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Plano de aula - Que horas são?

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Que horas são?

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Imagens da atividade, um quadrado de papelão de aproximadamente 20 cm, um palito de churrasco, uma lanterna.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos o Título da aula. Pergunte que maneiras eles conhecem ou utilizam para responder esta pergunta: Que horas são?. É provável que eles respondam imediatamente o relógio. Pergunte se existe mais alguma maneira, se conseguem pensar em outro jeito de responder a esta pergunta.
O momento é de motivar os alunos para o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a situação proposta. Sugira que eles comentem a pista, levantando hipóteses. Pergunte: Que elementos da imagem podem ajudar a decifar o código?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a Questão disparadora. Deixem que eles exponham suas ideias e hipóteses sobre a pergunta.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro crianças. Entregue a eles os cartões com as imagens (três para cada grupo). Solicite que eles observem atentamente as imagens e discutam que horário eles acreditam estar representado naquele desenho. É importante informar aos alunos que faremos uma ideia aproximada do horário e não exata. Pergunte: Que elementos constituem esta imagem?, Como é possível obter uma sombra?, Que elemento é responsável pela sombra?. É importante que os alunos percebam a importância do Sol e sua posição aparente para a definição do horário. Após a discussão das questões e a discussão dos grupos relativas ao provável horário, proponha que eles representem o movimento aparente do Sol, fazendo as sombras em uma vara. Entregue o material e os oriente a montar a representação: espetar o palito no papelão (que terá colado nele a rosa dos ventos), identificar o nascente e o poente e, com a lanterna representar o movimento aparente do Sol. Oriente-os a fazer isso e observar os cartões, tentando identificar na representação as sombras dos cartões e, percebendo a localização do Sol, identifiquem o período do dia e, consequentemente, o horário aproximado. Circule entre entre os grupos e discuta com eles a posição da lanterna, identificando na rosa dos ventos o nascente e o poente. Pergunte: Se o Sol está mais perto do nascente, que período do dia representa?, Se o Sol está na metade de seu trajeto em direção ao poente, em que período estamos?, entre outras, a fim de fazê-los refletir sobre este movimento aparente, a projeção da sombra na vara e o provável horário do dia. Para saber mais, acesse: http://www.cdcc.usp.br/cda/sessao-astronomia/2013/Astronomia-gnomons-05012013.docx.

Materiais necessários: Imagens da atividade, papelão de aproximadamente 20 cm com a rosa dos ventos colada, palito de churrasco e lanterna.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Mostre uma imagem e solicite que comentem o horário aproximado que definiram para aquela imagem e o porquê. Aproveite as justificativas e peça que os alunos a demonstrem com a lanterna e a vara. Solicite que os demais grupos contribuam com a discussão. Passe para a imagem seguinte, com o mesmo procedimento. Monte um painel no quadro ou em um papel grande com a imagem, o horário aproximado definido e as justificativas dos alunos. No painel é possível incluir também, por meio de desenho, a posição do Sol.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Imagens da atividade, um quadrado de papelão de aproximadamente 20 cm, um palito de churrasco, uma lanterna.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos o Título da aula. Pergunte que maneiras eles conhecem ou utilizam para responder esta pergunta: Que horas são?. É provável que eles respondam imediatamente o relógio. Pergunte se existe mais alguma maneira, se conseguem pensar em outro jeito de responder a esta pergunta.
O momento é de motivar os alunos para o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a situação proposta. Sugira que eles comentem a pista, levantando hipóteses. Pergunte: Que elementos da imagem podem ajudar a decifar o código?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a Questão disparadora. Deixem que eles exponham suas ideias e hipóteses sobre a pergunta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro crianças. Entregue a eles os cartões com as imagens (três para cada grupo). Solicite que eles observem atentamente as imagens e discutam que horário eles acreditam estar representado naquele desenho. É importante informar aos alunos que faremos uma ideia aproximada do horário e não exata. Pergunte: Que elementos constituem esta imagem?, Como é possível obter uma sombra?, Que elemento é responsável pela sombra?. É importante que os alunos percebam a importância do Sol e sua posição aparente para a definição do horário. Após a discussão das questões e a discussão dos grupos relativas ao provável horário, proponha que eles representem o movimento aparente do Sol, fazendo as sombras em uma vara. Entregue o material e os oriente a montar a representação: espetar o palito no papelão (que terá colado nele a rosa dos ventos), identificar o nascente e o poente e, com a lanterna representar o movimento aparente do Sol. Oriente-os a fazer isso e observar os cartões, tentando identificar na representação as sombras dos cartões e, percebendo a localização do Sol, identifiquem o período do dia e, consequentemente, o horário aproximado. Circule entre entre os grupos e discuta com eles a posição da lanterna, identificando na rosa dos ventos o nascente e o poente. Pergunte: Se o Sol está mais perto do nascente, que período do dia representa?, Se o Sol está na metade de seu trajeto em direção ao poente, em que período estamos?, entre outras, a fim de fazê-los refletir sobre este movimento aparente, a projeção da sombra na vara e o provável horário do dia. Para saber mais, acesse: http://www.cdcc.usp.br/cda/sessao-astronomia/2013/Astronomia-gnomons-05012013.docx.

Materiais necessários: Imagens da atividade, papelão de aproximadamente 20 cm com a rosa dos ventos colada, palito de churrasco e lanterna.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Mostre uma imagem e solicite que comentem o horário aproximado que definiram para aquela imagem e o porquê. Aproveite as justificativas e peça que os alunos a demonstrem com a lanterna e a vara. Solicite que os demais grupos contribuam com a discussão. Passe para a imagem seguinte, com o mesmo procedimento. Monte um painel no quadro ou em um papel grande com a imagem, o horário aproximado definido e as justificativas dos alunos. No painel é possível incluir também, por meio de desenho, a posição do Sol.

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