Sugestão de adaptação para ensino remoto
CIE5_07VE09
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Grupo para compartilhamento de mensagens (Tutorial disponível aqui).
- Google Docs (Tutorial disponível aqui).
- Formulários Google (Tutorial disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência no Zoom , de preferência (Tutorial disponível aqui).
- Site de criação de fórum (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Questione os alunos se eles já ouviram falar sobre distúrbios alimentares. Explore uma discussão bem abrangente sobre o assunto, permitindo que se sintam à vontade para conversar sobre as dúvidas, conhecimentos prévios sobre o assunto, relatos de conhecidos que sofreram com distúrbios alimentares, etc. É interessante realizar essa proposta em uma videoconferência. O Zoom traz uma ferramenta de “levantar a mão” (disponível aqui), que pode colaborar para o professor media a discussão com mais tranquilidade. Caso a proposta síncrona seja inviável, pode-se optar por realizá-la em um fórum.
Mão na massa
Divida os alunos em grupos de quatro alunos e peça que pesquisem sobre distúrbios alimentares em livros, jornais, revistas e sites confiáveis. Em seguida, em um documento compartilhado do Google Drive, eles devem produzir um texto autoral informando sobre as principais informações obtidas através da pesquisa. Após todos terminarem os textos, solicite que encaminhem-nos para todos os alunos da turma e para você.
Sistematização
Solicite que os alunos preencham um Formulário do Google, no qual devem dissertar sobre os seguintes tópicos:
- O que aprendi durante a pesquisa?
- O que aprendi com a pesquisa dos meus colegas?
- Como essas novas aprendizagens podem ajudar alguém que está passando por um distúrbio alimentar?
Convite às famílias
Os familiares podem estabelecer um diálogo sobre casos de distúrbios alimentares que conhecem ou que viram em notícias ou reportagens. Baseados nisso, podem elaborar um plano de ação sobre uma forma eficaz de colaborar com pessoas que sofrem com tais distúrbios na comunidade onde moram ou nas proximidades.
Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes
Código: CIE5_07V&E09
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
AULA 02
AULA 08
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes