédio? Isso é coisa da sua cabeça! A visão da neurociência sobre a adolescência

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Tédio? Isso é coisa da sua cabeça! A visão da neurociência sobre a adolescência

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de promover reflexões acerca da visão da neurociência sobre a adolescência e faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade, desta forma indica-se a aplicação prévia do planos anteriores, em especial o plano de aula sobre a relação entre o sistema nervoso e a puberdade : CIE8_07VE07.

Materiais necessários para a aula: Folhas impressas disponíveis no material complementar.

Para a atividade da etapa Mão na massa, pode ser necessária a impressão de alguns materiais do link acima, lápis e algum equipamento para projeção do vídeo (TV ou projetor e computador). Na impossibilidade de projeção se faz necessário imprimir a matéria indicada.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente que estudaremos o fenômeno da adolescência sob a perspectiva da neurociência, além de retomarmos outras concepções sobre o fenômeno.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Convide os estudantes para se organizarem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem alguns trechos de um livro.

Leia-os e se possível projete para que os estudantes acompanhem a leitura (se desejar, poderá entregar o material impresso ou deixar exposto em um cartaz).

Em seguida, conte-lhes que a autora do livro é uma importante neurocientista brasileira: Suzana Herculano-Houzel.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre os textos lidos. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas como:

  • Vocês sabem o que é a neurociência? O que faz um neurocientista? (após ouvir a opinião do grupo explique que é uma ciência que estuda o sistema nervoso e suas funcionalidades. Um neurocientista, por exemplo, pode fazer pesquisas que ajudem a compreender como o cérebro humano aprende ou guarda memórias, bem como possíveis complicações após um trauma nesta região).
  • Como o livro descreve os sentimentos e comportamentos no período da adolescência? (espera-se que associem aos trechos “as súbitas mudanças de humor”, “falta de interesse” e “tédio”, por exemplo).
  • Por que seria difícil deixar um cérebro adolescente satisfeito? (espera-se que associem ao fato de o mesmo estar passando por muitas transformações).
  • O que seria o sistema de recompensa citado no texto?
  • O livro afirma que o tédio teria um papel importante na formação do adolescente. Como isso aconteceria?

Para ampliar a discussão, sugere-se também estes materiais: https://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u667914.shtml; https://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-pentagono/as-neurociencias-e-a-adolescencia-um-olhar-cuidadoso-sobre-uma-epoca-de-ascendencia/; http://www.revistaeducacao.com.br/como-funciona-o-cerebro-do-adolescente/; http://plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=236.

Plano de aula sobre a relação entre o sistema nervoso e a puberdade: CIE8_07VE07.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a Questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno e as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas como:

- Quais seriam os sentimentos e comportamentos relacionados ao período da adolescência?

- Qual é mesmo a definição de adolescência? E a diferença entre adolescência e puberdade?

- Como o organismo pode reagir a essas mudanças?

- Como a neurociência pode estar relacionada a este tema?

Lembre-se que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.

Plano de aula sobre os conceitos de adolescência e puberdade: CIE8_07VE01.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sugere-se 6 minutos para este momento. Diga aos estudantes que irão assistir a um vídeo com a autora do livro do qual lemos alguns trechos no início da aula.

Pergunte a eles:

  • Qual é a visão da neurociência sobre a adolescência?
  • Ela difere da visão da sociedade em geral sobre este período?
  • Ela difere da visão de vocês sobre o assunto?

Mais uma vez, não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto.

Materiais necessários: Materiais impressos, lápis e algum equipamento para projeção do vídeo (TV ou projetor e computador). Caso não seja possível a projeção do vídeo você pode substituí-lo pela impressão da matéria elaborada pela própria Suzana Herculano: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq1204200707.htm. Todavia, vale ressaltar que o vídeo está mais completo em relação ao que a atividade irá tratar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 24 minutos para os dois momentos a seguir. Solicite que os estudantes se dividam em quatro grupos e diga-lhes que participarão de uma atividade que busca propor reflexões sobre o fenômeno da adolescência. E para isso cada grupo receberá um caso para analisar e em seguida registrar possíveis leituras sobre essa situação e, no final, deverão propor uma solução colaborativa que envolva a família e a escola para auxiliar os adolescentes nessa fase tão delicada e ao mesmo tempo fantástica.

Em seguida, entregue a cada grupo: Um caso (impresso), uma folha de registro “ O que podemos fazer sobre isto?” e lápis.

Informe-lhes que terão 12 minutos para as primeiras etapas e depois cada grupo terá 3 minutos para apresentar à turma seu registro (totalizando 12 minutos de apresentação).

Os grupos deverão ser replicados de acordo com a quantidade de estudantes da turma, assim como a organização do tempo de acordo com o seu contexto escolar.

Atenção: Se em sua turma tiver estudantes com os mesmos nomes dos personagens dos casos, você poderá trocá-los se sentir necessidade.

Saiba mais sobre como proceder no material complementar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Sugere-se 5 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a Questão disparadora, leia e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram durante a pesquisa. Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à Questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula. Pergunte se houve algum termo que gerou dúvidas durante a etapa Mão na massa e insira seu significado no registro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Projete os slides ou leia as informações dos textos para discuti-las e assim sistematizar os conteúdos da aula. Sugere-se alguns materiais de aprofundamento sobre o assunto e que podem auxiliar na discussão. Estes vídeos discorrem um pouco mais sobre perspectivas da neurociência:

A EVOLUÇÃO DO CÉREBRO HUMANO - baseado em Suzana Herculano-Houzel

Suzana Herculano-Houzel: O que o cérebro humano tem de tão especial?

Ao entender melhor os desafios e as dificuldades do cérebro adolescente, parte de um indivíduo integral inserido na sociedade, é possível pensar em soluções que o auxiliem nesta jornada. Este indivíduo, que fisiologicamente apresenta dificuldade em sentir prazer, em prever consequências, controlar impulsos e ainda está lidando com o despertar de sua sexualidade, precisa encontrar um ambiente agradável e pessoas solícitas para ajudá-lo.
Apresentar-lhe possibilidades para cada área de sua vida bem como as consequências para as devidas escolhas, pode auxiliá-los a tomar decisões de forma mais responsável.
É possível ampliar as discussões, com questionamentos como:

- Seria interessante fazer com que as famílias de vocês tivessem acesso a estas informações? Por quê?
- O que poderíamos propor para isto acontecer?
Professor, você pode estender essa discussão para a comunidade escolar. Uma ideia é propor um momento de reflexão em algum evento, como a reunião de pais e responsáveis. Os próprios estudantes podem apresentar os pontos de vista da neurociência sobre a adolescência, enquanto os registros elaborados nesta aula estão dispostos como uma exposição em algum lugar da sala de aula para ser visitados pelos responsáveis e, após analisados, promover um momento de debate ou uma mesa-redonda, com pais, filhos e professores.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de promover reflexões acerca da visão da neurociência sobre a adolescência e faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade, desta forma indica-se a aplicação prévia do planos anteriores, em especial o plano de aula sobre a relação entre o sistema nervoso e a puberdade : CIE8_07VE07.

Materiais necessários para a aula: Folhas impressas disponíveis no material complementar.

Para a atividade da etapa Mão na massa, pode ser necessária a impressão de alguns materiais do link acima, lápis e algum equipamento para projeção do vídeo (TV ou projetor e computador). Na impossibilidade de projeção se faz necessário imprimir a matéria indicada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente que estudaremos o fenômeno da adolescência sob a perspectiva da neurociência, além de retomarmos outras concepções sobre o fenômeno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Convide os estudantes para se organizarem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem alguns trechos de um livro.

Leia-os e se possível projete para que os estudantes acompanhem a leitura (se desejar, poderá entregar o material impresso ou deixar exposto em um cartaz).

Em seguida, conte-lhes que a autora do livro é uma importante neurocientista brasileira: Suzana Herculano-Houzel.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre os textos lidos. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas como:

  • Vocês sabem o que é a neurociência? O que faz um neurocientista? (após ouvir a opinião do grupo explique que é uma ciência que estuda o sistema nervoso e suas funcionalidades. Um neurocientista, por exemplo, pode fazer pesquisas que ajudem a compreender como o cérebro humano aprende ou guarda memórias, bem como possíveis complicações após um trauma nesta região).
  • Como o livro descreve os sentimentos e comportamentos no período da adolescência? (espera-se que associem aos trechos “as súbitas mudanças de humor”, “falta de interesse” e “tédio”, por exemplo).
  • Por que seria difícil deixar um cérebro adolescente satisfeito? (espera-se que associem ao fato de o mesmo estar passando por muitas transformações).
  • O que seria o sistema de recompensa citado no texto?
  • O livro afirma que o tédio teria um papel importante na formação do adolescente. Como isso aconteceria?

Para ampliar a discussão, sugere-se também estes materiais: https://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u667914.shtml; https://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-pentagono/as-neurociencias-e-a-adolescencia-um-olhar-cuidadoso-sobre-uma-epoca-de-ascendencia/; http://www.revistaeducacao.com.br/como-funciona-o-cerebro-do-adolescente/; http://plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=236.

Plano de aula sobre a relação entre o sistema nervoso e a puberdade: CIE8_07VE07.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a Questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno e as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas como:

- Quais seriam os sentimentos e comportamentos relacionados ao período da adolescência?

- Qual é mesmo a definição de adolescência? E a diferença entre adolescência e puberdade?

- Como o organismo pode reagir a essas mudanças?

- Como a neurociência pode estar relacionada a este tema?

Lembre-se que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.

Plano de aula sobre os conceitos de adolescência e puberdade: CIE8_07VE01.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sugere-se 6 minutos para este momento. Diga aos estudantes que irão assistir a um vídeo com a autora do livro do qual lemos alguns trechos no início da aula.

Pergunte a eles:

  • Qual é a visão da neurociência sobre a adolescência?
  • Ela difere da visão da sociedade em geral sobre este período?
  • Ela difere da visão de vocês sobre o assunto?

Mais uma vez, não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto.

Materiais necessários: Materiais impressos, lápis e algum equipamento para projeção do vídeo (TV ou projetor e computador). Caso não seja possível a projeção do vídeo você pode substituí-lo pela impressão da matéria elaborada pela própria Suzana Herculano: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq1204200707.htm. Todavia, vale ressaltar que o vídeo está mais completo em relação ao que a atividade irá tratar.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 24 minutos para os dois momentos a seguir. Solicite que os estudantes se dividam em quatro grupos e diga-lhes que participarão de uma atividade que busca propor reflexões sobre o fenômeno da adolescência. E para isso cada grupo receberá um caso para analisar e em seguida registrar possíveis leituras sobre essa situação e, no final, deverão propor uma solução colaborativa que envolva a família e a escola para auxiliar os adolescentes nessa fase tão delicada e ao mesmo tempo fantástica.

Em seguida, entregue a cada grupo: Um caso (impresso), uma folha de registro “ O que podemos fazer sobre isto?” e lápis.

Informe-lhes que terão 12 minutos para as primeiras etapas e depois cada grupo terá 3 minutos para apresentar à turma seu registro (totalizando 12 minutos de apresentação).

Os grupos deverão ser replicados de acordo com a quantidade de estudantes da turma, assim como a organização do tempo de acordo com o seu contexto escolar.

Atenção: Se em sua turma tiver estudantes com os mesmos nomes dos personagens dos casos, você poderá trocá-los se sentir necessidade.

Saiba mais sobre como proceder no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Sugere-se 5 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a Questão disparadora, leia e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram durante a pesquisa. Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à Questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula. Pergunte se houve algum termo que gerou dúvidas durante a etapa Mão na massa e insira seu significado no registro.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Projete os slides ou leia as informações dos textos para discuti-las e assim sistematizar os conteúdos da aula. Sugere-se alguns materiais de aprofundamento sobre o assunto e que podem auxiliar na discussão. Estes vídeos discorrem um pouco mais sobre perspectivas da neurociência:

A EVOLUÇÃO DO CÉREBRO HUMANO - baseado em Suzana Herculano-Houzel

Suzana Herculano-Houzel: O que o cérebro humano tem de tão especial?

Ao entender melhor os desafios e as dificuldades do cérebro adolescente, parte de um indivíduo integral inserido na sociedade, é possível pensar em soluções que o auxiliem nesta jornada. Este indivíduo, que fisiologicamente apresenta dificuldade em sentir prazer, em prever consequências, controlar impulsos e ainda está lidando com o despertar de sua sexualidade, precisa encontrar um ambiente agradável e pessoas solícitas para ajudá-lo.
Apresentar-lhe possibilidades para cada área de sua vida bem como as consequências para as devidas escolhas, pode auxiliá-los a tomar decisões de forma mais responsável.
É possível ampliar as discussões, com questionamentos como:

- Seria interessante fazer com que as famílias de vocês tivessem acesso a estas informações? Por quê?
- O que poderíamos propor para isto acontecer?
Professor, você pode estender essa discussão para a comunidade escolar. Uma ideia é propor um momento de reflexão em algum evento, como a reunião de pais e responsáveis. Os próprios estudantes podem apresentar os pontos de vista da neurociência sobre a adolescência, enquanto os registros elaborados nesta aula estão dispostos como uma exposição em algum lugar da sala de aula para ser visitados pelos responsáveis e, após analisados, promover um momento de debate ou uma mesa-redonda, com pais, filhos e professores.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano