12836
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Atividades humanas e a intensificação do efeito estufa

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Atividades humanas e a intensificação do efeito estufa

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da sétima aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU06. O objetivo do plano é que os alunos relacionem a intensificação do efeito estufa a algumas ações humanas.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade “Mão na massa - tabuleiro” impressa (um tabuleiro para cada grupo de quatro de alunos).
  • Atividade “Mão na massa - cartas” impressa (um jogo de carta para cada grupo de quatro alunos).
  • Um dado para cada grupo de quatro alunos.
  • Quatro pinos de cores diferentes (para cada grupo de quatro alunos), poderão ser utilizadas no lugar dos pinos tampinhas de garrafa ou outros materiais, a critério do(a) professor(a).

Sugestões de aprofundamento:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Leia o tema da aula para turma e comente que iremos aprender um pouco mais sobre o efeito estufa e sobre suas consequências. Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete e leia o slide para os alunos.

Pergunte “Qual a relação entre o aquecimento global e o efeito estufa?”. É esperado que os alunos relacionem que o aumento do efeito estufa é uma das causas do aquecimento global.

Ouça as opiniões e os argumentos apresentados pelos alunos. Comente que nesta aula iremos pensar em algumas ações humanas que contribuem para a intensificação do efeito estufa.

Projeto o próximo slide.

Fonte da reportagem: http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/tag/aquecimento-global/

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e peça que os estudantes proponham hipóteses. Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão. Essas são as hipóteses iniciais deles, não há necessidade de intervenções neste momento.

Projete o próximo slide.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de aproximadamente quatro alunos. Entregue o tabuleiro e as cartas para cada grupo. Apresente as regras do jogo.

O objetivo deste jogo é que os alunos conheçam algumas ações humanas que contribuem para a intensificação do efeito estufa. Essas informações serão apresentadas durante as leituras realizadas no jogo. Os alunos também terão que analisar algumas ações e discutir se elas contribuem ou não para a intensificação do efeito estufa. É importante que as decisões partam do grupo, com base na exposição de argumentos. Oriente os alunos a explicar para o grupo suas visões e, coletivamente, chegarem a um consenso sobre o tema, que deverá ser registrado na carta para uma posterior discussão com a sala.

Durante a atividade, circule pelos grupos, verifique se as leituras estão sendo feitas, bem como as exposições de argumentos, e se os alunos estão tomando as decisões coletivamente.

Quando as equipes terminarem o jogo, recolha os tabuleiros e as cartas. Separe as cartas “Reflita”, as quais os alunos responderam durante o jogo para discutir as respostas com a turma. Organize os alunos para uma roda de conversa. Essa etapa deve durar em torno de 20 minutos.

Materiais para impressão disponíveis no material complementar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos organizados para a roda de conversa, peça que compartilhem o que aprenderam durante o jogo. Medie a discussão para que todos possam falar.

Leia as cartas e as respostas dadas pelos grupos durante o jogo e discuta com a turma as situações apresentadas.

Retome a questão disparadora.

Reserve aproximadamente 15 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete o slide.

Solicite que os alunos registrem no caderno uma síntese da discussão realizada e peça para que deem alguns exemplos de ações que poderão ser realizadas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Solicite que compartilhem os registros com a turma.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e comente a respeito do uso de energias não-renováveis, como as derivadas de combustíveis fósseis, que são as grandes responsáveis pelo acréscimo das emissões de gás carbônico na atmosfera. Essas emissões podem ser reduzidas caso os indivíduos ajam de forma consciente no ato de consumo. Pequenas ações do dia a dia, como se locomover de bicicleta ou de transporte público (que queima menos combustível por pessoa transportada) têm grande efeito a longo prazo, principalmente se realizadas por muitas pessoas.

Como sistematização, registre no quadro um texto coletivo com as ações para redução da emissão de gases do efeito estufa que foram sugeridas pelos alunos.

Os alunos poderão também ampliar o mapa conceitual coletivo (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04). Para tanto, peça que selecionem os conceitos mais importantes a serem incluídos no mapa e os escrevam em uma folha de sulfite, de forma que todos possam visualizar.

Lembre aos estudantes de que os conceitos são representado por palavras-chaves ou frases bem curtas.

De posse dos conceitos, a turma deve selecionar a ordem que será distribuída no mapa conceitual. Esclareça que os conceitos serão ligados por palavras ou frases curtas (os termos de ligação). As folhas devem ser fixadas no papel pardo e ligadas com setas que indicam a ordem de leitura. Cada seta deve vir acompanhada de um termo de ligação, formando frases.

Plano de aula CIE7_12TU04 “O efeito estufa terrestre”. Disponível no material complementar.

Para saber mais sobre mapa conceitual: Vídeo “Aprendizagem Ativa: Mapas Conceituais” Disponível em: http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=36478

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da sétima aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU06. O objetivo do plano é que os alunos relacionem a intensificação do efeito estufa a algumas ações humanas.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade “Mão na massa - tabuleiro” impressa (um tabuleiro para cada grupo de quatro de alunos).
  • Atividade “Mão na massa - cartas” impressa (um jogo de carta para cada grupo de quatro alunos).
  • Um dado para cada grupo de quatro alunos.
  • Quatro pinos de cores diferentes (para cada grupo de quatro alunos), poderão ser utilizadas no lugar dos pinos tampinhas de garrafa ou outros materiais, a critério do(a) professor(a).

Sugestões de aprofundamento:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Leia o tema da aula para turma e comente que iremos aprender um pouco mais sobre o efeito estufa e sobre suas consequências. Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete e leia o slide para os alunos.

Pergunte “Qual a relação entre o aquecimento global e o efeito estufa?”. É esperado que os alunos relacionem que o aumento do efeito estufa é uma das causas do aquecimento global.

Ouça as opiniões e os argumentos apresentados pelos alunos. Comente que nesta aula iremos pensar em algumas ações humanas que contribuem para a intensificação do efeito estufa.

Projeto o próximo slide.

Fonte da reportagem: http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/tag/aquecimento-global/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e peça que os estudantes proponham hipóteses. Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão. Essas são as hipóteses iniciais deles, não há necessidade de intervenções neste momento.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de aproximadamente quatro alunos. Entregue o tabuleiro e as cartas para cada grupo. Apresente as regras do jogo.

O objetivo deste jogo é que os alunos conheçam algumas ações humanas que contribuem para a intensificação do efeito estufa. Essas informações serão apresentadas durante as leituras realizadas no jogo. Os alunos também terão que analisar algumas ações e discutir se elas contribuem ou não para a intensificação do efeito estufa. É importante que as decisões partam do grupo, com base na exposição de argumentos. Oriente os alunos a explicar para o grupo suas visões e, coletivamente, chegarem a um consenso sobre o tema, que deverá ser registrado na carta para uma posterior discussão com a sala.

Durante a atividade, circule pelos grupos, verifique se as leituras estão sendo feitas, bem como as exposições de argumentos, e se os alunos estão tomando as decisões coletivamente.

Quando as equipes terminarem o jogo, recolha os tabuleiros e as cartas. Separe as cartas “Reflita”, as quais os alunos responderam durante o jogo para discutir as respostas com a turma. Organize os alunos para uma roda de conversa. Essa etapa deve durar em torno de 20 minutos.

Materiais para impressão disponíveis no material complementar.

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos organizados para a roda de conversa, peça que compartilhem o que aprenderam durante o jogo. Medie a discussão para que todos possam falar.

Leia as cartas e as respostas dadas pelos grupos durante o jogo e discuta com a turma as situações apresentadas.

Retome a questão disparadora.

Reserve aproximadamente 15 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete o slide.

Solicite que os alunos registrem no caderno uma síntese da discussão realizada e peça para que deem alguns exemplos de ações que poderão ser realizadas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Solicite que compartilhem os registros com a turma.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e comente a respeito do uso de energias não-renováveis, como as derivadas de combustíveis fósseis, que são as grandes responsáveis pelo acréscimo das emissões de gás carbônico na atmosfera. Essas emissões podem ser reduzidas caso os indivíduos ajam de forma consciente no ato de consumo. Pequenas ações do dia a dia, como se locomover de bicicleta ou de transporte público (que queima menos combustível por pessoa transportada) têm grande efeito a longo prazo, principalmente se realizadas por muitas pessoas.

Como sistematização, registre no quadro um texto coletivo com as ações para redução da emissão de gases do efeito estufa que foram sugeridas pelos alunos.

Os alunos poderão também ampliar o mapa conceitual coletivo (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04). Para tanto, peça que selecionem os conceitos mais importantes a serem incluídos no mapa e os escrevam em uma folha de sulfite, de forma que todos possam visualizar.

Lembre aos estudantes de que os conceitos são representado por palavras-chaves ou frases bem curtas.

De posse dos conceitos, a turma deve selecionar a ordem que será distribuída no mapa conceitual. Esclareça que os conceitos serão ligados por palavras ou frases curtas (os termos de ligação). As folhas devem ser fixadas no papel pardo e ligadas com setas que indicam a ordem de leitura. Cada seta deve vir acompanhada de um termo de ligação, formando frases.

Plano de aula CIE7_12TU04 “O efeito estufa terrestre”. Disponível no material complementar.

Para saber mais sobre mapa conceitual: Vídeo “Aprendizagem Ativa: Mapas Conceituais” Disponível em: http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=36478

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano