12813
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Distúrbios alimentares: conhecendo o que são

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Distúrbios alimentares: conhecendo o que são

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

CIE5_07VE09

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Grupo para compartilhamento de mensagens (Tutorial disponível aqui).
- Google Docs (Tutorial disponível aqui).
- Formulários Google (Tutorial disponível aqui).

Optativas:
- Videoconferência no Zoom , de preferência (Tutorial disponível aqui).
- Site de criação de fórum (disponível aqui).

Contexto e questão disparadora
Questione os alunos se eles já ouviram falar sobre distúrbios alimentares. Explore uma discussão bem abrangente sobre o assunto, permitindo que se sintam à vontade para conversar sobre as dúvidas, conhecimentos prévios sobre o assunto, relatos de conhecidos que sofreram com distúrbios alimentares, etc. É interessante realizar essa proposta em uma videoconferência. O Zoom traz uma ferramenta de “levantar a mão” (disponível aqui), que pode colaborar para o professor media a discussão com mais tranquilidade. Caso a proposta síncrona seja inviável, pode-se optar por realizá-la em um fórum.

Mão na massa
Divida os alunos em grupos de quatro alunos e peça que pesquisem sobre distúrbios alimentares em livros, jornais, revistas e sites confiáveis. Em seguida, em um documento compartilhado do Google Drive, eles devem produzir um texto autoral informando sobre as principais informações obtidas através da pesquisa. Após todos terminarem os textos, solicite que encaminhem-nos para todos os alunos da turma e para você.

Sistematização
Solicite que os alunos preencham um Formulário do Google, no qual devem dissertar sobre os seguintes tópicos:
- O que aprendi durante a pesquisa?
- O que aprendi com a pesquisa dos meus colegas?
- Como essas novas aprendizagens podem ajudar alguém que está passando por um distúrbio alimentar?

Convite às famílias
Os familiares podem estabelecer um diálogo sobre casos de distúrbios alimentares que conhecem ou que viram em notícias ou reportagens. Baseados nisso, podem elaborar um plano de ação sobre uma forma eficaz de colaborar com pessoas que sofrem com tais distúrbios na comunidade onde moram ou nas proximidades.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_07V&E09

(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas