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Plano de aula - Misturas homogêneas e heterogêneas com ingredientes caseiros

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Misturas homogêneas e heterogêneas com ingredientes caseiros

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas, referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), no segundo (CIE6_01ME02) e no terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: Nesta aula serão utilizados dois tipos de materiais, sendo um deles para o preparo das misturas e outro para a construção da maquete. Para o preparo das misturas: água, sal, vinagre, farinha, açúcar, suco em pó, óleo, leite, achocolatado em pó, arroz, feijão, fubá, amido de milho, fermento em pó e recipiente de plástico pequeno (copinho plástico de café, por exemplo). Para a construção da maquete: caixa de papelão grande (para ser utilizada como base da maquete), cola, fita adesiva, etiqueta adesiva, canetinha, caixinhas vazias de papelão de produtos encontrados na cozinha (por exemplo, caixinha de leite, caixinha de alimentos congelados, caixinha de bombons, caixinha de suco, caixinha de biscoito e caixinha de fósforo). Não é necessário possuir todos os ingredientes mencionados, porém, quanto maior for o número de opções, mais diversificadas serão as misturas preparadas.Observação: Em uma aula anterior peça para os alunos trazerem os ingredientes e as caixinhas de embalagens de papelão e de produtos encontrados na cozinha, como caixinha de leite. A fim de contemplar mais materiais para a construção da maquete, leve alguns produtos ou embalagens também.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar misturas com ingredientes presentes na cozinha e distinguir misturas homogêneas de heterogêneas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o contexto sobre alimentos caseiros e industrializados. Comente sobre o preparado da maionese caseira na qual mistura-se ovos, sal, suco de limão e adiciona-se óleo na mistura enquanto os ingredientes são batidos no liquidificador. Pergunte aos alunos: você já observou o preparo da maionese caseira? Já preparou algum alimento em casa com o auxílio de um adulto? Além da maionese, que outros alimentos são embalados em potes plásticos?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder à questão nesse momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou o imprima, disponível no material complementar. Nessa parte da aula, os alunos deverão montar uma maquete de uma cozinha dividida em duas partes, sendo que em uma delas deve conter apenas misturas homogêneas e na outra apenas misturas heterogêneas. Além disso, os alunos deverão preparar misturas homogêneas e heterogêneas com ingredientes utilizados na cozinha. Organize os estudantes em grupos de quatro ou cinco alunos. Prepare duas mesas na sala com os materiais da aula, sendo uma com os ingredientes para o preparo das misturas e outra com os materiais para a construção da maquete. Faça uma plaquinha (no papel sulfite) escrito “ingredientes” coloque na mesa que estão os ingredientes. Na mesma mesa também devem estar recipientes plásticos (copinhos plástico de café outros recipientes plásticos pequenos) para o preparo das misturas. Faça outra plaquinha escrito “materiais para a construção da cozinha” ecoloque na mesa com os materiais para a construção da maquete. Explique aos alunos que os materiais presentes nas duas mesas serão de uso comum, sendo que materiais da mesa “ingredientes” são para preparação das misturas e que os materiais da mesa “materiais para a construção da cozinha” são para representar objetos da cozinha, por exemplo, a caixinha de leite com a etiqueta geladeira representa a geladeira. Relembre com os alunos as instruções para a construção da maquete: ela deve apresentar uma base de papelão e ser dividida em duas partes por caneta ou fita adesiva. De um lado da maquete deve conter apenas misturas homogêneas e, do outro lado, misturas heterogêneas. Devem ser preparadas, no mínimo, três misturas homogêneas e três misturas heterogêneas. Comente que, em cada lado da cozinha, deve ter apenas a representação de um objeto da cozinha que pode ser: geladeira, fogão ou mesa. Para fazer a representação dos objetos, devem ser utilizadas as caixinhas de papelão vazias (utilizar a caixinha inteira, não é necessário recortar) com a etiqueta do nome do objeto (caso não tiver etiqueta peça para os alunos colarem um papel com o nome do objeto na caixinha). Os objetos que serão representados devem ser escolhidos pelo grupo. O objeto representado do lado de misturas homogêneas pode ser o mesmo ou diferente do que está representado do lado com misturas heterogêneas. Dê exemplo aos alunos como: o lado com as misturas homogêneas, que pode estar representado por uma caixinha de papelão com etiqueta escrito geladeira e que contém um recipiente com suco. Outro exemplo pode ser o lado com as misturas heterogêneas representado por uma caixinha de bombom com etiqueta escrito fogão e com um recipiente contendo água e óleo representando uma panela para cozinhar feijão. Outro exemplo: os dois lados podem estar representados com uma mesa, uma contendo suco e outro com leite e achocolatado não dissolvido totalmente. Lembre-os que antes de preparar as misturas e escolher os objetos da cozinhas eles devem planejar e discutir em grupo o que irão preparar.

Materiais necessários para a aula: nessa aula serão utilizados dois tipos de materiais sendo um deles para o preparo das misturas e outro para a construção da maquete. Para o preparo das misturas: água, sal, vinagre, farinha, açúcar, pó de suco, óleo, leite, achocolatado em pó, arroz, feijão, fubá, amido de milho, fermento em pó e recipiente de plástico pequeno (copinho plástico de café, por exemplo). Para a construção da maquete: caixa de papelão grande para ser utilizada como base da maquete, cola, fita adesiva, etiqueta adesiva, canetinha, caixinhas vazia de papelão de produtos encontrados na cozinha (por exemplo, caixinha de leite, caixinha de alimentos congelados, caixinha de bombons, caixinha de suco, caixinha de biscoito e caixinha de fósforo). Não é necessário todos os ingredientes mencionados, porém, quanto mais opções estiverem disponíveis, mais diversificadas serão as misturas preparadas.Observação: Em uma aula anterior, peça para os alunos trazerem os ingredientes e caixinhas de embalagens de papelão de produtos encontrados na cozinha, como caixinha de leite. A fim de contemplar mais materiais para a construção da maquete, leve alguns produtos ou embalagens também.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: continuação do mão na massa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima. Primeiramente, peça aos alunos para circular pela sala e observar as maquetes produzidas. Esclareça que, no segundo momento, eles devem voltar ao grupo e escolher uma das misturas homogêneas e uma das misturas heterogêneas que foram produzidas para serem apresentadas, porém, eles devem dizer onde essa mistura é utilizada como alimento, por exemplo: água e óleo utilizados no cozimento do arroz. Determine a ordem de apresentação dos grupos e diga que eles devem mencionar como produziram a mistura homogênea e a heterogênea apresentada à sala e, desse modo, responder à questão disparadora: “Como preparar misturas homogêneas e heterogêneas utilizando ingredientes da cozinha?” As respostas serão diversas, de acordo com o que foi produzido. As misturas homogêneas podem ser: pó de suco com água, água com sal e açúcar (soro caseiro), vinagre com sal entre outros. As misturas heterogêneas: água e óleo utilizada para cozinhar alimentos, leite com achocolatado dissolvido parcialmente, leite e óleo. Retome as ideias apresentadas no contexto sobre produtos caseiros e industrializados, mencionando que eles produziram misturas caseiras e que eles reutilizaram embalagens de papelão dos alimentos industrializados.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas, referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), no segundo (CIE6_01ME02) e no terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: Nesta aula serão utilizados dois tipos de materiais, sendo um deles para o preparo das misturas e outro para a construção da maquete. Para o preparo das misturas: água, sal, vinagre, farinha, açúcar, suco em pó, óleo, leite, achocolatado em pó, arroz, feijão, fubá, amido de milho, fermento em pó e recipiente de plástico pequeno (copinho plástico de café, por exemplo). Para a construção da maquete: caixa de papelão grande (para ser utilizada como base da maquete), cola, fita adesiva, etiqueta adesiva, canetinha, caixinhas vazias de papelão de produtos encontrados na cozinha (por exemplo, caixinha de leite, caixinha de alimentos congelados, caixinha de bombons, caixinha de suco, caixinha de biscoito e caixinha de fósforo). Não é necessário possuir todos os ingredientes mencionados, porém, quanto maior for o número de opções, mais diversificadas serão as misturas preparadas.Observação: Em uma aula anterior peça para os alunos trazerem os ingredientes e as caixinhas de embalagens de papelão e de produtos encontrados na cozinha, como caixinha de leite. A fim de contemplar mais materiais para a construção da maquete, leve alguns produtos ou embalagens também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar misturas com ingredientes presentes na cozinha e distinguir misturas homogêneas de heterogêneas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o contexto sobre alimentos caseiros e industrializados. Comente sobre o preparado da maionese caseira na qual mistura-se ovos, sal, suco de limão e adiciona-se óleo na mistura enquanto os ingredientes são batidos no liquidificador. Pergunte aos alunos: você já observou o preparo da maionese caseira? Já preparou algum alimento em casa com o auxílio de um adulto? Além da maionese, que outros alimentos são embalados em potes plásticos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder à questão nesse momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou o imprima, disponível no material complementar. Nessa parte da aula, os alunos deverão montar uma maquete de uma cozinha dividida em duas partes, sendo que em uma delas deve conter apenas misturas homogêneas e na outra apenas misturas heterogêneas. Além disso, os alunos deverão preparar misturas homogêneas e heterogêneas com ingredientes utilizados na cozinha. Organize os estudantes em grupos de quatro ou cinco alunos. Prepare duas mesas na sala com os materiais da aula, sendo uma com os ingredientes para o preparo das misturas e outra com os materiais para a construção da maquete. Faça uma plaquinha (no papel sulfite) escrito “ingredientes” coloque na mesa que estão os ingredientes. Na mesma mesa também devem estar recipientes plásticos (copinhos plástico de café outros recipientes plásticos pequenos) para o preparo das misturas. Faça outra plaquinha escrito “materiais para a construção da cozinha” ecoloque na mesa com os materiais para a construção da maquete. Explique aos alunos que os materiais presentes nas duas mesas serão de uso comum, sendo que materiais da mesa “ingredientes” são para preparação das misturas e que os materiais da mesa “materiais para a construção da cozinha” são para representar objetos da cozinha, por exemplo, a caixinha de leite com a etiqueta geladeira representa a geladeira. Relembre com os alunos as instruções para a construção da maquete: ela deve apresentar uma base de papelão e ser dividida em duas partes por caneta ou fita adesiva. De um lado da maquete deve conter apenas misturas homogêneas e, do outro lado, misturas heterogêneas. Devem ser preparadas, no mínimo, três misturas homogêneas e três misturas heterogêneas. Comente que, em cada lado da cozinha, deve ter apenas a representação de um objeto da cozinha que pode ser: geladeira, fogão ou mesa. Para fazer a representação dos objetos, devem ser utilizadas as caixinhas de papelão vazias (utilizar a caixinha inteira, não é necessário recortar) com a etiqueta do nome do objeto (caso não tiver etiqueta peça para os alunos colarem um papel com o nome do objeto na caixinha). Os objetos que serão representados devem ser escolhidos pelo grupo. O objeto representado do lado de misturas homogêneas pode ser o mesmo ou diferente do que está representado do lado com misturas heterogêneas. Dê exemplo aos alunos como: o lado com as misturas homogêneas, que pode estar representado por uma caixinha de papelão com etiqueta escrito geladeira e que contém um recipiente com suco. Outro exemplo pode ser o lado com as misturas heterogêneas representado por uma caixinha de bombom com etiqueta escrito fogão e com um recipiente contendo água e óleo representando uma panela para cozinhar feijão. Outro exemplo: os dois lados podem estar representados com uma mesa, uma contendo suco e outro com leite e achocolatado não dissolvido totalmente. Lembre-os que antes de preparar as misturas e escolher os objetos da cozinhas eles devem planejar e discutir em grupo o que irão preparar.

Materiais necessários para a aula: nessa aula serão utilizados dois tipos de materiais sendo um deles para o preparo das misturas e outro para a construção da maquete. Para o preparo das misturas: água, sal, vinagre, farinha, açúcar, pó de suco, óleo, leite, achocolatado em pó, arroz, feijão, fubá, amido de milho, fermento em pó e recipiente de plástico pequeno (copinho plástico de café, por exemplo). Para a construção da maquete: caixa de papelão grande para ser utilizada como base da maquete, cola, fita adesiva, etiqueta adesiva, canetinha, caixinhas vazia de papelão de produtos encontrados na cozinha (por exemplo, caixinha de leite, caixinha de alimentos congelados, caixinha de bombons, caixinha de suco, caixinha de biscoito e caixinha de fósforo). Não é necessário todos os ingredientes mencionados, porém, quanto mais opções estiverem disponíveis, mais diversificadas serão as misturas preparadas.Observação: Em uma aula anterior, peça para os alunos trazerem os ingredientes e caixinhas de embalagens de papelão de produtos encontrados na cozinha, como caixinha de leite. A fim de contemplar mais materiais para a construção da maquete, leve alguns produtos ou embalagens também.

Slide Plano Aula

Orientações: continuação do mão na massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima. Primeiramente, peça aos alunos para circular pela sala e observar as maquetes produzidas. Esclareça que, no segundo momento, eles devem voltar ao grupo e escolher uma das misturas homogêneas e uma das misturas heterogêneas que foram produzidas para serem apresentadas, porém, eles devem dizer onde essa mistura é utilizada como alimento, por exemplo: água e óleo utilizados no cozimento do arroz. Determine a ordem de apresentação dos grupos e diga que eles devem mencionar como produziram a mistura homogênea e a heterogênea apresentada à sala e, desse modo, responder à questão disparadora: “Como preparar misturas homogêneas e heterogêneas utilizando ingredientes da cozinha?” As respostas serão diversas, de acordo com o que foi produzido. As misturas homogêneas podem ser: pó de suco com água, água com sal e açúcar (soro caseiro), vinagre com sal entre outros. As misturas heterogêneas: água e óleo utilizada para cozinhar alimentos, leite com achocolatado dissolvido parcialmente, leite e óleo. Retome as ideias apresentadas no contexto sobre produtos caseiros e industrializados, mencionando que eles produziram misturas caseiras e que eles reutilizaram embalagens de papelão dos alimentos industrializados.

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