Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da segunda aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU01. O objetivo do plano é que os alunos reconheçam que o efeito estufa ocorre devido a atmosfera terrestre ser transparente a luz branca, proveniente do Sol, porém ser relativamente opaca à radiação infravermelha. Assim, aprisiona o calor, o que leva a um aumento de temperatura (de forma análoga que ocorre com o vidro).
Durante a atividade, os alunos terão que construir um esquema que represente o fenômeno estudado. Espera-se que anteriormente já tenham contato com diversos desenhos, esquemas e representações para explicitar algum fenômeno. Caso seja necessário, retome alguns exemplos para que possam compreender o que é esperado deles nesta atividade.
Espera-se que a habilidade da BNCC EF06CI11: Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características, já tenha sido trabalhada anteriormente. Para essa aula também é desejável que os alunos reconheçam os tipos de radiações emitidas pelo Sol que chegam à Terra. O plano de aula CIE7_13TU06 poderá contribuir nesta conceituação, podendo ser trabalhado anteriormente à este.
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópias dos slides impressos.
- Atividade “Mão na massa” impressa (1 folha para cada 2 alunos).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.
Leia o tema da aula para turma e comente que, na aula de hoje, iremos retomar a aula anterior na qual eles construíram um modelo de estufa e verificaram que dentro dela a temperatura era maior do que fora.
Projete o próximo slide ou entregue o material impresso aos alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: leia a situação apresentada e pergunte se eles já vivenciaram uma algo parecido.
Contexto
Orientações: é possível utilizar os dados coletados pela turma na aula anterior ao invés do apresentado neste slide.
Retome as conclusões que eles chegaram na aula anterior. Leia a definição apresentada pela personagem e peça que exponham suas opiniões a respeito. Nesta etapa, eles poderão correlacionar os dados experimentais e as conclusões da aula anterior com o aquecimento que ocorre na estufa e dentro do carro. Neste momento, não há necessidade de conceitualizar o efeito estufa.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: apresente o slide e leia a questão. Solicite que os alunos exponham suas opiniões sobre como o efeito estufa acontece. Anote no quadro alguns termos que eles apresentarem durante a exposição. Colabore com a discussão levantando algumas questões como, por exemplo:
- É a luz do Sol que aquece o interior da estufa?
- Por que o calor fica aprisionado no interior da estufa?
As perguntas têm como objetivo aproximar o aluno do tema da aula e mobilizá-lo em busca de respostas. Lembre-se que essas são as hipóteses deles sobre o tema e que serão retomadas durante a aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: organize os alunos em duplas ou trios. Projete o slide ou anote no quadro as ações que serão realizadas nesta etapa. Distribua a atividade impressa para cada dupla ou trio.
Explique que o objetivo da atividade é que eles esquematizem como a estufa está sendo aquecida. Forneça alguns exemplos (desenhado no quadro) de como eles poderão usar desenhos que representam as ondas eletromagnéticas, usando cores diferentes para cada tipo de radiação, por exemplo. Fale da importância do uso de notas, legendas e símbolos para tornar o esquema mais claro.
Durante a atividade, circule pela sala e veja como os alunos estão realizando. Faça perguntas durante esse processo, para levá-los a refletir sobre a melhor maneira de representar suas ideias.
Reserve aproximadamente 15 minutos para essa etapa.
Mão na massa
Orientações: leia as ações que serão realizadas nesta etapa e o tempo destinado a ela. Oriente que as duplas apresentem seus esquemas e dêem sugestões de melhoria para os dos seus colegas. Após o compartilhamento, cada dupla deverá retomar seu esquema e verificar como poderão melhorá-lo. As duplas também deverão discutir a respeito das questões apresentadas e respondê-las.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: retome a questão disparadora com os alunos. Solicite que compartilhem com a sala seus esquemas e as respostas às questões. Pergunte:
- O que os esquemas têm em comum? E de diferente?
- Como você explicaria o que é o efeito estufa por meio deste desenho?
Sistematização
Orientações: projete o slide e leia com os alunos. Pergunte à turma qual a relação entre o que acontece no carro exposto ao Sol com vidros fechados e o que aconteceu com a estufa de plantas no experimento da aula anterior.
Peça que relacionem com o efeito estufa global.
Está é a primeira aproximação dos alunos ao fenômeno efeito estufa que ocorre no planeta. Nas aulas subsequentes, iremos aprofundar este conceito. É de se esperar que neste momento os alunos já iniciem a correlação entre o vidro da estufa e do carro com a atmosfera terrestre.
Utilize a atividade realizada pelos alunos como um instrumento para acompanhar o progresso na formação deste conceito. Retome questão 4 após o plano de aula CIE7_12TU04, aproveite para fazer uma correção coletiva com a turma e dar uma devolutiva da atividade realizada.
Para se aprofundar no tema, consulte:
Artigo: A química no efeito estufa. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf