Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da nona aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU08. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Durante a atividade, os alunos terão que roteirizar e gravar um podcast, providencie os materiais necessário para gravação de áudio (por exemplo poderá ser utilizado gravadores, computadores com programa de gravação de áudio ou mesmo celulares). Caso não disponha destes recursos os alunos poderão apresentar o programa de podcast ao vivo para a turma.
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópias dos slides impressos.
- Textos de apoio e roteiros impressos. Disponível no material complementar.
- Equipamento para gravação e edição de áudio, como por exemplo: computadores, microfones/headphones, celulares, gravador de voz, etc).
- Equipamento para reprodução de áudio.
- Podcast “Aquecimento Global” (Rock com ciência), os primeiros 4 minutos. Disponível em: http://www.rockcomciencia.com.br/arquivos/2806
Sugestões de aprofundamento:
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre o as consequências da intensificação do efeito estufa.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente para os alunos o início do podcast “Aquecimento global” (4 minutos), disponível em: http://www.rockcomciencia.com.br/arquivos/2806. Explique para os alunos que podcast é um arquivo digital de áudio que geralmente é transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. O podcast preserva várias características do rádio como: necessidade de mensagem de fácil compreensão; predomínio da linguagem coloquial; sensação de proximidade; possibilidade de exploração criativa de vozes, músicas e efeitos, bem como humor e dramatizações.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora e peça que os alunos relatem o que já sabem a respeito das ações mundiais referentes às mudanças climáticas. Faça perguntas como: Vocês já ouviram sobre alguma ação mundial que aborda questões referente a mudanças climáticas ou aquecimento global? Quais? Quando ocorreram?O que elas se propõem?
É esperado que os alguns alunos citem, por exemplo, o Protocolo de Kyoto, Protocolo de Montreal, a Convenção de Viena, Rio 92, entre outras, já que a temática perpassa várias áreas do conhecimento e frequentemente é abordada na mídia.
Provavelmente, o tema tenha sido trabalhado no 6º ano com componente curricular de geografia, na unidade temática "Natureza, ambientes e qualidade de vida", que tem por objeto de conhecimento as Atividades humanas e dinâmica climática. Bem como no 7º ano, com o tema que se relaciona com a unidade temática "Vida e Ambiente", que tem por objeto de conhecimento os fenômenos naturais e impactos ambientais. E a unidade temática "Terra e Universo", que tem por objeto de conhecimento o efeito estufa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Organize os alunos em 5 grupos. Entregue para cada grupo um roteiro e os materiais necessários para a atividade. Explique que a turma irá gravar um podcast com o tema “A luta contra o aquecimento global” e que cada grupo ficará responsável por uma parte do podcast. Faça uma breve descrição do que é um podcast e das funções de cada grupo. Cada grupo deverá ficar responsável em criar um roteiro e gravar uma parte do podcast.
Grupo 1: O grupo será responsável pela escolha de um título e pela abertura do podcast. Oriente os alunos que eles deverão apresentar a temática que será discutida.
Grupos 2 a 6: Os grupos deverão criar uma pergunta e resposta com base nos texto de apoio.
Aconselhe seus alunos a escreverem um texto não muito longo e atrativo, ou seja, incentive-os a utilizar da criatividade para criarem um texto leve e divertido a partir das informações dos pesquisadas. Esta etapa deve durar em torno de 15 minutos.
Material a ser impresso.
Mão na massa
Orientações: À medida que os grupos estiverem com os roteiros finalizados, e já tenham decidido as funções de cada aluno na gravação, organize a turma para a gravação dos áudios. Se possível, leve os alunos que irão gravar os áudios para um lugar silencioso e com uma boa acústica. Como sugestão os alunos poderão utilizar celulares, tablets, notebooks/pc ou gravadores de voz, para realizar a gravação. Caso não disponha de nenhum destes equipamentos, a turma poderá ensaiar e realizar a apresentação para a sala ao vivo. Reserve aproximadamente 20 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Organize a sala em um círculo e apresente o podcast finalizado para a turma. Discuta com a turma a respeito dos temas estudados.
Sistematização
Orientações: Projete o slide e leia com a turma. Peça que relatem quais as ações foram apresentadas no podcast e registre no caderno.