Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando ângulos na intersecção entre retas
Plano 2 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Explorando ângulos, retas e suas relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal;
EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
Identificar ângulos congruentes e/ou suplementares formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Conceito-chave
Aplicação dos conceitos de proporcionalidade de ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais em mapas diversos.
Recursos necessários
- Papel
- Caneta
- Régua
- Lápis de cor
- Transferidor
- Jogo da memória impresso para o aquecimento
- Atividade Principal impressa
Raio X impresso
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar ângulos congruentes e/ou suplementares formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Prepare o material antes da aula, e prepare a sala de aula em duplas para realizarem o jogo.
As fichas para essa atividade podem ser impressas nesse:
Elas devem ser recortadas separadamente para que possam ser utilizadas no jogo. Devem ser impressos um jogo para cada grupo, de preferência em papel cartão e colorido. Esse é um jogo que pode ser utilizado em outras aulas. Sugestão: impressão de boa qualidade e, se possível, plastificar as fichas.
Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal, e os ângulos formados entre essas retas.
Procedimento do jogo: Jogo da memória
Para iniciar o jogo, as fichas devem ser embaralhadas e dispostas de cabeça para baixo em cima da mesa. Um aluno de cada vez vira 2 fichas e verifica se são pares.
- Serão pares as fichas que têm a figura se relacionando com a sua descrição.
- Se o aluno encontrar um par, continua jogando até que não encontre pares.
- Se não encontrar o par, passa a vez para o próximo colega e assim por diante.
- Ganha o jogo o aluno que fizer o maior número de pares corretos.
Enquanto eles brincam, é importante que o professor circule pela sala conferindo os resultados.
Materiais complementares:
Atividade de aquecimento para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) .
Orientações: Nesse momento é importante questionar a turma se eles acreditam que podem encontrar em alguma situação a utilização de retas paralelas cortadas por transversais. Esse é um plano de ampliação e o objetivo é que o aluno perceba que conceitos matemáticos permeiam o cotidiano.
Nesta aula é importante garantir a linguagem matemática. Estimule os alunos a utilizarem a nomenclatura correta quanto aos ângulos: congruentes, opostos pelo vértice, suplementares, adjacentes etc.
Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Discuta com a turma:
- Você acha que é possível encontrar essa situação em algum lugar?
- Existem, no seu dia a dia, situações nas quais você precisa se utilizar de conceitos matemáticos?
- Vocês realmente acham que podemos encontrar alguma que utilize retas paralelas cortadas por transversais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) .
Orientações: Leia as informações com a turma e discuta um pouco. Sugestão: trazer para essa aula imagens sobre a cidade ou curiosidades que podem ser encontradas nos sites abaixo para contextualizar a aula.
Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Materiais complementares:
Reportagem sobre a Cidade de Rio Claro
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) .
Orientações: Peça que os alunos analisem o mapa da cidade. Se você tiver acesso ao laboratório de informática, essa atividade pode ser realizada em laboratório, onde os alunos podem acessar o mapa, ampliá-lo e obter mais informações sobre a cidade. Isso deixará a atividade mais atrativa aos alunos.
Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Discuta com a turma:
- Este é um mapa real da cidade de Rio Claro, em SP. É possível encontrarmos ruas paralelas e transversais?
- Que ruas são essas?
- Existem ângulos formados por essas ruas?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) .
Orientações: Nessa atividade é importante propor aos alunos que cada um resolva a sua atividade analisando o mapa. Deixe que os alunos leiam a atividade proposta e tentem realizá-la.
Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Discuta com a turma:
Analise com a turma, destacando o fato que o ângulo proposto não está identificado na imagem. Levante questões como:
- É possível identificar o ângulo correto?
- Percebemos que em um cruzamento se formam 4 ângulos. Como identificar o ângulo solicitado na atividade? Professor, deixe que os alunos levantem hipóteses sobre essa resolução. Conduza a discussão de maneira que eles percebam que é um ângulo obtuso. Temos apenas 2 ângulos obtusos congruentes, o que permite a sua identificação.
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) .
Orientações: Professor, circule pela sala analisando a resolução dos alunos, questionando sobre a resolução e permitindo que façam sua perguntas para que possam sanar suas dúvidas durante a atividade e conseguir resolvê-las.
Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa conclusão?
- Existem outras possibilidades de solucionar essa questão?
- Será que podemos resolver essa questão de outra forma?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) .
Orientações: Professor, circule pela sala analisando a resolução dos alunos, questionando sobre a resolução e permitindo que façam sua perguntas para que possam sanar suas dúvidas durante a atividade e conseguir resolvê-las.
Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) .
Orientações: Professor, circule pela sala analisando a resolução dos alunos, questionando sobre a resolução e permitindo que façam sua perguntas para que possam sanar suas dúvidas durante a atividade e conseguir resolvê-las.
Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) .
Orientações: Professor, circule pela sala analisando a resolução dos alunos, questionando sobre a resolução e permitindo que façam sua perguntas para que possam sanar suas dúvidas durante a atividade e conseguir resolvê-las.
Professor, neste slide introduzimos a letra grega alpha. É interessante que, na leitura da atividade, ela seja identificada aos alunos, informando-os que letras gregas são muito utilizadas na matemática, principalmente na identificação de ângulos.
Propósito: Investigar relações de proporcionalidade entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Guia de intervençãolações de proporcionalidade entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 14 minutos (slides 12, 13, 14, 15 e 16).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante. Os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. Convide alguns alunos para apresentarem seus resultados, apontarem os ângulos e, se possível, imprima a imagem em tamanho maior para realizarem juntos no quadro.
Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles no mapa.
Discuta com a turma:
Antes de apresentar o slide da solução, volte no slide da atividade e peça para que os alunos apontem os ângulos na imagem, fazendo os seguintes questionamentos:
- Existem outros cruzamentos iguais a esse?
- O que nos permite encontrar tantos ângulos semelhantes?
- Porque podemos afirmar que esses ângulos são semelhantes se não estamos realizando suas medições com transferidor?
- Existem mais ângulos adjacentes ao ângulo em análise?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 14 minutos (slides 12, 13, 14, 15 e 16).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante. Os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. Convide alguns alunos para apresentarem seus resultados, apontarem os ângulos e, se possível, imprima a imagem em tamanho maior para realizarem juntos no quadro.
Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles no mapa.
Discuta com a turma:
Antes de apresentar o slide da solução, volte no slide da atividade e peça que os alunos apontem os ângulos na imagem, fazendo os seguintes questionamentos:
- Destaque as ruas paralelas na sua imagem
- Percebemos que a rua 46A faz uma pequena curva, então em que parte é possível identificar a condição de paralelismo mencionada na atividade?
- Se não temos a medida de nenhum dos ângulos em análise, como podemos determinar o valor x?
- O que podemos afirmar sobre os ângulos identificados por 4x - 10º e 2x + 20° (nesta pergunta espera-se que os alunos percebam que são congruentes. Podem responder também que são iguais ou tem a mesma medida)?
- É possível encontrar outras ruas paralelas à estas que estão em análise?
- Por que podemos afirmar que existem outros ângulos congruentes?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 14 minutos (slides 12, 13, 14, 15 e 16).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante. Os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. Convide alguns alunos para apresentarem seus resultados, apontarem os ângulos e, se possível, imprima a imagem em tamanho maior para realizarem juntos no quadro.
Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles no mapa.
Discuta com a turma:
Antes de apresentar o slide da solução, volte no slide da atividade e peça que os alunos apontem os ângulos na imagem, fazendo os seguintes questionamentos:
- O que são mesmo ângulos retos?
- Onde é possível encontrá-los?
- Além desses quarteirões destacados na imagem, é possível encontrá-los em outros cruzamentos (volte na imagem do mapa completo)?
- Na resolução foi apresentado apenas um ângulo reto em cada quarteirão. Você concorda com esta solução?
- Existe apenas um ângulo reto em cada quarteirão?
- Vamos identificar os demais ângulos retos presentes no mapa.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 14 minutos (slides 12, 13, 14, 15 e 16).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante. Os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. Convide alguns alunos para apresentarem seus resultados, apontarem os ângulos e, se possível, imprima a imagem em tamanho maior para realizarem juntos no quadro.
Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles no mapa.
Discuta com a turma:
Antes de apresentar o slide da solução, volte no slide da atividade e peça que os alunos apontem os ângulos na imagem, fazendo os seguintes questionamentos:
- O que podemos afirmar sobre as medidas de ângulos opostos pelo vértice?
- Eles podem ser encontrados em qualquer cruzamento?
- Os ângulos opostos pelo vértice serão sempre agudos?
- O que podemos afirmar sobre os ângulos identificados com tons de azul diferentes?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 14 minutos (slides 12, 13, 14, 15 e 16).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante. Os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. Convide alguns alunos para apresentarem seus resultados, apontarem os ângulos e, se possível, imprima a imagem em tamanho maior para realizarem juntos no quadro.
Oriente os alunos que as Avenidas M19 e M21, e a rua M2 fazem uma pequena curva no final. Lembre-se que, para solucionar essa atividade, estamos considerando que essas ruas são todas retas.
Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles no mapa
Discuta com a turma:
Antes de apresentar o slide da solução, volte no slide da atividade e peça que os alunos apontem os ângulos na imagem, fazendo os seguintes questionamentos:
- O que podemos afirmar sobre as medidas de ângulos colaterais internos?
- Onde são formados os ângulos colaterais internos nas retas paralelas cortadas por transversais?
- Existem outros ângulos congruentes a esse?
- Quantas ruas paralelas é possível encontrar nesta parte do mapa?
- Como é possível determinar o valor de ??
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.
Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos aprendidos.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 18 e 19).
Orientações: Peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 18 e 19).
Orientações: Peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_10GEO02)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Smartfone.
Retomada
- Pela rede social escolhida, determine que acessem o Geogebra online para uma nova familiarização pelo link:
https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT
Ou abram o geogebra em seus pc ou smartfones e tracem retas paralelas e transversais.
Atividade principal
- Determine que acessem um mapa de ruas de um bairro ou cidade e aumentem dando um zoom na imagem até que seja possível visualizar ruas com mais nitidez.
- Na sequência, determine que deem um print na imagem do mapa e vá até a aba do Geogebra (ou até o programa aberto em seu computador) e a colem na página de abertura do Geogebra recorrendo às teclas Ctrl+v (ao mesmo tempo).
- Ao colar a imagem, diga para fazerem retas por cima de algumas ruas que parecerem paralelas e trace uma reta em uma rua que seja transversal a elas.
- Na sequência, peça que usem o recurso de construção de ângulos e construa os ângulos por cima dos ângulos formados pelas retas e veja as medidas.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, reforce que, na realidade, o que temos é uma boa aproximação dos elementos geométricos e retome os nomes dos ângulos formados por paralelas cortadas por transversais: ângulos colaterais internos ou externos; ângulos opostos pelo vértice e ângulos colaterais correspondentes.
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização fazendo um apanhado das discussões e definindo que:
Ângulos colaterais internos ou externos serão sempre suplementares;
Ângulos opostos pelo vértice são sempre congruentes; e
Ângulos colaterais correspondente são sempre congruentes.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e tentem perceber o paralelismo dentro da arquitetura de seus bairros e cidades.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal;
EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
Identificar ângulos congruentes e/ou suplementares formados por retas paralelas cortadas por uma transversal em situações cotidianas.
Conceito-chave
Aplicação dos conceitos de proporcionalidade de ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais em mapas diversos.
Recursos necessários
- Papel
- Caneta
- Régua
- Lápis de cor
- Transferidor
- Jogo da memória impresso para o aquecimento
- Atividade Principal impressa
Raio X impresso