9728
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Entendendo o Teorema de Talles e suas relações

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre

Plano 03 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

  1. Compreender as relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados entres retas paralelas cortadas por transversais.
  2. Representar algebricamente a solução de um problema.



Conceito-chave

Compreensão do conceito do Teorema da proporcionalidade (Teorema de Talles) existente nos segmentos de retas formados entre paralelas cortadas por transversais.

Recursos necessários


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide com os alunos que contextualiza o Teorema de Talles. Converse com a turma sobre a história da Matemática, destacando que todos os teoremas e procedimentos matemáticos que conhecemos surgiram de uma necessidade do povo.

Pergunte se já ouviram falar de Talles de Mileto. Essa atividade pode ficar ainda mais interessante se, na aula anterior, solicitar aos alunos uma pesquisa com o tema: quem foi Talles de Mileto e quais as suas contribuições à matemática?

Propósito: Instigar os alunos à curiosidade para conhecer o Teorema de Talles e suas aplicações.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Nesse momento é importante motivar a turma para descobrir o Teorema. É importante que na realização dessa atividade o professor não dê respostas prontas, mas motive os alunos a descobrirem seus resultados.

Essa é uma atividade de investigação. Deixe que cada aluno crie seus próprios resultados, pois esta atividade ficará mais interessante quando, ao final, compararem com os colegas e perceberem que, independente do tamanho das retas construídas, a razão entre os segmentos sempre será proporcional em retas paralelas cortadas por transversais.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas por transversais.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Entregue a atividade impressa para a turma. Peça que utilizem réguas e sigam as orientações dadas na atividade ou em cada slide. Relembre com os alunos o que são retas paralelas.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Incentive os alunos a construírem retas diferentes das dos colegas, cada um com sua inclinação. Relembre com os alunos os conceitos de congruência, de ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais. Esses conceitos podem ajudar a ampliar a discussão e perceber as relações de proporcionalidade entre os segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas por transversais.

Sugiro antes dessa aula utilizar o plano “Posição Entre Retas e Seus Ângulos”.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.

Discuta com a turma:

  • Você se lembra das relações dos ângulos que se formam entre as retas paralelas e as transversais?
  • Se eu mudar a inclinação das retas, o que acontece com os ângulos?
  • Será que conseguimos encontrar relações de proporcionalidade entre as retas também?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Peça que os alunos utilizem a régua para medir os segmentos formados, registrando as medidas ao lado do segmento. Circule pela sala para se certificar que todos os alunos estão com a construção correta e identificando os segmentos adequadamente.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.
Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Relembre com os alunos que pontos de intersecção das retas paralelas com as retas transversais são o ponto onde essas retas se encontram.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.
Discuta com a turma:

  • Você lembra o que são pontos de intersecção?
  • Mesmo tendo construído retas diferentes, é possível identificar os mesmos pontos de intersecção?
  • Como são pontos, vamos identificá-los com letras maiúsculas.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Professor, circule pela sala analisando a resolução dos alunos, questionando sobre a resolução e permitindo que façam sua perguntas para que possam sanar suas dúvidas durante a atividade e conseguir resolvê-las.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.
Discuta com a turma
:

  • Ao simplificar as razões, o que você consegue perceber?
  • Se eu inverter a ordem dos segmentos é possível perceber a mesma coisa?
  • E se eu dobrar os valores?
  • Compartilhe a solução de sua atividade com seu colega do lado. Vocês conseguem chegar à mesma conclusão?
  • Compartilhe com outros colegas. Ainda é possível manter a mesma conclusão?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Professor, deixe que os alunos leiam a atividade. Enquanto isso, circule pela sala, orientando possíveis dúvidas que possam surgir e questionando os alunos sobre os resultados.

Propósito: Aplicar o conceito de proporcionalidade desenvolvido com os alunos nesta atividade.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12, 13 e 14).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante. Os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. Convide alguns alunos para apresentarem seus resultados no quadro.

Propósito: Discutir as relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.

Discuta com a turma:

  • Dentro dessas análises e após comparar com os resultados de seus colegas, a que conclusão podemos chegar?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12, 13 e 14).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante. Os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. Convide alguns alunos para apresentarem seus resultados no quadro.

Propósito: Discutir as relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.

Discuta com a turma:

  • Dentro dessas análises e após comparar com os resultados de seus colegas, a que conclusão podemos chegar?
  • Essa conclusão acontece apenas na sua atividade ou é possível perceber através da atividade de outros colegas?
  • Podemos dizer que é uma regra?

Esperamos que, nesse momento, o aluno perceba que segmentos formados entre retas paralelas cortadas por transversais em qualquer situação sejam proporcionais.

  • Nesse momento, questione com os alunos: o que são segmentos de retas proporcionais?
  • O que podemos afirmar sobre a relação entre dois segmentos proporcionais?
  • Se eu aumentar um dos segmentos, o que acontece com o segmento proporcional à ele?

Professor, se perceber que os alunos ainda apresentam dúvidas sobre segmentos proporcionais, acesse o guia de intervenções, pois há uma proposta para desenvolver esse conceito.

Material complementar:

Guia de intervenções ao professor

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12, 13 e 14).

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e faça no quadro o passo a passo desta resolução para que os alunos possam acompanhar.

Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos explorados.

Discuta com a turma:

Antes de apresentar o slide com a solução, faça alguns questionamentos aos alunos:

  • Existem outras formas de solucionar este problema?
  • Se os segmentos são proporcionais, é possível inverter a ordem das razões?
  • Isso vai me proporcionar o mesmo resultado?
  • Alguém resolveu de outra forma? Poderia nos apresentar?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12, 13 e 14).

Orientações: Antes de apresentar esse slide, questione os alunos se há a possibilidade de resolver esse problema sem utilizar a regra de três. Deixe que os alunos levantem suas hipóteses e deixe-as registradas no quadro. Por fim, apresente este slide e leia com os alunos.

Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos explorados.

Discuta com a turma:

Antes de apresentar o slide com a solução, faça alguns questionamentos aos alunos:

  • Muita vezes recorremos ao recurso da álgebra para solucionar problemas. Seria possível solucionar este problema sem montar uma proporção e resolver a equação?
  • Você se lembra o que é uma equação?
  • Onde podemos aplicar as equações?

Equação pode ser definida como uma igualdade entre duas expressões matemáticas que se verifica para determinados valores das variáveis.

  • É possível resolver este problema sem utilizar as equações?
  • Lembre-se, eles são proporcionais. Compare as medidas que se formam entre as mesmas paralelas.
  • Você consegue perceber alguma proporção entre essas medidas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Como curiosidade, converse com os alunos o significado da palavra EUREKA. Isso contextualiza a aula e amplia o vocabulário matemático do grupo.

“Eureka é uma interjeição que significa “encontrei” ou “descobri”, exclamação que ficou famosa mundialmente por Arquimedes de Siracusa. É normalmente pronunciada por alguém que acaba de encontrar a solução para um problema difícil. O termo tem a sua origem etimológica na palavra grega “heúreka”. O pretérito perfeito do indicativo do verbo “heuriskéin”, que significa “achar” ou “descobrir”.”

Fonte.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

  1. Compreender as relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados entres retas paralelas cortadas por transversais.
  2. Representar algebricamente a solução de um problema.



Conceito-chave

Compreensão do conceito do Teorema da proporcionalidade (Teorema de Talles) existente nos segmentos de retas formados entre paralelas cortadas por transversais.

Recursos necessários

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide com os alunos que contextualiza o Teorema de Talles. Converse com a turma sobre a história da Matemática, destacando que todos os teoremas e procedimentos matemáticos que conhecemos surgiram de uma necessidade do povo.

Pergunte se já ouviram falar de Talles de Mileto. Essa atividade pode ficar ainda mais interessante se, na aula anterior, solicitar aos alunos uma pesquisa com o tema: quem foi Talles de Mileto e quais as suas contribuições à matemática?

Propósito: Instigar os alunos à curiosidade para conhecer o Teorema de Talles e suas aplicações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Nesse momento é importante motivar a turma para descobrir o Teorema. É importante que na realização dessa atividade o professor não dê respostas prontas, mas motive os alunos a descobrirem seus resultados.

Essa é uma atividade de investigação. Deixe que cada aluno crie seus próprios resultados, pois esta atividade ficará mais interessante quando, ao final, compararem com os colegas e perceberem que, independente do tamanho das retas construídas, a razão entre os segmentos sempre será proporcional em retas paralelas cortadas por transversais.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas por transversais.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Entregue a atividade impressa para a turma. Peça que utilizem réguas e sigam as orientações dadas na atividade ou em cada slide. Relembre com os alunos o que são retas paralelas.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Incentive os alunos a construírem retas diferentes das dos colegas, cada um com sua inclinação. Relembre com os alunos os conceitos de congruência, de ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais. Esses conceitos podem ajudar a ampliar a discussão e perceber as relações de proporcionalidade entre os segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas por transversais.

Sugiro antes dessa aula utilizar o plano “Posição Entre Retas e Seus Ângulos”.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.

Discuta com a turma:

  • Você se lembra das relações dos ângulos que se formam entre as retas paralelas e as transversais?
  • Se eu mudar a inclinação das retas, o que acontece com os ângulos?
  • Será que conseguimos encontrar relações de proporcionalidade entre as retas também?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Peça que os alunos utilizem a régua para medir os segmentos formados, registrando as medidas ao lado do segmento. Circule pela sala para se certificar que todos os alunos estão com a construção correta e identificando os segmentos adequadamente.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.
Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Relembre com os alunos que pontos de intersecção das retas paralelas com as retas transversais são o ponto onde essas retas se encontram.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.
Discuta com a turma:

  • Você lembra o que são pontos de intersecção?
  • Mesmo tendo construído retas diferentes, é possível identificar os mesmos pontos de intersecção?
  • Como são pontos, vamos identificá-los com letras maiúsculas.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Professor, circule pela sala analisando a resolução dos alunos, questionando sobre a resolução e permitindo que façam sua perguntas para que possam sanar suas dúvidas durante a atividade e conseguir resolvê-las.

Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.
Discuta com a turma
:

  • Ao simplificar as razões, o que você consegue perceber?
  • Se eu inverter a ordem dos segmentos é possível perceber a mesma coisa?
  • E se eu dobrar os valores?
  • Compartilhe a solução de sua atividade com seu colega do lado. Vocês conseguem chegar à mesma conclusão?
  • Compartilhe com outros colegas. Ainda é possível manter a mesma conclusão?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) .

Orientações: Professor, deixe que os alunos leiam a atividade. Enquanto isso, circule pela sala, orientando possíveis dúvidas que possam surgir e questionando os alunos sobre os resultados.

Propósito: Aplicar o conceito de proporcionalidade desenvolvido com os alunos nesta atividade.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12, 13 e 14).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante. Os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. Convide alguns alunos para apresentarem seus resultados no quadro.

Propósito: Discutir as relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.

Discuta com a turma:

  • Dentro dessas análises e após comparar com os resultados de seus colegas, a que conclusão podemos chegar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12, 13 e 14).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante. Os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. Convide alguns alunos para apresentarem seus resultados no quadro.

Propósito: Discutir as relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados por retas paralelas cortadas transversais.

Discuta com a turma:

  • Dentro dessas análises e após comparar com os resultados de seus colegas, a que conclusão podemos chegar?
  • Essa conclusão acontece apenas na sua atividade ou é possível perceber através da atividade de outros colegas?
  • Podemos dizer que é uma regra?

Esperamos que, nesse momento, o aluno perceba que segmentos formados entre retas paralelas cortadas por transversais em qualquer situação sejam proporcionais.

  • Nesse momento, questione com os alunos: o que são segmentos de retas proporcionais?
  • O que podemos afirmar sobre a relação entre dois segmentos proporcionais?
  • Se eu aumentar um dos segmentos, o que acontece com o segmento proporcional à ele?

Professor, se perceber que os alunos ainda apresentam dúvidas sobre segmentos proporcionais, acesse o guia de intervenções, pois há uma proposta para desenvolver esse conceito.

Material complementar:

Guia de intervenções ao professor

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12, 13 e 14).

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e faça no quadro o passo a passo desta resolução para que os alunos possam acompanhar.

Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos explorados.

Discuta com a turma:

Antes de apresentar o slide com a solução, faça alguns questionamentos aos alunos:

  • Existem outras formas de solucionar este problema?
  • Se os segmentos são proporcionais, é possível inverter a ordem das razões?
  • Isso vai me proporcionar o mesmo resultado?
  • Alguém resolveu de outra forma? Poderia nos apresentar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12, 13 e 14).

Orientações: Antes de apresentar esse slide, questione os alunos se há a possibilidade de resolver esse problema sem utilizar a regra de três. Deixe que os alunos levantem suas hipóteses e deixe-as registradas no quadro. Por fim, apresente este slide e leia com os alunos.

Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos explorados.

Discuta com a turma:

Antes de apresentar o slide com a solução, faça alguns questionamentos aos alunos:

  • Muita vezes recorremos ao recurso da álgebra para solucionar problemas. Seria possível solucionar este problema sem montar uma proporção e resolver a equação?
  • Você se lembra o que é uma equação?
  • Onde podemos aplicar as equações?

Equação pode ser definida como uma igualdade entre duas expressões matemáticas que se verifica para determinados valores das variáveis.

  • É possível resolver este problema sem utilizar as equações?
  • Lembre-se, eles são proporcionais. Compare as medidas que se formam entre as mesmas paralelas.
  • Você consegue perceber alguma proporção entre essas medidas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Como curiosidade, converse com os alunos o significado da palavra EUREKA. Isso contextualiza a aula e amplia o vocabulário matemático do grupo.

“Eureka é uma interjeição que significa “encontrei” ou “descobri”, exclamação que ficou famosa mundialmente por Arquimedes de Siracusa. É normalmente pronunciada por alguém que acaba de encontrar a solução para um problema difícil. O termo tem a sua origem etimológica na palavra grega “heúreka”. O pretérito perfeito do indicativo do verbo “heuriskéin”, que significa “achar” ou “descobrir”.”

Fonte.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano