12826
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - O petróleo e seus derivados

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre O petróleo e seus derivados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bressani Figueiredo Mascarenhas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive. 

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com toda a turma, apresente os slides "Contexto" e verifique o que os estudantes já sabem sobre uso e extração de petróleo.

Apresente a questão disparadora aos estudantes e peça a eles que reflitam sobre:

- Como extrair petróleo das rochas? 

Mão na massa
Explique aos estudantes que eles farão a simulação de uma reserva de petróleo e deverão propor uma estratégia para extração desse petróleo que está entre as rochas.

Materiais necessários: um copo transparente, uma esponja de cozinha e óleo de soja.

Montagem: recorte a esponja em quatro partes (qualquer formato). Coloque as quatro partes da esponja no fundo do copo transparente. Encharque a esponja com o óleo (atenção, o óleo deve ser absorvido pela esponja e não deve sobrar óleo fora da esponja).

Problema: como extrair o óleo que está absorvido pela esponja sem tocá-la e sem virar o copo?

A esponja simulará a rocha, o copo, o reservatório, e o óleo, o petróleo. Explique aos estudantes que eles deverão pensar como engenheiros responsáveis pela extração desse petróleo.

Oriente os estudantes a lhe enviarem um pequeno texto, explicando a estratégia para extração, e um pequeno vídeo de como isso foi feito na simulação com o experimento.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os estudantes compartilhem as estratégias. Mostre como o experimento proposto simula uma reserva de petróleo e como a extração é feita.

Apresente o vídeo “Aula: Extração de Petróleo em 5 Minutos” (disponível aqui), e siga as instruções do plano. Utilize um documento do Google Docs como lousa enquanto os estudantes apresentam as reflexões.

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes na elaboração do experimento de simulação e nas reflexões sobre estratégias para extrair o óleo da esponja.

 

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_06M&E05

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas