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Plano de aula - Sistemas digestório, respiratório e cardiovascular

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Sistemas digestório, respiratório e cardiovascular

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É mais bem desenvolvida quando aplicada após o plano de aula CIE6_05VE07.

Materiais necessários para a aula: Cronômetro e referências para pesquisa (livros didáticos e/ou atlas de anatomia humana sobre a estrutura e o funcionamento dos sistemas digestório, respiratório e cardiovascular, computadores, tablets ou similares etc.).

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a esta aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o Título da aula para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente o título do slide aos alunos e exiba o vídeo representado pela imagem por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=rRIoPfyZ6y8

O vídeo é uma animação do Ministério da Saúde sobre a importância da doação de órgãos e retrata o funcionamento do corpo humano como as engrenagens de um relógio. Esta abordagem serve para ampliar a afirmação colocada pelo título de slide. O objetivo desta etapa da aula é introduzir a ideia de que o corpo não consegue funcionar de forma adequada caso algum sistema de órgãos apresente algum tipo de deficiência, assim como uma peça de engrenagem defeituosa em um relógio. Após exibir o vídeo, pergunte se os alunos perceberam esta ideia com base na história apresentada pela animação. Tenha atenção para que o foco da aula não seja perdido por causa da discussão do vídeo sobre doação de órgãos. Caso algum aluno venha a abordar este tema, explique que este não é o momento para isso e que poderá ser abordado posteriormente.

Caso não seja possível exibir o vídeo, busque antes da realização da aula algum tipo de aparelho ou máquina que possua uma estrutura composta de engrenagens ou outros tipos de peça que trabalham em conjunto (um relógio analógico, por exemplo) e que possa ser desmontado para que os alunos vejam a estrutura interna. Este será o material concreto de referência para que a analogia com o corpo humano seja realizada, substituindo o exemplo que é apresentado com base na animação.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor sua opinião sobre ela. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, este momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A atividade a ser desenvolvida envolve três casos a ser investigados pelos alunos. Cada caso gira em torno do que aconteceria com o corpo humano se algum órgão estiver em mau funcionamento (Caso 1 sobre o sistema digestório, Caso 2 sobre o sistema respiratório e Caso 3 sobre o sistema cardiovascular). Os alunos podem usar, como referência para a investigação, informações sobre a estrutura e o funcionamento destes sistemas de órgãos, como livros didáticos e atlas de anatomia. Divida a turma preferencialmente em grupos de quatro alunos, de modo que, no final, o número de grupos seja múltiplo de 3. É essencial que todos os grupos investiguem os três casos, revezando o material disponibilizado. Todo o material de apoio precisa estar impresso e organizado, sendo a quantidade de impressões do material de apoio dependente de quantos grupos de alunos serão formados. A quantidade de impressões apresentada a seguir é com base na formação de apenas três grupos de alunos: uma cópia de cada caso e três cópias de cada modelo de Ficha de investigação.

Para começar o primeiro ciclo de investigação, direcione um caso diferente para cada grupo. Após o primeiro ciclo de investigação, direcione os grupos para algum caso que ainda não investigaram e inicie o segundo ciclo de investigação. Por fim, no terceiro ciclo de investigação, direcione os grupos para os últimos casos que ainda não investigaram. Cada grupo precisa preencher as Fichas de investigação de cada caso, a medida que os analisam em cada ciclo da atividade. Cada ciclo de investigação deve ser realizado em um intervalo de tempo de 8 minutos. Os 6 minutos restantes são para a organização dos grupos e da atividade em si. Acompanhe com cautela a passagem de cada ciclo (é recomendável o uso de um cronômetro), orientando os alunos constantemente sobre o início e término de cada uma das etapas.

Materiais de apoio disponíveis no material complementar:

  • Casos 1, 2 e 3
  • Fichas de investigação dos Casos 1, 2 e 3=

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia com os alunos os pontos que são questionados pelas Fichas de investigação e solicite que eles apresentem as respostas que desenvolveram após a análise dos casos. Faça um revezamento de respostas ao longo dos grupos formados para que todos possam participar e para evitar que muito tempo seja direcionado para uma mesma questão das Fichas de investigação. Retome a Questão disparadora e questione se eles conseguem relacionar a atividade desenvolvida na investigação dos casos com a forma em que um sistema pode interferir no funcionamento de outros. Caso esta compreensão não seja apresentada pelos alunos, guie as percepções detalhando de que maneiras os sistemas abordados na aula (digestório, respiratório e cardiovascular) se beneficiam mutuamente: os sistemas digestório e respiratório captam os nutrientes do meio ambiente para o interior do organismo e o sistema cardiovascular garante que esses nutrientes sejam direcionados para todas as células que formam os órgãos desses sistemas, ou seja, todos os três são essenciais para que esse ciclo de nutrição seja efetuado. Ou seja, é importante abordar a fisiologia desses sistemas e se certificar que os alunos a reconhecem. Por fim, certifique-se que os alunos compreenderam o conceito de interdependência e explique que os demais sistemas presentes no corpo humano também são interdependentes.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É mais bem desenvolvida quando aplicada após o plano de aula CIE6_05VE07.

Materiais necessários para a aula: Cronômetro e referências para pesquisa (livros didáticos e/ou atlas de anatomia humana sobre a estrutura e o funcionamento dos sistemas digestório, respiratório e cardiovascular, computadores, tablets ou similares etc.).

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a esta aula:

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o Título da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente o título do slide aos alunos e exiba o vídeo representado pela imagem por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=rRIoPfyZ6y8

O vídeo é uma animação do Ministério da Saúde sobre a importância da doação de órgãos e retrata o funcionamento do corpo humano como as engrenagens de um relógio. Esta abordagem serve para ampliar a afirmação colocada pelo título de slide. O objetivo desta etapa da aula é introduzir a ideia de que o corpo não consegue funcionar de forma adequada caso algum sistema de órgãos apresente algum tipo de deficiência, assim como uma peça de engrenagem defeituosa em um relógio. Após exibir o vídeo, pergunte se os alunos perceberam esta ideia com base na história apresentada pela animação. Tenha atenção para que o foco da aula não seja perdido por causa da discussão do vídeo sobre doação de órgãos. Caso algum aluno venha a abordar este tema, explique que este não é o momento para isso e que poderá ser abordado posteriormente.

Caso não seja possível exibir o vídeo, busque antes da realização da aula algum tipo de aparelho ou máquina que possua uma estrutura composta de engrenagens ou outros tipos de peça que trabalham em conjunto (um relógio analógico, por exemplo) e que possa ser desmontado para que os alunos vejam a estrutura interna. Este será o material concreto de referência para que a analogia com o corpo humano seja realizada, substituindo o exemplo que é apresentado com base na animação.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor sua opinião sobre ela. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, este momento é apenas para dar início à construção das ideias.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A atividade a ser desenvolvida envolve três casos a ser investigados pelos alunos. Cada caso gira em torno do que aconteceria com o corpo humano se algum órgão estiver em mau funcionamento (Caso 1 sobre o sistema digestório, Caso 2 sobre o sistema respiratório e Caso 3 sobre o sistema cardiovascular). Os alunos podem usar, como referência para a investigação, informações sobre a estrutura e o funcionamento destes sistemas de órgãos, como livros didáticos e atlas de anatomia. Divida a turma preferencialmente em grupos de quatro alunos, de modo que, no final, o número de grupos seja múltiplo de 3. É essencial que todos os grupos investiguem os três casos, revezando o material disponibilizado. Todo o material de apoio precisa estar impresso e organizado, sendo a quantidade de impressões do material de apoio dependente de quantos grupos de alunos serão formados. A quantidade de impressões apresentada a seguir é com base na formação de apenas três grupos de alunos: uma cópia de cada caso e três cópias de cada modelo de Ficha de investigação.

Para começar o primeiro ciclo de investigação, direcione um caso diferente para cada grupo. Após o primeiro ciclo de investigação, direcione os grupos para algum caso que ainda não investigaram e inicie o segundo ciclo de investigação. Por fim, no terceiro ciclo de investigação, direcione os grupos para os últimos casos que ainda não investigaram. Cada grupo precisa preencher as Fichas de investigação de cada caso, a medida que os analisam em cada ciclo da atividade. Cada ciclo de investigação deve ser realizado em um intervalo de tempo de 8 minutos. Os 6 minutos restantes são para a organização dos grupos e da atividade em si. Acompanhe com cautela a passagem de cada ciclo (é recomendável o uso de um cronômetro), orientando os alunos constantemente sobre o início e término de cada uma das etapas.

Materiais de apoio disponíveis no material complementar:

  • Casos 1, 2 e 3
  • Fichas de investigação dos Casos 1, 2 e 3=
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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia com os alunos os pontos que são questionados pelas Fichas de investigação e solicite que eles apresentem as respostas que desenvolveram após a análise dos casos. Faça um revezamento de respostas ao longo dos grupos formados para que todos possam participar e para evitar que muito tempo seja direcionado para uma mesma questão das Fichas de investigação. Retome a Questão disparadora e questione se eles conseguem relacionar a atividade desenvolvida na investigação dos casos com a forma em que um sistema pode interferir no funcionamento de outros. Caso esta compreensão não seja apresentada pelos alunos, guie as percepções detalhando de que maneiras os sistemas abordados na aula (digestório, respiratório e cardiovascular) se beneficiam mutuamente: os sistemas digestório e respiratório captam os nutrientes do meio ambiente para o interior do organismo e o sistema cardiovascular garante que esses nutrientes sejam direcionados para todas as células que formam os órgãos desses sistemas, ou seja, todos os três são essenciais para que esse ciclo de nutrição seja efetuado. Ou seja, é importante abordar a fisiologia desses sistemas e se certificar que os alunos a reconhecem. Por fim, certifique-se que os alunos compreenderam o conceito de interdependência e explique que os demais sistemas presentes no corpo humano também são interdependentes.

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