12804
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A queima de combustíveis fósseis

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre A queima de combustíveis fósseis

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Projete os textos dos slides de contextualização e dê ênfase às questões presentes em “orientações”. Utilize bem o tempo inicial da aula para ouvir o que as crianças pensam. Leia a “pergunta disparadora” e deixe a turma discutir as ideias antes de avançar para a próxima etapa.

Mão na massa
Organize a turma em grupos e salas virtuais diferentes. Cada grupo receberá as manchetes de reportagens que deverão ser lidas e respondidas. Adapte as manchetes em forma de documento colaborativo, do tipo Apresentações, para que os alunos trabalhem em conjunto. Após a leitura das manchetes, os alunos devem escolher uma delas e formar novos grupos com colegas que escolherem a mesma manchete. Viabilize essa troca e incentive a partilha de ideias entre os novos grupamentos. Para elaboração do slogan, oriente os alunos a usarem o próprio documento colaborativo da atividade para criação do trabalho.

Sistematização
Convide as crianças a partilharem os slogans e descobertas, seguindo as orientações do slide 8. Retome a questão disparadora da aula, para confirmar os aprendizados dos alunos. Finalize a sistematização.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_04V&E09

(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas