12807
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O sol e a sombra

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre O sol e a sombra

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Optativas:
- Vídeos partilhados: Flipgrid.

Contexto e questão disparadora

Grave um pequeno vídeo para introduzir esta aula para a turma. Convide os alunos a ouvirem a música (disponível aqui).

Proponha, no Google formulários, uma questão para que os alunos respondam a proposta do “contexto”.

Você pode inserir alternativas, como: peso, chão, movimento etc.

Na sequência, insira a “questão disparadora”, de modo que se sintam instigados e curiosos.

Mão na massa

Grave um vídeo com toda a explicação da atividade “mão na massa” e faça pequenas pausas, para quando for apresentar às crianças seja possível conversar sobre as descobertas.

Faça uma videochamada com seu grupo e retome os conceitos de rotação e translação.

Explique que você fará uma simulação, para que verifiquem como podem resolver a questão disparadora.

Apresente o vídeo, conforme orientação do slide 5, e vá pausando à medida que faz os questionamentos aos alunos, para que construam os conceitos.

Explique aos alunos que eles podem fazer o mesmo experimento, mas que não é obrigatório, já que, talvez, alguns deles não tenham todos os materiais.

Finalize o mão na massa com as questões sugeridas na aula. Convide os alunos a fazerem o experimento e mostrarem-no numa outra aula. Peça que se organizem em trios para tentarem simular os movimentos da Terra e discutirem a questão disparadora.

Sistematização

Marque outra videochamada e chame os alunos para demonstrar os experimentos aos demais. Você pode usar o Flipgrid para isso, para que cada grupo poste o vídeo.

Finalize a aula com as orientações sugeridas no slide 6. Formalize a construção dos conceitos, fazendo as relações entre as montagens dos alunos e a demonstração do mão na massa.

Registre os conceitos descobertos em tela compartilhada com os grupos, para que todos tenham acesso.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliá-las na montagem dos movimentos da Terra.

 

Sugestão Enviada Por: Aline Soares


Código: CIE4_07T&U07

(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas