12808
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Que horas são?

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Que horas são?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet. 

Contexto e questão disparadora

Marque uma videochamada com sua turma e contextualize a aula. Caso tenha aplicado as outras aulas dessa sequência, você pode retomar alguns conceitos já trabalhados.

Apresente as imagens do slide 3 para as crianças e provoque-as com as questões sugeridas.

Na sequência, insira a “questão disparadora”, de modo que se sintam instigadas e curiosas.

Mão na massa

Grave um vídeo com toda a explicação da atividade “mão na massa” e oriente os alunos a se dividirem em grupos de até 4 integrantes. Disponibilize os materiais e peça para adaptarem aquilo que não conseguirem. Sugira outros materiais para isso. Essa parte da atividade será apenas a primeira, os alunos não farão a atividade com a lanterna.

Faça uma videochamada, por Hangouts ou Zoom, com seu grupo e estimule-o nas respostas das questões. Deixe as perguntas disponíveis no modo compartilhado e dê tempo para que os alunos discutam. Sugira que utilizem o Whatsapp para debaterem.

Retome a chamada para a 2ª parte do experimento. Explique que você fará uma simulação para que verifiquem como podem resolver a questão disparadora. Deixe um vídeo previamente gravado e vá reproduzindo a atividade, para que as crianças percebam a mudança da sombra e o movimento aparente do Sol.

Faça os questionamentos sugeridos, para que os alunos construam hipóteses.

Sistematização

Ainda na videochamada, chame os alunos para formalizarem as aprendizagens.
Finalize a aula com as orientações sugeridas no slide 6. Formalize a construção dos conceitos, fazendo as relações entre as montagens iniciais dos alunos e a demonstração do mão na massa.

Disponibilize um documento colaborativo, com nomes determinados dos grupos, e peça aos alunos que registrem os conceitos descobertos com a turma, para que todos tenham acesso.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliar as crianças na organização das imagens e no contato com os grupos de Whatsapp para discussão.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_07T&U08

(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas