Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de planos de aulas, em que cada plano uma tecnologia e/ou material é abordado de maneira distinta. Contudo nada impede que este plano seja implementado em sala de aula, como ponto de partida para introduzir a importância do petróleo na sociedade.
O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, desde compostos pesados de alta viscosidade, como o piche asfáltico, até compostos gasosos leves, como
o metano. Suas reservas estão localizadas em regiões diferentes e cada uma necessita de uma técnica distinta, seja em rocha, em alto mar ou águas profundas.
Para compreender melhor o processo de extração do petróleo, sugere-se a leitura dos seguintes textos:
FIGUEREDO, E. A., Extração do Petróleo no Mar, InfoEscola. Disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/extracao-de-petroleo-no-mar/> Acessado em: 29/6/2018.
FIGUEREDO, E. A., Extração do Petróleo em Terra, InfoEscola. Disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/extracao-de-petroleo-em-terra/> Acessado em: 1º/7/2018.
SATO, P. O que é camada pré-sal?, Nova Escola. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2254/o-que-e-a-camada-pre-sal> Acessado em: 29/6/2018.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a indústria petroquímica, indústria fundamental em nossa sociedade, uma vez que o petróleo, além de ser nossa principal fonte de energia, é fonte de matéria-prima para as mais diversas indústrias químicas, como plástico, fertilizantes, farmacêutica etc., veja:
Pereira, L. S. Petroquímica, InfoEscola. Disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/petroquimica/> Acesso em: 1º/7/2018
Materiais necessários para a aula: Datashow, copos plásticos, palitos de churrasco, colher de plástico, esponjas, bacias ou bandejas, papel toalha ou outro papel absorvente disponível ou pano de chão, canudo, óleo de cozinha.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as formas de extração de petróleo. Pergunte se seus alunos se recordam de alguma propriedade ou aspecto do petróleo. As respostas estarão relacionadas ao que se recordarem de aulas anteriores em que o tema foi citado. Logo as respostas serão algo como “um óleo escuro”,” algo retirado debaixo da terra”, “resto de dinossauro”, ”uma mistura de vários compostos de matéria orgânica decomposta”, “uma mistura de gasolina”. Neste momento não se preocupe em corrigi-los, apenas ouça com atenção as respostas.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento organize a sala em grupos, leia o texto com a turma. Diga para eles imaginarem uma esponja encharcada com água e como eles poderiam fazer para extrair toda a água. Provavelmente a resposta será algo como “apertando a esponja”. Você pode até entregar uma esponja para cada grupo, um copo com água, bacia ou bandeja (para ser usadas como anteparo para a água) e papel toalha ou similar (para secar a água que cair fora da bandeja/bacia) e deixá-los testar as possibilidades por alguns poucos minutos.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Faça a pergunta à classe e diga a eles: Hoje vocês serão engenheiros de uma empresa de extração de petróleo e a função de cada grupo será pensar uma maquete que mostre como é podemos extrair o petróleo da rocha-reservatório.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Disponibilize os materiais para que os grupos escolham o que irão utilizar para a montagem e permita que eles pensem em todas as alternativas, sem dar respostas. É importante que eles explorem diversas possibilidades e usem a imaginação.
Você pode auxiliá-los fazendo perguntas como:
- Quando se mistura água e óleo, o que acontece? Qual fica embaixo e qual fica em cima? Se eles já tiverem estudado densidade, pergunte quem é mais denso, água ou óleo? Você pode sugerir que eles misturem água e óleo em um copo para observarem as duas fases da mistura e quem é mais denso.
- É possível usar um líquido ou gás (um fluido) para empurrar e mover um outro? Se o plano CIE07_06ME02 foi realizado em sala, pergunte se eles se lembram do Princípio de Pascal.
- O que acontece quando mergulhamos um canudo em um copo de água? Eles deverão lembrar que a água “sobe” dentro do canudo até igualar e pressão.
E o que acontece quando assopramos? Eles deverão responder que o ar empurra a água.
Você pode sugerir que eles façam estes testes para auxiliá-los a pensar no modelo a ser criado, mas apenas se eles realmente não conseguirem pensar em possibilidades por eles mesmos. Lembre-se que crianças são bastante criativas e elas podem trazer possibilidades que não foram pensadas por você, professor.
A ideia é que eles apresentem modelos/maquetes que mostrem que é preciso injetar ar ou água para empurrar e extrair o óleo de dentro da esponja.
A brincadeira inicial de espremer a esponja para tirar a água é fazê-los pensar que é preciso exercer uma pressão. No caso da extração do petróleo, como não é possível pressionar a rocha como a esponja foi pressionada, o Princípio de Pascal é empregado injetando-se ar ou uma solução salina para “empurrar” o óleo viscoso para fora da tubulação.
Materiais necessários para a aula: Datashow, copos plásticos, palitos de churrasco, colher de plástico, esponjas, bacias ou bandejas, papel toalha ou outro papel absorvente disponível ou pano de chão, canudo, óleo de cozinha.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Neste momento, para encerrar a aula, peça que cada grupo apresente sua maquete respondendo as perguntas do slide. Para auxiliar a turma, o professor também pode anotar as respostas no quadro, e no fim solicitar que os alunos anotem em seus cadernos.
O vídeo Extração de petróleo em 5 minutos, do canal Clube do Petróleo no YouTube, está disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=3K-ZqYtMu6U> (acesso em: 1º/7/2018). Caso não seja possível apresentar o vídeo sugerido, imprima ou desenhe no quadro a imagem apresentada no próximo slide que mostra um esquema geral da extração, empregando-se vapor para “empurrar” o petróleo para fora.
Você pode ainda propor uma pesquisa extraclasse para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre a origem e a exploração do petróleo, assim como sua importância para nosso modo de vida, uma vez que não dependemos dele apenas para combustíveis, mas também para a produção de plásticos e diversos insumos para as mais diversas indústrias químicas, como a farmacêutica, a de produtos de limpeza e a de fertilizantes, só para citar três outros exemplos. No planos CIE07_06ME06 serão estudados diferentes tipos de combustível.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Neste esquema, o fluido utilizado para pressionar o petróleo é o vapor. O uso do vapor, por aquecer o petróleo e, portanto, diminuindo sua viscosidade, facilita sua saída. Em vez de vapor pode ser usada água com sal, que, por ser mais densa que o petróleo, também ajuda a “empurrar” o óleo para cima e para fora.
No material complementar há uma proposta de maquete de extração de petróleo que pode ser dada como atividade extraclasse ou usada em uma feira de ciências.