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Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A Hidrosfera Terrestre

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre A Hidrosfera Terrestre

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ângelo Fiorot Júnior

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência que trabalha as camadas do Planeta Terra. Nele, o foco de trabalho é a hidrosfera e a característica de ciclicidade da água.

Sobre esta aula: Os alunos deverão ser capazes de reconhecer as diferentes possibilidades de ocorrência de água e seu caráter cíclico. Aprenda mais sobre o tema com o artigo seguinte, sobre o ciclo hidrológico e uma proposta de gerenciamento integrado: https://bit.ly/2NMFNv5.

Materiais necessários para a aula: Música "Água", interpretada pelo grupo "Palavra Cantada", disponível no canal da Prof. Giseli Paiva: https://bit.ly/2xfs2BG. Cinco borrifadores, 15 copos plásticos transparentes (não podem ser copos brancos, pois é para observação de fenômenos. O tamanho indicado é o de 200mL. Caso não encontre copos de plástico transparentes, utilize de vidro), cinco copos de vidro transparentes, cinco seringas de 10mL cada, 15 cubos de gelo, cinco pires e 1 litro de água quente (em torno de 60°C). Cinco atividades impressas, disponíveis no material complementar.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte o que os alunos já sabem sobre a hidrosfera. Permita que os alunos tragam para a aula o que acham que têm a ver com o tema, como chuvas, rios, oceanos, água para beber, etc.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Execute a música "Água", interpretada pelo grupo "Palavra Cantada" (disponível no Youtube, no canal da Prof. Giseli Paiva: https://bit.ly/2xfs2BG). Em seguida, pergunte aos alunos que característica eles perceberam na letra. Espera-se respostas como: “a água passa de um lado para o outro”, “a água vem da nuvem e volta para o céu”, “depois que bebemos, a água vai para o esgoto”, etc. Se os alunos não levantarem a hipótese de ciclicidade neste momento, não comente esta ideia com eles, pois será trabalhada nas etapas do “Mão na massa” e na “Sistematização”.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos e peça que prestem atenção nela ao longo dos experimentos do Mão na massa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a sala em cinco grupos e entregue uma folha de atividade para cada grupo. Entregue para cada grupo os seguintes materiais: Experimento 1) um borrifador; Experimento 2) Um copo plástico transparente com água quente até a metade, uma pedra de gelo e um pires de louça; Experimento 3) Dois copos (um deles com terra até quase encher e outro com água) e uma seringa de 10mL; Experimento 4) Um copo transparente e dois cubos de gelo. Leia as instruções da folha com os alunos, um experimento por vez, de modo que todos os grupos façam o mesmo experimento ao mesmo tempo. Faça a gestão do tempo para que os tempos dos experimentos expressos nas folhas entregues aos grupos sejam seguidos. Fixe o tempo para execução da atividade em 15 minutos. Terminados os experimentos, peça que os alunos leiam o texto e discutam entre si, nos grupos, as melhores respostas para o item 3 da folha de atividades.

Materiais necessários para a aula:

  • Folha de atividades
  • Música "Água", interpretada pelo grupo "Palavra Cantada", disponível no canal da Prof. Giseli Paiva: https://bit.ly/2xfs2BG. Cinco borrifadores, 15 copos plásticos transparentes (não podem ser copos brancos, pois é para observação de fenômenos. O tamanho indicado é o de 200mL. Caso não encontre copos de plástico transparentes, utilize de vidro), cinco copos de vidro transparentes, cinco seringas de 10mL cada, 15 cubos de gelo, cinco pires de louça e 1 litro de água quente (em torno de 60°C).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Repita a questão disparadora como uma afirmação. Mostre a imagem aos alunos e leia a frase contida na parte inferior do slide. Em seguida, peça que os alunos respondam que fenômenos os números de 1 até 4 representam, baseados em seus experimentos na etapa anterior (Mão na Massa). É esperado que os alunos respondam que o número 1 corresponde à condensação (ou precipitação); o número 2 ao degelo; o número 3 à infiltração e o número 4 à evaporação. Finalize a atividade concluindo com os alunos que a água do Planeta obedece a um ciclo natural e peça que eles desenhem no caderno o esquema acima.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência que trabalha as camadas do Planeta Terra. Nele, o foco de trabalho é a hidrosfera e a característica de ciclicidade da água.

Sobre esta aula: Os alunos deverão ser capazes de reconhecer as diferentes possibilidades de ocorrência de água e seu caráter cíclico. Aprenda mais sobre o tema com o artigo seguinte, sobre o ciclo hidrológico e uma proposta de gerenciamento integrado: https://bit.ly/2NMFNv5.

Materiais necessários para a aula: Música "Água", interpretada pelo grupo "Palavra Cantada", disponível no canal da Prof. Giseli Paiva: https://bit.ly/2xfs2BG. Cinco borrifadores, 15 copos plásticos transparentes (não podem ser copos brancos, pois é para observação de fenômenos. O tamanho indicado é o de 200mL. Caso não encontre copos de plástico transparentes, utilize de vidro), cinco copos de vidro transparentes, cinco seringas de 10mL cada, 15 cubos de gelo, cinco pires e 1 litro de água quente (em torno de 60°C). Cinco atividades impressas, disponíveis no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte o que os alunos já sabem sobre a hidrosfera. Permita que os alunos tragam para a aula o que acham que têm a ver com o tema, como chuvas, rios, oceanos, água para beber, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Execute a música "Água", interpretada pelo grupo "Palavra Cantada" (disponível no Youtube, no canal da Prof. Giseli Paiva: https://bit.ly/2xfs2BG). Em seguida, pergunte aos alunos que característica eles perceberam na letra. Espera-se respostas como: “a água passa de um lado para o outro”, “a água vem da nuvem e volta para o céu”, “depois que bebemos, a água vai para o esgoto”, etc. Se os alunos não levantarem a hipótese de ciclicidade neste momento, não comente esta ideia com eles, pois será trabalhada nas etapas do “Mão na massa” e na “Sistematização”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos e peça que prestem atenção nela ao longo dos experimentos do Mão na massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a sala em cinco grupos e entregue uma folha de atividade para cada grupo. Entregue para cada grupo os seguintes materiais: Experimento 1) um borrifador; Experimento 2) Um copo plástico transparente com água quente até a metade, uma pedra de gelo e um pires de louça; Experimento 3) Dois copos (um deles com terra até quase encher e outro com água) e uma seringa de 10mL; Experimento 4) Um copo transparente e dois cubos de gelo. Leia as instruções da folha com os alunos, um experimento por vez, de modo que todos os grupos façam o mesmo experimento ao mesmo tempo. Faça a gestão do tempo para que os tempos dos experimentos expressos nas folhas entregues aos grupos sejam seguidos. Fixe o tempo para execução da atividade em 15 minutos. Terminados os experimentos, peça que os alunos leiam o texto e discutam entre si, nos grupos, as melhores respostas para o item 3 da folha de atividades.

Materiais necessários para a aula:

  • Folha de atividades
  • Música "Água", interpretada pelo grupo "Palavra Cantada", disponível no canal da Prof. Giseli Paiva: https://bit.ly/2xfs2BG. Cinco borrifadores, 15 copos plásticos transparentes (não podem ser copos brancos, pois é para observação de fenômenos. O tamanho indicado é o de 200mL. Caso não encontre copos de plástico transparentes, utilize de vidro), cinco copos de vidro transparentes, cinco seringas de 10mL cada, 15 cubos de gelo, cinco pires de louça e 1 litro de água quente (em torno de 60°C).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Repita a questão disparadora como uma afirmação. Mostre a imagem aos alunos e leia a frase contida na parte inferior do slide. Em seguida, peça que os alunos respondam que fenômenos os números de 1 até 4 representam, baseados em seus experimentos na etapa anterior (Mão na Massa). É esperado que os alunos respondam que o número 1 corresponde à condensação (ou precipitação); o número 2 ao degelo; o número 3 à infiltração e o número 4 à evaporação. Finalize a atividade concluindo com os alunos que a água do Planeta obedece a um ciclo natural e peça que eles desenhem no caderno o esquema acima.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa - A Hidrosfera Terrestre

  • Documento

    Resolução - Mão na Massa - A Hidrosfera Terrestre


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AULA 03

Planeta Terra: camadas e atmosfera

AULA 04

O Núcleo e o Manto terrestre

AULA 05

A Crosta Terrestre

AULA 06

A atmosfera terrestre e a poluição do ar

AULA 07

As regiões da atmosfera terrestre

AULA 09

Equilíbrio térmico e a vida no Planeta Terra

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