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Plano de aula - Mistura do tipo coloides

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Mistura do tipo coloides

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referentes a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49. Outra sugestão de material didático sobre o conteúdo de coloide é o objeto virtual de aprendizagem disponível em: <https://bit.ly/2mMXFdE>.

Materiais necessários para a aula: fichas para o Caça-Produtos; tabela sobre coloides; respostas das fichas do Caça-Produtos e produtos domésticos ou embalagens como: gel de cabelo, maionese embalada, vinagre, desodorante spray, espuma de sabão (prepare uma mistura com água e sabão), embalagem de gelatina, creme corporal, loção hidratante, shampoo, creme de cabelo, água sanitária, suco, água mineral, água de coco ou chá, leite, esponja para limpeza, pasta de dente, pote de margarina, isopor (pedaço ou caixa), detergente, amaciante, geleia de frutas, pote de sorvete, inseticida aerossol, creme de leite e sabonete. Caso não tenha todos os produtos a atividade pode ser realizada sem problemas. Fique atento, pois a(s) ficha(s) - link acima - correspondente(s) ao(s) produto(s) em falta não deve(m) ser utilizada(s). Observação: antes de iniciar a aula, escolha um local do pátio para simular os cômodos de uma casa: cozinha, banheiro e lavanderia; risque o chão com um giz, desenhe as margens dos cômodos da casa; indique com placas o nome de cada cômodo; distribua os produtos nos cômodos da casa, conforme o local onde esses produtos são guardados em nossa casa.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar misturas do cotidiano que observadas a olho nu parecem ser homogêneas mas quando observadas com instrumentos ópticos são heterogêneas. Caso eles perguntem o que é coloide responda que será definido no decorrer da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o Contexto. Comente que o leite apresenta gordura, o que é possível perceber após fervê-lo (formação da nata). Pergunte aos alunos:
O leite antes de ferver, visualmente, é homogêneo ou heterogêneo? E depois que o leite ferveu, visualmente é uma mistura homogênea ou heterogênea? Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão neste momento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Imprima as orientações sobre a atividade, disponível no material complementar. Imprima, também, o material com as fichas. As respostas das fichas estão disponíveis no material complementar. Nesta aula os alunos, em equipe, irão participar do
Caça-Produtos, no qual deverão procurar produtos com as características contidas nas fichas. Não se esqueça que antes do início da aula os produtos devem ser distribuídos nos cômodos da casa representada no pátio da escola (leia a observação dos materiais necessários para a aula). No início da aula, direcione os alunos ao local onde estão os cômodos da casa. Organize os alunos em equipes de sete ou oito membros. Faça um sorteio para determinar a ordem das equipes durante a atividade. Deixe as fichas (link acima) viradas para baixo em uma mesa ou carteira. Explique que cada equipe deverá pegar uma ficha e ler as características da mistura descrita na ficha. Após a leitura, a equipe entra na casa e “caça o produto” conforme as características descritas. A equipe fica com a ficha e o produto em mãos até o final da atividade. Após a primeira equipe “caçar o produto” é a vez da segunda equipe e, assim, sucessivamente. No final, cada equipe deve ter quatro fichas e quatro produtos.

Observações: A quantidade de impressão do material que contém as fichas deve ser de acordo com o número de alunos e de produtos disponíveis. Então, antes de iniciar a atividade, verifique se os materiais disponíveis têm a ficha correspondente, caso não tenha o produto correspondente não utilize a ficha. E se, por acaso, também não tiver a ficha que corresponde ao produto não utilize o material. Alguns produtos podem ser repetidos, assim insira mais fichas correspondentes ao produto. Algumas fichas como a 7 e 9 apresentam características que correspondem a mais de um produto, caso perceber que
todos os produtos que correspondem a essas fichas estão disponíveis insira mais destas fichas.

Materiais necessários para a aula: fichas para o Caça-Produtos; tabela sobre coloides; respostas das fichas do Caça-Produtos e produtos doméstico ou embalagens como: gel de cabelo, maionese embalada, vinagre, desodorante spray, espuma de sabão (prepare uma mistura com água e sabão), embalagem de gelatina, creme corporal, loção hidratante, shampoo, creme de cabelo, água sanitária, suco, água mineral, água de coco ou chá, leite, esponja para limpeza, pasta de dente, pote de margarina, isopor (pedaço ou caixa), detergente, amaciante, geleia de frutas, pote de sorvete, inseticida aerossol, creme de leite e sabonete. Caso não tenha todos os produtos a atividade pode ser realizada sem problemas. Fique atento, pois a(s) ficha(s) - link acima - correspondente(s) ao(s) produto(s) em falta não deve(m) ser utilizada(s). Observação: antes de iniciar a aula, escolha um local do pátio para simular os cômodos de uma casa: cozinha, banheiro e lavanderia; risque o chão com um giz, desenhe as margens dos cômodos da casa; indique com placas o nome de cada cômodo; distribua os produtos nos cômodos da casa, conforme o local onde esses produtos são guardados em nossa casa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do Mão na massa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Os alunos retornam à sala de aula e continuam organizados em grupos. Apresente o conceito de coloides e os tipos de coloide. Não é necessário dar exemplos, pois os alunos irão identificar e dar exemplos de coloides na próxima parte da atividade (slide 8). É provável que os alunos estranhem o coloide Sol, mas diga a eles que no final da aula isso ficará claro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Imprima a tabela sobre coloides. Distribua uma tabela por grupo. Leia as instruções com os alunos. Oriente que cada ficha deve estar próxima do produto correspondente. Os alunos, primeiramente, devem escrever o nome do produto na ficha e identificar se o produtos é colóide escrevendo a resposta na ficha. Na sequência, eles devem escrever na ficha a classificação dos coloides de acordo com a classificação apresentada na tabela que receberam. Após as equipes terminarem, peça para que um membro de cada equipe mostre um produto que seja coloide e dê exemplo de outro coloide com a mesma classificação, discuta com os alunos se o exemplo mencionado está correto ou não. Se houver erros, explique a forma correta e o porquê. Após as apresentações retome a Questão disparadora: O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea?, peça para que levante a mão o aluno que quiser falar. É esperado que eles respondam que o leite não é uma mistura homogênea e sim heterogênea, além disso, o leite é um colóide do tipo emulsão. Mencione que o leite não é uma mistura homogênea, pois quando ele ferveu e formou a nata (conforme a situação apresentada no contexto) observou-se que é uma mistura heterogênea.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referentes a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49. Outra sugestão de material didático sobre o conteúdo de coloide é o objeto virtual de aprendizagem disponível em: <https://bit.ly/2mMXFdE>.

Materiais necessários para a aula: fichas para o Caça-Produtos; tabela sobre coloides; respostas das fichas do Caça-Produtos e produtos domésticos ou embalagens como: gel de cabelo, maionese embalada, vinagre, desodorante spray, espuma de sabão (prepare uma mistura com água e sabão), embalagem de gelatina, creme corporal, loção hidratante, shampoo, creme de cabelo, água sanitária, suco, água mineral, água de coco ou chá, leite, esponja para limpeza, pasta de dente, pote de margarina, isopor (pedaço ou caixa), detergente, amaciante, geleia de frutas, pote de sorvete, inseticida aerossol, creme de leite e sabonete. Caso não tenha todos os produtos a atividade pode ser realizada sem problemas. Fique atento, pois a(s) ficha(s) - link acima - correspondente(s) ao(s) produto(s) em falta não deve(m) ser utilizada(s). Observação: antes de iniciar a aula, escolha um local do pátio para simular os cômodos de uma casa: cozinha, banheiro e lavanderia; risque o chão com um giz, desenhe as margens dos cômodos da casa; indique com placas o nome de cada cômodo; distribua os produtos nos cômodos da casa, conforme o local onde esses produtos são guardados em nossa casa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar misturas do cotidiano que observadas a olho nu parecem ser homogêneas mas quando observadas com instrumentos ópticos são heterogêneas. Caso eles perguntem o que é coloide responda que será definido no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o Contexto. Comente que o leite apresenta gordura, o que é possível perceber após fervê-lo (formação da nata). Pergunte aos alunos:
O leite antes de ferver, visualmente, é homogêneo ou heterogêneo? E depois que o leite ferveu, visualmente é uma mistura homogênea ou heterogênea? Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Imprima as orientações sobre a atividade, disponível no material complementar. Imprima, também, o material com as fichas. As respostas das fichas estão disponíveis no material complementar. Nesta aula os alunos, em equipe, irão participar do
Caça-Produtos, no qual deverão procurar produtos com as características contidas nas fichas. Não se esqueça que antes do início da aula os produtos devem ser distribuídos nos cômodos da casa representada no pátio da escola (leia a observação dos materiais necessários para a aula). No início da aula, direcione os alunos ao local onde estão os cômodos da casa. Organize os alunos em equipes de sete ou oito membros. Faça um sorteio para determinar a ordem das equipes durante a atividade. Deixe as fichas (link acima) viradas para baixo em uma mesa ou carteira. Explique que cada equipe deverá pegar uma ficha e ler as características da mistura descrita na ficha. Após a leitura, a equipe entra na casa e “caça o produto” conforme as características descritas. A equipe fica com a ficha e o produto em mãos até o final da atividade. Após a primeira equipe “caçar o produto” é a vez da segunda equipe e, assim, sucessivamente. No final, cada equipe deve ter quatro fichas e quatro produtos.

Observações: A quantidade de impressão do material que contém as fichas deve ser de acordo com o número de alunos e de produtos disponíveis. Então, antes de iniciar a atividade, verifique se os materiais disponíveis têm a ficha correspondente, caso não tenha o produto correspondente não utilize a ficha. E se, por acaso, também não tiver a ficha que corresponde ao produto não utilize o material. Alguns produtos podem ser repetidos, assim insira mais fichas correspondentes ao produto. Algumas fichas como a 7 e 9 apresentam características que correspondem a mais de um produto, caso perceber que
todos os produtos que correspondem a essas fichas estão disponíveis insira mais destas fichas.

Materiais necessários para a aula: fichas para o Caça-Produtos; tabela sobre coloides; respostas das fichas do Caça-Produtos e produtos doméstico ou embalagens como: gel de cabelo, maionese embalada, vinagre, desodorante spray, espuma de sabão (prepare uma mistura com água e sabão), embalagem de gelatina, creme corporal, loção hidratante, shampoo, creme de cabelo, água sanitária, suco, água mineral, água de coco ou chá, leite, esponja para limpeza, pasta de dente, pote de margarina, isopor (pedaço ou caixa), detergente, amaciante, geleia de frutas, pote de sorvete, inseticida aerossol, creme de leite e sabonete. Caso não tenha todos os produtos a atividade pode ser realizada sem problemas. Fique atento, pois a(s) ficha(s) - link acima - correspondente(s) ao(s) produto(s) em falta não deve(m) ser utilizada(s). Observação: antes de iniciar a aula, escolha um local do pátio para simular os cômodos de uma casa: cozinha, banheiro e lavanderia; risque o chão com um giz, desenhe as margens dos cômodos da casa; indique com placas o nome de cada cômodo; distribua os produtos nos cômodos da casa, conforme o local onde esses produtos são guardados em nossa casa.

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Orientações: Continuação do Mão na massa.

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Os alunos retornam à sala de aula e continuam organizados em grupos. Apresente o conceito de coloides e os tipos de coloide. Não é necessário dar exemplos, pois os alunos irão identificar e dar exemplos de coloides na próxima parte da atividade (slide 8). É provável que os alunos estranhem o coloide Sol, mas diga a eles que no final da aula isso ficará claro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Imprima a tabela sobre coloides. Distribua uma tabela por grupo. Leia as instruções com os alunos. Oriente que cada ficha deve estar próxima do produto correspondente. Os alunos, primeiramente, devem escrever o nome do produto na ficha e identificar se o produtos é colóide escrevendo a resposta na ficha. Na sequência, eles devem escrever na ficha a classificação dos coloides de acordo com a classificação apresentada na tabela que receberam. Após as equipes terminarem, peça para que um membro de cada equipe mostre um produto que seja coloide e dê exemplo de outro coloide com a mesma classificação, discuta com os alunos se o exemplo mencionado está correto ou não. Se houver erros, explique a forma correta e o porquê. Após as apresentações retome a Questão disparadora: O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea?, peça para que levante a mão o aluno que quiser falar. É esperado que eles respondam que o leite não é uma mistura homogênea e sim heterogênea, além disso, o leite é um colóide do tipo emulsão. Mencione que o leite não é uma mistura homogênea, pois quando ele ferveu e formou a nata (conforme a situação apresentada no contexto) observou-se que é uma mistura heterogênea.

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