Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_14GEO01)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora e tesoura.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, inicie esse contato questionando se seus alunos e alunas lembram o que é um triângulo retângulo e se sabem o que é uma projeção ortogonal.
- Conte que um triângulo, assim como toda figura plana, que possui um ângulo reto é chamado de retângulo como um sobrenome. Dê exemplos de trapézio retângulo hexágono retângulo.
- Conte que projeção é como uma sombra da visão em linha reta de um objeto sobre o outro.
Atividade principal
Convide seus alunos e alunas para uma nova dobradura, separando duas folhas retangulares quaisquer. Então sigam os passos:
- Para essa atividade devem traçar com régua a diagonal maior numa das folhas retangulares e depois recortar com a própria régua ou uma tesoura, pois só precisaremos de um desses triângulos recortados.
- Dobre a outra folha ao meio formando outro retângulo menor e recorte-o obtendo 2 retângulos. Num deles repita a ação de fazer a diagonal e recortar para obter dois outros triângulos.
- O outro retângulo menor (metade da folha inteira) deve ser dobrado ao meio novamente para obter outros dois retângulos e repetir as ações de fazer a diagonal e recortar obtendo dois outros triângulos.
Agora devem estar com dois triângulos retângulos de cada tamanho. Mas só vamos precisar de 1 de cada tamanho.
Continue acompanhando os passos seguintes:
- Em cada triângulo deve ser feita uma dobra, conforme a imagem abaixo, pelo ângulo de 90º, construindo a altura do triângulo em relação ao maior lado e ainda marcando dois segmentos que chamamos de projeções dos catetos na hipotenusa:
Determine que anotem numa tabela todos os valores medidos das alturas e das projeções.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, questione se conseguem perceber algum padrão nessas medidas das alturas e projeções.
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização destacando que a relação presente é que o quadrado da altura é a multiplicação das projeções:
h²=m.n
Sendo m e n as medidas das projeções dos catetos.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e dobraduras.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_14GEO01
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
AULA 04
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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