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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Explorando ângulos na intersecção entre retas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Identificar ângulos congruentes e/ou suplementares formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_10GEO02)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Smartfone.

Retomada
- Pela rede social escolhida, determine que acessem o Geogebra online para uma nova familiarização pelo link:
https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT
Ou abram o geogebra em seus pc ou smartfones e tracem retas paralelas e transversais.

Atividade principal
- Determine que acessem um mapa de ruas de um bairro ou cidade e aumentem dando um zoom na imagem até que seja possível visualizar ruas com mais nitidez.
- Na sequência, determine que deem um print na imagem do mapa e vá até a aba do Geogebra (ou até o programa aberto em seu computador) e a colem na página de abertura do Geogebra recorrendo às teclas Ctrl+v (ao mesmo tempo).
- Ao colar a imagem, diga para fazerem retas por cima de algumas ruas que parecerem paralelas e trace uma reta em uma rua que seja transversal a elas.
- Na sequência, peça que usem o recurso de construção de ângulos e construa os ângulos por cima dos ângulos formados pelas retas e veja as medidas.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, reforce que, na realidade, o que temos é uma boa aproximação dos elementos geométricos e retome os nomes dos ângulos formados por paralelas cortadas por transversais: ângulos colaterais internos ou externos; ângulos opostos pelo vértice e ângulos colaterais correspondentes.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização fazendo um apanhado das discussões e definindo que:
Ângulos colaterais internos ou externos serão sempre suplementares;
Ângulos opostos pelo vértice são sempre congruentes; e
Ângulos colaterais correspondente são sempre congruentes.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e tentem perceber o paralelismo dentro da arquitetura de seus bairros e cidades.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_10GEO02

(EF09MA10) Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.


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Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

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