12828
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Plásticos Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Plásticos Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bressani Figueiredo Mascarenhas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula faz parte de uma série de planos de aulas que relacionam novas tecnologias, sejam elas máquinas, equipamentos ou novos materiais. Em especial, neste plano serão trabalhados conceitos ambientais, envolvendo problemas causados pelo uso indiscriminado de plástico, assim como possíveis soluções, como a reciclagem e o uso de plásticos oxibiodegradáveis e os biodegradáveis.

É interessante que o plano CIE7_06ME07, que tem como tema “Plásticos” seja trabalhado anteriormente, contudo nada impede que esse plano seja usado isolado ou como ponto de partida para aulas subsequentes. A tecnologia de plásticos degradáveis surgiu da necessidade de se reduzir o tempo médio de degradação dos plásticos. Atualmente, a principal matéria-prima dos plásticos são derivados do petróleo, contudo já existe tecnologia para produção de polietileno,polipropileno e poliestireno à partir de vegetais, como cana-de-açúcar, milho e batata. Esses originários de vegetais são denominados plásticos verdes,uma vez que os vegetais recolheram dióxido de carbono,oriundo da degradação do plástico e da queima de combustíveis, contudo o tempo médio de degradação desses plásticos não apresenta muita diferença do plástico originário do petróleo.

Os plásticos degradáveis dividem-se em duas classes: i) oxibiodegradáveis: aqueles que são adicionados agentes degradantes, que aceleram o processo de degradação do plástico,pela ação da luz, calor e água, assim as macromoléculas poliméricas são quebradas em partículas menores facilitando a ação de microorganismos decompositores. Em média, esse grupo apresenta estabilidade química de 6 meses. ii) Biodegradáveis: aqueles produzidos pela ação de microorganismos a partir de polissacarídeos vegetais, sua degradação, bacteriana, produz biomassa, dióxido de carbono e água. (definição de “O que são produtos biodegradáveis” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/4072-produtos-biodegradaveis-o-que-e-um-produto-biodegradavel-oxi-biodegradavel-plastico-detergente-ecologicamente-correto-impactos-geracao-metano-residuos-co2-biomassa-agua-escala-tempo-material-ambiente-condicoes-decomposicao-quimica-desintegracao.html>, acesso 14/07/2018)

A seguir uma série de textos que auxiliaram o professor sobre o tema:

SOUZA, L.A., “Polímeros e Poluição”, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/polimeros-poluicao.htm> acesso 12/07/2018

QUEIROZ,T.,”Biodegradável e Oxidegrável: Entenda a diferença”, Recicloteca,disponível em <http://www.recicloteca.org.br/consumo/conceitos-biodegradavel-e-oxibiodegradavel/> acesso em 13/07;/2018

FOGAÇA, J. R.V., “Plásticos Biodegradáveis”, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/plasticos-biodegradaveis.htm> acesso 12/07/2018

Equipe eCycle “Plástico oxibiodegradável: problema ou solução ambiental?”, disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/726-oxi-degradaveis-dificil-reciclagem-e-alternativa-do-amido.html> acesso 13/07/2018.

Equipe eCycle “Afinal,o que é plástico verde?” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/695-afinal-o-que-e-plastico-verde.html> acesso 15/07/2018.

Exemplos de plásticos degradáveis

Equipe eCycle “Plástico PLA:alternativa biodegradável e compostável” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/738-pla-o-plastico-compostavel.html> acesso 16/07/2018.

Equipe eCycle “Sacola Oxibiodegradável de PEAD: solução ou problema?” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/715-sacolas-oxi-degradaveis-solucao-ou-problema.html> acesso 16/07/2018.

Medidas adotadas por empresas:

Redação Pensamento Verde “Braskem, Embalixo e Pão de Açúcar se unem para produzir sacos para lixo com material reciclado”, disponível em <https://pensamentoverde.com.br/acoes-verdes/braskem-embalixo-e-pao-de-acucar-se-unem-para-produzir-sacos-para-lixo-com-material-reciclado/> acesso 12/07/2018.

Artigo científico:

SILVA, L. F.,GOMEZ, J.G.C., ROCHA, R.C.S., TACIRO, M.K., PRADELLA, J.G.C., “Produção biotecnológica de poli-hidroxialcanoatos para a geração de polímeros biodegradáveis no Brasil”, Quím. Nova vol.30 no.7 São Paulo 2007, disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422007000700040> acesso 15/07/2018.

Materiais necessários para a aula: datashow ou outro eletrônico para reprodução de vídeos, eletrônico para elaboração de um vídeo.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre esse slide para a classe e declare que o tema da aula será sobre Plásticos Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis. Pergunte à turma se eles já ouviram falar nesses termos: “Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis” e o local em que encontraram esses termos. Provavelmente a resposta mais dita será “Em sacolas do supermercado”.

Pergunte também se a classe consegue imaginar o motivo do surgimento desse novo tipo de plástico. Nesse momento é provável que a resposta seja: “Não sei” ou “Eles não produzem lixo” ou “Para diminuir a poluição”. Não se preocupe, por enquanto, em corrigir as respostas dadas, apenas os ouça e observe o que são capazes de imaginar.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Neste momento fale para a turma que a classe de plásticos degradáveis surgiram devido aos problemas ambientais causados pelo plástico, como uma solução alternativa. Mostre esse slide e peça para eles imaginarem quais as consequências para os animais e para o ambiente ao descartar inadequadamente o plástico. Talvez seja importante lembrá-los que plásticos são substâncias que podem ser moldadas facilmente e que são formadas por polímeros, moléculas gigantes formadas por unidades que se repetem (poli = muitos; mero = unidade), e que demoram centenas de anos para serem decompostos. Se quiser, apresente uma tabela com dados de tempo de decomposição de diferentes materiais para comparação. Você encontra esses dados aqui:

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e fale para a classe que nesta aula serão tratados temas relacionados com as tecnologias que envolvem o plástico e algumas soluções para evitar seu acúmulo no ambiente, por isso foram desenvolvidos os plásticos biodegradáveis e os oxibiodegradáveis.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Peça que os alunos se dividam em grupos de até 5 alunos e fale que nesta aula eles serão roteiristas de um documentário de 5 minutos. E que para realizarem o documentário deverão assistir a três vídeos que apresentaram um problema ambiental. Caso não tenha como reproduzir os vídeos, imprima os três textos disponíveis no material complementar e distribua entre os grupos.

Logo após a execução dos vídeos, pergunte:

Q1: O vídeo 1, apresenta o dado “ Todas as tartarugas marinha analisadas têm resíduos plásticos em seu trato digestivo”. Discuta em seu grupo se isso também pode influenciar na alimentação de outros animais e quais as possíveis consequências desse dado para a sociedade.

Sugestão de resposta: “Sim, o acúmulo de plástico nos oceanos, e de suas micropartículas, pode influenciar a alimentação de todos as espécies marinhas e das espécies que deles se alimentam dentro da cadeia alimentar", "Todas as que consomem peixes ou outro animal aquático também podem acabar comendo plástico”.

Q2. “Jogar o plástico no lixo ou na rua é a melhor forma de descartá-lo? O que devemos fazer?”

Sugestão de resposta: “Não, o plástico deve ser separado para reciclagem“.

Q3. “O que se deve fazer com as embalagens plásticas ao descartá-las? Sugira hábitos novos e anexe os apresentados nos vídeos?”

Sugestão de resposta: “As embalagens plásticas devem ser separadas para serem recicladas. Para isso, deve-se limpar e depois separar do lixo convencional. A melhor solução é deixar de consumi-las, passando a utilizar sacolas de papel ou as retornáveis. Ter sempre uma sacola dessa com você é um hábito a ser adquirido por todos".

Q4. “Por que o plástico biodegradável ou oxibiodegradável é considerado melhor?”

Sugestão de resposta: “Porque eles se degradam rapidamente, não causando os danos que os plásticos comuns apresentam”.

Q5. “Todo plástico irá se decompor facilmente?”

Sugestão de resposta: “Os plásticos biodegradáveis e o oxibiodegradáveis foram desenvolvidos para se decomporem rapidamente, enquanto os demais levam centenas de anos para se decomporem”.

Q6. “Ainda sobre o primeiro vídeo, há o relato de que “O homem só preserva aquilo que ele conhece” crie um esquema, dentro do seu grupo, para que todos possam conhecer as consequências do uso e descarte inapropriado do plástico, incluindo desde o consumo doméstico até o assoalho marítimo”

Sugestão de resposta: “Homem joga o plástico no chão -> o vento, e as chuvas, levam o plástico para os rios -> peixes comem um pouco do plástico -> o restante do plástico é depositado no mar -> peixes e outros animais marinhos comem o plástico -> espécies que se alimentam desses animais (pássaros, leão marinho, o homem, por exemplo) acabam também ingerindo plásticos".

Se achar necessário, anote essas questões no quadro. Peça para que cada grupo pense e discuta sobre as respostas. Em seguida fale que agora eles, como roteiristas, deverão elaborar um roteiro para um documentário de 5 minutos. Para isso, algumas questões (apresentadas no próximo slide) deverão ser respondidas. Esse é o momento de sensibilização para a questão ambiental e social causada pelo uso excessivo e descarte inadequado dos plásticos.

Esse é um tema bastante amplo e complexo, que não apresenta nenhuma solução simples e isolada. O objetivo é levar os estudantes a refletirem sobre essa complexidade e sobre o que cada um pode fazer para contribuir positivamente para esta questão. Lembre-se de observar as respostas dessas seis questões acima e quando necessário, guie-os, mas não dê a resposta.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Explique que cada grupo deve pensar nas respostas dessas questões visando o roteiro do pequeno documentário, desta forma as cenas escolhidas devem responder a essas questões. Fale que eles poderão fazer uma filmagem, um desenho animado, dedoche ou qualquer outra forma de documentar que eles acharem interessante, mas que neste momento eles deverão criar apenas o roteiro que vise conscientizar sobre os problemas ambientais causados pelos plásticos,assim como as soluções explorando as vantagens e desvantagens dessas.

O desenvolvimento e a produção do documentário pode ser realizada em uma outra aula de Ciências, como um trabalho extra classe ou como um projeto interdisciplinar, com o apoio de professores de artes e/ou de português. O importante é que eles tenham tempo para trabalhar no tema, aprofundar a pesquisa além dos vídeos apresentados nesta aula, e produzirem materiais de qualidade que poderão ser usados com toda a comunidade escolar para um amplo trabalho de conscientização e sensibilização quanto aos problemas discutidos aqui.

Sugestão de Respostas

  • Animais se afogando, enroscando e comendo plástico. Depósito imenso de plástico, como lixões e aterros sanitários.
  • Uso de plásticos biodegradáveis e oxibiodegradáveis. Reutilização de embalagens plásticas (como de sorvete, de açaí, de manteiga, de margarina), separação do lixo reciclado. Entupimento de bueiros, poluição de leito de rios e mares, por exemplo.
  • Evitar o uso de sacolas plásticas, reutilizar embalagens, evitar o uso de canudinhos e copos plásticos, comprar alimentos que não estejam embalados em sacos plásticos ou plástico filme.
  • São soluções porque se degradam mais rápido que o plástico convencional.
  • Reciclar o máximo possível todo o plástico descartado. A escola pode colocar no pátio o lixo para coleta seletiva de materiais; ela pode pensar o uso de plásticos em seu ambiente e substituir tudo o que for possível: cada aluno ter sua garrafa ou caneca para beber água, trocar os canudinhos de plástico por canudinhos de papel ou metal (ou, em conjunto com a escola, optar pela eliminação destes), trocar talheres de plásticos por talheres de metal etc.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, peça para que cada grupo discuta em 3 minutos o que puderam concluir sobre o tema e que em 2 minutos realizem um resumo do roteiro com a conclusão que chegaram. No tempo restante peça para que cada grupo apresente o que elaboraram. Caso surja alguma dúvida, ou mesmo se nenhum grupo ou aluno questionar, relate que a diferença entre plástico biodegradável e oxibiodegradável está tanto no processamento e matéria-prima (o primeiro tem origem vegetal, enquanto o segundo é oriundo do petróleo e é adicionado agentes pró-degradante) e na forma de decomposição (os biodegradáveis são decompostos por microorganismos quando em contato com luz, umidade, solo e ar, como todos os produtos naturais. Já os oxibiodegradáveis recebem aditivos pró-degradante que aceleram a decomposição do material quando em contato com luz, ar e umidade).

Note que a questão 3 deste slide (“Como posso usar o plástico de forma consciente?”) fecha o conteúdo respondendo de forma crítica a questão disparadora (“Esse plástico deve ir para onde?”), conscientizando a classe sobre a importância da redução do uso de plásticos sempre que possível, escolhendo produtos menos agressivos ao meio ambiente, da reciclagem, independente do tipo de plástico, assim como o reuso, quando possível.

Dê ao grupo um semana ou duas para a produção do vídeo e marque um horário para as apresentações, para a classe e/ou para toda a escola. Como dito anteriormente, se possível peça a colaboração dos professores de artes e português e transforme esse plano em uma atividade interdisciplinar. Vocês podem organizar um grande debate com toda a escola para pensarem juntos as soluções propostas nos vídeos produzidos. Deste modo, a probabilidade da maioria aderir à proposta de melhorar a escola em relação ao uso e descarte de plásticos será bem mais alto do que se a solução proposta for adotada sem que nenhum trabalho de sensibilização tenha sido realizado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula faz parte de uma série de planos de aulas que relacionam novas tecnologias, sejam elas máquinas, equipamentos ou novos materiais. Em especial, neste plano serão trabalhados conceitos ambientais, envolvendo problemas causados pelo uso indiscriminado de plástico, assim como possíveis soluções, como a reciclagem e o uso de plásticos oxibiodegradáveis e os biodegradáveis.

É interessante que o plano CIE7_06ME07, que tem como tema “Plásticos” seja trabalhado anteriormente, contudo nada impede que esse plano seja usado isolado ou como ponto de partida para aulas subsequentes. A tecnologia de plásticos degradáveis surgiu da necessidade de se reduzir o tempo médio de degradação dos plásticos. Atualmente, a principal matéria-prima dos plásticos são derivados do petróleo, contudo já existe tecnologia para produção de polietileno,polipropileno e poliestireno à partir de vegetais, como cana-de-açúcar, milho e batata. Esses originários de vegetais são denominados plásticos verdes,uma vez que os vegetais recolheram dióxido de carbono,oriundo da degradação do plástico e da queima de combustíveis, contudo o tempo médio de degradação desses plásticos não apresenta muita diferença do plástico originário do petróleo.

Os plásticos degradáveis dividem-se em duas classes: i) oxibiodegradáveis: aqueles que são adicionados agentes degradantes, que aceleram o processo de degradação do plástico,pela ação da luz, calor e água, assim as macromoléculas poliméricas são quebradas em partículas menores facilitando a ação de microorganismos decompositores. Em média, esse grupo apresenta estabilidade química de 6 meses. ii) Biodegradáveis: aqueles produzidos pela ação de microorganismos a partir de polissacarídeos vegetais, sua degradação, bacteriana, produz biomassa, dióxido de carbono e água. (definição de “O que são produtos biodegradáveis” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/4072-produtos-biodegradaveis-o-que-e-um-produto-biodegradavel-oxi-biodegradavel-plastico-detergente-ecologicamente-correto-impactos-geracao-metano-residuos-co2-biomassa-agua-escala-tempo-material-ambiente-condicoes-decomposicao-quimica-desintegracao.html>, acesso 14/07/2018)

A seguir uma série de textos que auxiliaram o professor sobre o tema:

SOUZA, L.A., “Polímeros e Poluição”, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/polimeros-poluicao.htm> acesso 12/07/2018

QUEIROZ,T.,”Biodegradável e Oxidegrável: Entenda a diferença”, Recicloteca,disponível em <http://www.recicloteca.org.br/consumo/conceitos-biodegradavel-e-oxibiodegradavel/> acesso em 13/07;/2018

FOGAÇA, J. R.V., “Plásticos Biodegradáveis”, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/plasticos-biodegradaveis.htm> acesso 12/07/2018

Equipe eCycle “Plástico oxibiodegradável: problema ou solução ambiental?”, disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/726-oxi-degradaveis-dificil-reciclagem-e-alternativa-do-amido.html> acesso 13/07/2018.

Equipe eCycle “Afinal,o que é plástico verde?” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/695-afinal-o-que-e-plastico-verde.html> acesso 15/07/2018.

Exemplos de plásticos degradáveis

Equipe eCycle “Plástico PLA:alternativa biodegradável e compostável” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/738-pla-o-plastico-compostavel.html> acesso 16/07/2018.

Equipe eCycle “Sacola Oxibiodegradável de PEAD: solução ou problema?” disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/715-sacolas-oxi-degradaveis-solucao-ou-problema.html> acesso 16/07/2018.

Medidas adotadas por empresas:

Redação Pensamento Verde “Braskem, Embalixo e Pão de Açúcar se unem para produzir sacos para lixo com material reciclado”, disponível em <https://pensamentoverde.com.br/acoes-verdes/braskem-embalixo-e-pao-de-acucar-se-unem-para-produzir-sacos-para-lixo-com-material-reciclado/> acesso 12/07/2018.

Artigo científico:

SILVA, L. F.,GOMEZ, J.G.C., ROCHA, R.C.S., TACIRO, M.K., PRADELLA, J.G.C., “Produção biotecnológica de poli-hidroxialcanoatos para a geração de polímeros biodegradáveis no Brasil”, Quím. Nova vol.30 no.7 São Paulo 2007, disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422007000700040> acesso 15/07/2018.

Materiais necessários para a aula: datashow ou outro eletrônico para reprodução de vídeos, eletrônico para elaboração de um vídeo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre esse slide para a classe e declare que o tema da aula será sobre Plásticos Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis. Pergunte à turma se eles já ouviram falar nesses termos: “Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis” e o local em que encontraram esses termos. Provavelmente a resposta mais dita será “Em sacolas do supermercado”.

Pergunte também se a classe consegue imaginar o motivo do surgimento desse novo tipo de plástico. Nesse momento é provável que a resposta seja: “Não sei” ou “Eles não produzem lixo” ou “Para diminuir a poluição”. Não se preocupe, por enquanto, em corrigir as respostas dadas, apenas os ouça e observe o que são capazes de imaginar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Neste momento fale para a turma que a classe de plásticos degradáveis surgiram devido aos problemas ambientais causados pelo plástico, como uma solução alternativa. Mostre esse slide e peça para eles imaginarem quais as consequências para os animais e para o ambiente ao descartar inadequadamente o plástico. Talvez seja importante lembrá-los que plásticos são substâncias que podem ser moldadas facilmente e que são formadas por polímeros, moléculas gigantes formadas por unidades que se repetem (poli = muitos; mero = unidade), e que demoram centenas de anos para serem decompostos. Se quiser, apresente uma tabela com dados de tempo de decomposição de diferentes materiais para comparação. Você encontra esses dados aqui:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e fale para a classe que nesta aula serão tratados temas relacionados com as tecnologias que envolvem o plástico e algumas soluções para evitar seu acúmulo no ambiente, por isso foram desenvolvidos os plásticos biodegradáveis e os oxibiodegradáveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Peça que os alunos se dividam em grupos de até 5 alunos e fale que nesta aula eles serão roteiristas de um documentário de 5 minutos. E que para realizarem o documentário deverão assistir a três vídeos que apresentaram um problema ambiental. Caso não tenha como reproduzir os vídeos, imprima os três textos disponíveis no material complementar e distribua entre os grupos.

Logo após a execução dos vídeos, pergunte:

Q1: O vídeo 1, apresenta o dado “ Todas as tartarugas marinha analisadas têm resíduos plásticos em seu trato digestivo”. Discuta em seu grupo se isso também pode influenciar na alimentação de outros animais e quais as possíveis consequências desse dado para a sociedade.

Sugestão de resposta: “Sim, o acúmulo de plástico nos oceanos, e de suas micropartículas, pode influenciar a alimentação de todos as espécies marinhas e das espécies que deles se alimentam dentro da cadeia alimentar", "Todas as que consomem peixes ou outro animal aquático também podem acabar comendo plástico”.

Q2. “Jogar o plástico no lixo ou na rua é a melhor forma de descartá-lo? O que devemos fazer?”

Sugestão de resposta: “Não, o plástico deve ser separado para reciclagem“.

Q3. “O que se deve fazer com as embalagens plásticas ao descartá-las? Sugira hábitos novos e anexe os apresentados nos vídeos?”

Sugestão de resposta: “As embalagens plásticas devem ser separadas para serem recicladas. Para isso, deve-se limpar e depois separar do lixo convencional. A melhor solução é deixar de consumi-las, passando a utilizar sacolas de papel ou as retornáveis. Ter sempre uma sacola dessa com você é um hábito a ser adquirido por todos".

Q4. “Por que o plástico biodegradável ou oxibiodegradável é considerado melhor?”

Sugestão de resposta: “Porque eles se degradam rapidamente, não causando os danos que os plásticos comuns apresentam”.

Q5. “Todo plástico irá se decompor facilmente?”

Sugestão de resposta: “Os plásticos biodegradáveis e o oxibiodegradáveis foram desenvolvidos para se decomporem rapidamente, enquanto os demais levam centenas de anos para se decomporem”.

Q6. “Ainda sobre o primeiro vídeo, há o relato de que “O homem só preserva aquilo que ele conhece” crie um esquema, dentro do seu grupo, para que todos possam conhecer as consequências do uso e descarte inapropriado do plástico, incluindo desde o consumo doméstico até o assoalho marítimo”

Sugestão de resposta: “Homem joga o plástico no chão -> o vento, e as chuvas, levam o plástico para os rios -> peixes comem um pouco do plástico -> o restante do plástico é depositado no mar -> peixes e outros animais marinhos comem o plástico -> espécies que se alimentam desses animais (pássaros, leão marinho, o homem, por exemplo) acabam também ingerindo plásticos".

Se achar necessário, anote essas questões no quadro. Peça para que cada grupo pense e discuta sobre as respostas. Em seguida fale que agora eles, como roteiristas, deverão elaborar um roteiro para um documentário de 5 minutos. Para isso, algumas questões (apresentadas no próximo slide) deverão ser respondidas. Esse é o momento de sensibilização para a questão ambiental e social causada pelo uso excessivo e descarte inadequado dos plásticos.

Esse é um tema bastante amplo e complexo, que não apresenta nenhuma solução simples e isolada. O objetivo é levar os estudantes a refletirem sobre essa complexidade e sobre o que cada um pode fazer para contribuir positivamente para esta questão. Lembre-se de observar as respostas dessas seis questões acima e quando necessário, guie-os, mas não dê a resposta.

Slide Plano Aula

Orientações: Explique que cada grupo deve pensar nas respostas dessas questões visando o roteiro do pequeno documentário, desta forma as cenas escolhidas devem responder a essas questões. Fale que eles poderão fazer uma filmagem, um desenho animado, dedoche ou qualquer outra forma de documentar que eles acharem interessante, mas que neste momento eles deverão criar apenas o roteiro que vise conscientizar sobre os problemas ambientais causados pelos plásticos,assim como as soluções explorando as vantagens e desvantagens dessas.

O desenvolvimento e a produção do documentário pode ser realizada em uma outra aula de Ciências, como um trabalho extra classe ou como um projeto interdisciplinar, com o apoio de professores de artes e/ou de português. O importante é que eles tenham tempo para trabalhar no tema, aprofundar a pesquisa além dos vídeos apresentados nesta aula, e produzirem materiais de qualidade que poderão ser usados com toda a comunidade escolar para um amplo trabalho de conscientização e sensibilização quanto aos problemas discutidos aqui.

Sugestão de Respostas

  • Animais se afogando, enroscando e comendo plástico. Depósito imenso de plástico, como lixões e aterros sanitários.
  • Uso de plásticos biodegradáveis e oxibiodegradáveis. Reutilização de embalagens plásticas (como de sorvete, de açaí, de manteiga, de margarina), separação do lixo reciclado. Entupimento de bueiros, poluição de leito de rios e mares, por exemplo.
  • Evitar o uso de sacolas plásticas, reutilizar embalagens, evitar o uso de canudinhos e copos plásticos, comprar alimentos que não estejam embalados em sacos plásticos ou plástico filme.
  • São soluções porque se degradam mais rápido que o plástico convencional.
  • Reciclar o máximo possível todo o plástico descartado. A escola pode colocar no pátio o lixo para coleta seletiva de materiais; ela pode pensar o uso de plásticos em seu ambiente e substituir tudo o que for possível: cada aluno ter sua garrafa ou caneca para beber água, trocar os canudinhos de plástico por canudinhos de papel ou metal (ou, em conjunto com a escola, optar pela eliminação destes), trocar talheres de plásticos por talheres de metal etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, peça para que cada grupo discuta em 3 minutos o que puderam concluir sobre o tema e que em 2 minutos realizem um resumo do roteiro com a conclusão que chegaram. No tempo restante peça para que cada grupo apresente o que elaboraram. Caso surja alguma dúvida, ou mesmo se nenhum grupo ou aluno questionar, relate que a diferença entre plástico biodegradável e oxibiodegradável está tanto no processamento e matéria-prima (o primeiro tem origem vegetal, enquanto o segundo é oriundo do petróleo e é adicionado agentes pró-degradante) e na forma de decomposição (os biodegradáveis são decompostos por microorganismos quando em contato com luz, umidade, solo e ar, como todos os produtos naturais. Já os oxibiodegradáveis recebem aditivos pró-degradante que aceleram a decomposição do material quando em contato com luz, ar e umidade).

Note que a questão 3 deste slide (“Como posso usar o plástico de forma consciente?”) fecha o conteúdo respondendo de forma crítica a questão disparadora (“Esse plástico deve ir para onde?”), conscientizando a classe sobre a importância da redução do uso de plásticos sempre que possível, escolhendo produtos menos agressivos ao meio ambiente, da reciclagem, independente do tipo de plástico, assim como o reuso, quando possível.

Dê ao grupo um semana ou duas para a produção do vídeo e marque um horário para as apresentações, para a classe e/ou para toda a escola. Como dito anteriormente, se possível peça a colaboração dos professores de artes e português e transforme esse plano em uma atividade interdisciplinar. Vocês podem organizar um grande debate com toda a escola para pensarem juntos as soluções propostas nos vídeos produzidos. Deste modo, a probabilidade da maioria aderir à proposta de melhorar a escola em relação ao uso e descarte de plásticos será bem mais alto do que se a solução proposta for adotada sem que nenhum trabalho de sensibilização tenha sido realizado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano :

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano