Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta é considerada a oitava aula. Assim, pressupõe-se que o conceito de atmosfera, as funções da atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano.
Esta aula tem relação com os conceitos já trabalhados na habilidade EF07CI08 “Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc”. Também tem ligação com os conteúdos da habilidade EF08CI14, “Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra”.
Nesta aula, serão feitas relações entre fenômenos naturais, como queimadas florestais, erupções vulcânicas e vento com a qualidade do ar. Os alunos serão incentivados a perceberem que a atmosfera é um sistema mutável e não apenas ações antrópicas, mas a natureza, através dos seus fenômenos, altera a composição da atmosfera.
Mais informações:
http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar, http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res90/res0390.html,
http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ar/mais-informacao-1/ar-ambiente http://www.ccdr-lvt.pt/pt/o-ar-e-os-poluentes-atmosfericos/8082.htm
Materiais necessários para a aula: duas garrafas pet transparentes de 2L ou mais, folhas de papel, fósforo ou isqueiro e água.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula com os alunos. Pergunte se eles concordam ou discordam desta afirmação.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos:
- O que é qualidade do ar?
- O que é poluição do ar?”
As respostas esperadas são:
- O ar puro.
- O ar que é bom para respirar.
- Fumaça é poluição.
Peça que os alunos leiam o texto do slide e após 4 minutos (tempo para lerem o slide) destaque a quantidade de ar que eles respiram: 14 quilos. Peça para que comparem com o próprio peso. Destaque que o texto fala que existem substâncias que podem ser poluição, mas nem sempre serão. Saliente que os conceitos de poluição atmosférica e de qualidade do ar foram criados por seres humanos, então eles têm relação direta com a saúde humana. Aponte também que os níveis de qualidade do ar estão relacionados com as condições meteorológicas, portanto dependendo do tempo no local, se seco ou chuvoso, se com vento sem vento, a qualidade do ar é considerada estar em níveis diferentes.
Para mais informações, acesse: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar e http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res90/res0390.html
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Incentive que os alunos desenvolvam hipóteses.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em semicírculo para melhor visualização do experimento. Posicione a mesa que servirá de apoio de forma que todos vejam o experimento. Diga aos alunos que você vai criar cachoeiras de fumaça. Em uma das garrafas você vai deixar o canudo de papel queimar normalmente. Na outra você vai colocar água enquanto ocorre a queima. Pergunte:
- O que vocês acham que vai acontecer?
Realize o experimento:
Antes da aula:
Corte um buraco de aproximadamente 2 cm de diâmetro em cada garrafa pet, os buraco não precisam ser iguais. Deixe as garrafas destampadas.
Na sala:
1- Pegue duas folhas de papel, pode ser folha de caderno, e enrole de forma que encaixe no buraco que foi feito em cada garrafa.
2- Encaixe a folha enrolada nos buracos e não deixe o canudo de papel passar a metade da garrafa.
3- Com o isqueiro/fósforo acenda a ponta externa do canudo de papel. A fumaça gerada irá escorrer pelo canudo para dentro da garrafa.
4- Pelo bico de uma das garrafas derrame água devagar, sem molhar o canudo de papel. Pode usar um conta gotas.
5- Espere até que o canudo de papel queime.
Durante o experimento, descreva cada passo para os alunos, como “vou acender o canudo de papel, olhem”, “agora vou colocar a água aos poucos nesta garrafa”.
Após o passo 5 deixe as garrafas sobre a mesa descansando e peça que os alunos descrevam as diferenças que eles perceberam entre o comportamento da fumaça em cada garrafa. Na garrafa onde a água não foi colocada, espera-se que parte da fumaça suba e saia pelo bico. Na garrafa com água terá menos fumaça ao final do experimento. Quando a fumaça acabar, mostre o fundo das garrafas para os alunos. Na garrafa sem água, as partículas que estavam na fumaça foram para o fundo. Já na garrafa com água, as partículas ficaram parte sobre a água e parte misturadas na água. Pergunte em qual garrafa será mais fácil tirar as partículas. Pergunte:
- Em lugares mais úmidos e com mais vapor de água no ar, vocês acham que a qualidade do ar é melhor ou pior?
Peça que eles deem justificativas para as respostas.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: pergunte:
- No experimento anterior vocês viram como a presença de água na atmosfera afeta a qualidade do ar. Vocês saberiam dizer/citar algum fenômeno natural que pode influenciar na qualidade do ar?
Diga aos alunos que estes são alguns dos fenômenos naturais que afetam diretamente a qualidade do ar. Leia cada fenômeno e pergunte para os alunos se o fenômeno melhora ou piora a qualidade do ar. Sempre peça a justificativa para a escolha feita. Eles podem usar exemplos como explicação. Peça aos alunos que escrevam em seus cadernos os fenômenos citados e as relações discutidas.
As relações são:
- Temperaturas elevadas: as temperaturas elevadas próximas ao solo causam o aumento da concentração de ozônio. O ozônio encontrado na faixa de ar próxima do solo, onde respiramos, chamado de “mau ozônio”, é tóxico. Entretanto, na estratosfera ele forma a camada de ozônio, que é fundamental para a sobrevivência na Terra.
- Alta umidade/precipitação: como visto no experimento, a presença de água ou vapor de água no ar ajuda na dispersão dos poluentes.
- Ventos: ajudam na dispersão dos poluentes ao movimentar o ar.
- Queimadas florestais: aumentam a concentração de partículas e alguns gases tóxicos no ar.
- Zona de alta pressão atmosférica: caracterizada por vento fraco, a estabilidade do ar não permite a dispersão dos poluentes, concentrando a poluição junto ao solo.
- Zona de baixa pressão atmosférica: corresponde geralmente a uma grande turbulência da atmosfera, que favorece a dispersão dos poluentes.
- Erupções vulcânicas: geram grandes liberações de gases e de material particulado que causam o declínio da qualidade do ar.
Para mais informações, acesse: http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ar/mais-informacao-1/ar-ambiente e http://www.ccdr-lvt.pt/pt/o-ar-e-os-poluentes-atmosfericos/8082.htm